A fila para conseguir tirar um visto continua grande, podendo passar de um ano em cidades como Rio de Janeiro
Getty Images
A fila para conseguir tirar um visto continua grande, podendo passar de um ano em cidades como Rio de Janeiro

O governo dos Estados Unidos divulgou que 70.998 vistos foram emitidos para brasileiros em julho deste ano, um número 18,37% maior se comparado ao mês anterior. De acordo com os dados de um levantamento realizado pela consultoria imigratória AG Immigration junto ao Departamento de Estado note-americano, nos sete primeiros meses do ano foram concedidas 476 mil autorizações de entrada dadas a cidadãos do Brasil, o que representa uma elevação de mais de 2500% sobre o mesmo período de 2021. 

“Em 2020 e 2021, a Embaixada e os consulados dos EUA no Brasil praticamente não deram atendimento ao público geral, por questões de segurança. Isso fez com que centenas de milhares de pedidos ficassem represados e tem exigido agora um grande esforço por parte dos oficiais consulares para analisar essas petições”, comenta Felipe Alexandre, advogado especializado em imigração e um dos sócios da AG Immigration.

O visto que puxou o crescimento das emissões em julho foi o de negócio e turismo, também conhecido como B1/B2. Foram expedidas 63.125 autorizações deste tipo no mês passado, um salto de 19% em relação a junho.

Este é o quarto maior volume de emissões de vistos de negócio e turismo de 2022 e também o quarto maior da história, o que, no entendimento do advogado evidencia o apetite do brasileiro pelos EUA após dois anos de pandemia em que as fronteiras estiveram fechadas e os órgãos diplomáticos funcionaram com atendimento reduzido.

O Brasil fica atrás somente de Canadá, México, Reino Unido, Alemanha, Índia e França. “Mas o país deve subir nesse ranking, conforme o verão do Hemisfério Norte chega ao fim e o verão do Hemisfério Sul se aproxima”, comenta Alexandre.

Apesar dos números animadores, a fila para conseguir um visto ainda continua gigante e exige paciência dos candidatos. Para se ter uma ideia, o tempo médio atual para se conseguir uma entrevista com um oficial consular – processo obrigatório para quem solicita o visto pela primeira vez – pode passar de um ano.

No Consulado do Rio de Janeiro, a fila é de 442 dias. Em seguida, estão Brasília (440), São Paulo (365), Recife (328) e Porto Alegre (251).

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!