Salta encanta com paisagens deslumbrantes por todos os lados
Divulgação
Salta encanta com paisagens deslumbrantes por todos os lados

“Salta La Linda”, assim é chamada a província, que tem clima colonial que realmente encanta logo que se conhece, aliando o antigo com tons de requinte e modernidade. Com um slogan que se diz “tan linda que enamora” (tão linda que você se apaixona, em tradução livre), logo se percebe que todo esse orgulho e carinho que Salta recebe de seu povo é perfeitamente justificável.

Em uma localização privilegiada, no norte da Argentina, ao pé da Cordilheira dos Andes, Salta é cercada por belas paisagens de montanhas coloridas que se diversificam indo do mais árido ao verde, com natureza preservada de encher os olhos – ao olhar para o lado haverá sempre uma imagem digna de um belo quadro.

O que chama a atenção ao conhecer Salta, desde a Capital até o menor dos povoados, é o cuidado que se tem para a preservação da história e cultura dos povos ancestrais – ainda que muito da arquitetura remeta à colonização espanhola.

Chegando à Salta, um dos melhores destinos do mundo

Em um ranking recente divulgado pela revista Time, Salta marcou presença como um dos “Melhores Lugares do Mundo em 2022”. Além de suas belezas naturais, há um esforço recente para fomentar o turismo na região.

Uma das iniciativas acontece por meio de uma parceria entre o Governo Provincial e o Instituto de Promoção Turística de Salta (Inprotur), com a inauguração de uma nova rota aérea, inédita na história, ligando Salta a São Paulo, em um voo direto.

O voo inaugural aconteceu no último dia 4 de julho e foi um grande sucesso, com mais de 130 passageiros (95% da capacidade ocupada). O desembarque acontece no Aeroporto Internacional de Salta Martin Miguel de Güemes, a apenas 7 km de distância da capital.

Turismo de experiência

Na capital de Salta, o cenário em arquitetura colonial se destaca logo de cara, especialmente por se mostrar bastante acolhedor. Aos arredores da Plaza 9 de Julio, enfeitada por grandes monumentos históricos, é possível encontrar uma grande variedade de cafés e restaurantes tradicionais, que trazem simplicidade e requinte em uma bela combinação.

Por lá também estão localizadas a Catedral de Salta, com uma faixada cor de rosa em estilo neoclássico, e a Basílica de São Francisco, com uma arquitetura barroca, onde é possível fazer uma visita ao museu interno e conhecer parte da história dos monges franciscanos.

Por lá também se pode conhecer o Museu Histórico do Norte, o Museu Colonial e das Belas Artes, opções de cultura e lazer não faltam – além de muitas lojas com produtos locais e, em boa parte, feitos artesanalmente.

As montanhas, a culinária e os vinhos

Além das paisagens deslumbrantes, não faltam opções de restaurantes com uma deliciosa culinária típica, requintada e, a melhor parte, a um preço acessível. Além da boa comida, a província de Salta também se destaca pelos famosos “vinhos de altura” (boa parte da economia vem da produção de vinhos e tabaco), logo é comum que os restaurantes ofereçam sempre opções de vinho que ornem com o prato pedido pelo cliente.

Indo para as alturas

Algo que vale a pena ressaltar, antes de se aventurar pelas atrações e paisagens da província de Salta, é a altura da região que chega a mais de mil metros acima do nível do mar (o famoso Tren a Las Nubes, por exemplo, chega a 4,2 mil metros).

Pessoas mais sensíveis podem passar mal, por isso o indicado é que se passe algum tempo na cidade para se acostumar à altura. Os guias turísticos indicam que, em caso de passeios em regiões de maior altitude, não se faça nenhum esforço físico e se evite alimentos muito condimentados e até o consumo de leite para crianças e idosos. Um “truque” indicado também é que os turistas tomem o chá de coca, ou mastiguem a folha, para evitar o mal-estar provocado pela altitude – além de ser ótimo para a digestão.

O que visitar na Província de Salta

Criações de Lhamas são comuns por Salta
Divulgação/Cesar Valdivieso
Criações de Lhamas são comuns por Salta

Embora a distância entre um ponto turístico desejado e outro seja longa – em média três horas de viagem -, são tantas as belezas naturais e opções de parada que o trajeto em si já se torna uma grande experiência.

