A intensão da operação é atrair novas rotas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.
Montagem iG Turismo/Pexels
A intensão da operação é atrair novas rotas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.

Depois de dois anos, a volta dos voos diretos entre as cidades do Rio de Janeiro e Nova York chega como um elixir para ajudar a recuperar o setor turístico brasileiro, já que a capital carioca é o principal portão de entrada de estrangeiros no Brasil.

Além de mais confortável, rápido e econômico, também reduz o impacto ambiental, que é alto na aviação. Esforços estão sendo feitos para estabelecer novas rotas saindo do Internacional Tom Jobim.

A rota para Nova York já foi restabelecida neste fim de semana e vai manter três viagens semanais, pelo menos até março. O trajeto é operado por um boeing 777-200 com 3 cabines.

Para o secretário de Turismo do Rio, Sávio Neves, trata-se de uma grande vitória.

“Esse retorno é fundamental no Plano de Fortalecimento do Turismo do Rio de Janeiro. Os EUA são os principais emissores de turistas pro mundo e este voo é estratégico para nós. O Governo do Estado vem conversando há muito tempo com a American Airlines, junto com as entidades do setor", afirma.

Também teve forte atuação nesse processo de negociação, o Convention e Visitors Bureau que integrou a força tarefa para refazer os laços entre os aeroportos do Galeão e John F. Kennedy (Nova York).

"O reaquecimento do setor aéreo tem um peso determinante para o turismo, porque a retomada ou criação de novos trechos implica diretamente no momento de escolha do destino pelo viajante. A isenção do visto concedida em 2019 aos americanos, somado a um voo direto para nossa cidade, é a combinação perfeita para atraí-los", afirma a diretora-executiva do Rio CVB, Roberta Werner.

EUA estratégico

O mercado dos Estados Unidos fica ainda mais estratégicos após a isenção do visto concedido a moradores daquele país em 2019. Neste mesmo ano, o mercado norte-americano se configurava como o segundo maior emissor, ficando atrás apenas da  Argentina.

Dos 590 mil turistas procedentes dos EUA no ano anterior à pandemia, cerca de 120 mil desembarcaram no Rio de Janeiro. Já em 2021, ainda com restrições pela Covid-19, os EUA assumiram a ponta do ranking com a entrada de 132 mil viajantes no Brasil.

Fortalecimento do Galeão

Esforços estão sendo feitos para que o Aeroporto Internacional Tom Jobim também retome a sua importância atraindo cada vez mais rotas diretas partindo do Rio de Janeiro: "Além de trazer turistas e seus dólares, fortalece a vocação de hub internacional do Galeão”, ressalta Sávio Neves.

A administração do aeroporto também tem investido em eventos e campanhas de promoção para intensificar a conexão entre os mercados e dar sustentabilidade à malha aérea da capital fluminense.

"Seguiremos atuando a fim de aumentar a demanda turística entre os destinos, posicionando e promovendo o Rio de Janeiro junto aos nossos parceiros”, disse Ana Paula Lopes, gerente de Aviation Marketing do RIOgaleão

Rio na New York Travel Show


O anúncio do restabelecimento da rota foi feito durante o evento "Rio Waits For You" promovido para o setor turístico na filial novaiorquina do Hotel Fasano. O RCB ainda participou da New York Travel Show (NYTIS), importante feira de turismo.

“Além do encontro com o trade local, a nossa presença na NYTIS possibilita contato com os turistas, nos permitindo divulgar melhor como a cidade está preparada após esses dois anos de pandemia para recebê-los", afirmou a diretora-executiva do Rio CVB, Roberta Werner.

O Convention e Visitors Bureau também trabalha em duas outras importantes frentes para fortalecer o turismo do Rio de Janeiro: a reestruturação da plataforma Visit Rio e a promoção e incremento do visto eletrônico.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!