Desde moradores vendendo artesanatos - como ponchos, cachecóis, gorros e luvas produzidos em lã de ovelha e lhama - até pontos onde o viajante pode conhecer mais da história da região e tomar um belo café da manhã.

Partindo da capital para a cidade de San Antonio de los Cobres (onde embarcamos no Trem das Nuvens), por exemplo, é possível observar as paisagens da Quebrada Del Toro e parar na Capilla San Cayetano para provar as deliciosas gaznates rellenos de dulce de leche e empanadillas de dulce de cayote. Ao regressar para a capital, outro ponto que também vale a parada é o Museo Santa Rosa de Tastil, com entrada gratuita ao museu e lojas de artesanato.

Rumo à cidade de Cachi, 157 km da capital, são quase 2,3 mil metros de altura, no caminho vale dar uma parada nos Valles Calchaquies, para admirar a vista da Piedra del Molino – onde se pode degustar e comprar deliciosos queijos de cabra e especiarias preparadas também de maneira artesanal por pessoas da região. Vale dar uma parada também para conhecer o Museo Arqueologico Pio Pablo Diaz, ao lado da histórica Iglesia Colonial, inaugurada em 1949.

Parte do trilho do Trem das Nuvens
Renan Tafarel/Portal iG - 05/07/2022
Parte do trilho do Trem das Nuvens

Indo à Cafayate, dentro do Valle dos Calchaquíes, o turista não pode deixar de visitar as famosas vinícolas, onde é possível fazer o tour (e comprar ótimos vinhos), como as El Esteco e Piattelli Wine Resort, que o iG Turismo teve a oportunidade de conhecer.

Entre os pontos turísticos mais famosos da região estão o Monumento Natural Angastaco, localizado na Quebrada de las Fechas - a dica é subir o mirante “El Ventisquero”. Há também as paradas da Quebrada de las Conchas, como o mirante “Tres Cruces” e o magnifico “El Anfiteatro”, onde é possível tirar fotos impressionantes, que vão enriquecer o Instagram de qualquer um.

Importante saber, por ser uma região de natureza preservada, mesmo sendo permitido o acesso com veículos, é totalmente proibido o uso de sons automotivos e até mesmo de se tocar a buzina, evitando assim a poluição ambiental. Também são inúmeros os avisos para não se jogar lixo na região, portanto, o turista deve ir preparado para guardar consigo todos os resíduos.

Onde comer: dicas de restaurantes para conhecer em Salta

Onde se hospedar em Salta

Pelas cidades são diversas as opções de hospedagem, durante cinco noites, o iG Turismo esteve hospedado em três hotéis diferentes.

Hotel Salta

São cinco andares amplos com quartos espaçosos e aconchegantes é o hotel com a melhor localização da cidade. Em frente à Plaza 9 de Julio, na esquina das ruas rua Buenos Aires e Caseros, é rodeado por restaurantes e próximo a mercados e lojas. Além, é claro, das próprias acomodações do hotel, que oferece café da manhã, Wi-Fi grátis e piscina.

Hacienda de Molinos

Um hotel em estilo colonial, o que mais chama a atenção é uma grande árvore no meio do pátio principal, onde também estão disponíveis mesas do restaurante do próprio hotel, para quem preferir comer ao ar livre.

Com clima bastante agradável, aconchegante e quartos bem amplos, apesar de estar em uma região um pouco mais afastada, vale a pena a visita para um fim de semana, recomendado para quem deseja relaxar e curtir a natureza – e também é pet friendly. Está localizado na cidade de Molinos, entre Cachi e Cafayate.

Hotel Astúrias

Com estilo continental, oferece quartos amplos e boa localização – restaurantes e museus a poucos minutos de caminhada, além da ampla Plaza de Cafayate. Bastante agradável e amplo tem apenas um andar, logo dispensa o uso de elevadores.

Está localizado na Avenida Gral. Güemes, onde há também dezenas de outros hotéis próximos. Uma região que vale a pensa visitar.

O iG Turismo viajou a convite da Província de Salta e Inprotur Salta, com passagem cortesia da Aerolíneas Argentinas.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do  Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!