Oxford abriga cenário de Harry Potter e primeira universidade de língua inglesa

Trinity College

Trinity College foi fundado por Sir Thomas Pope, no ano de 1555. É um dos únicos colégios em Oxford com visitação aberta para o público. Ao longo dos anos, a escola já formou três primeiro-ministros britânicos e teve diversas personalidades notáveis que estudaram ali.

Trinity College

University Church of St Mary the Virgin

A University Church of St Mary the Virgin é a principal igreja da cidade, além de ser um dos edifícios mais antigos de Oxford. No alto de 124 degraus está localizada uma torre que data do século 13, com um belo mirante da cidade.

Unsplash

St. Michael ST. At The North Gate

A Torre da Igreja de St. Michael foi erguida no ano de 1050, sendo uma das construções mais antigas de Oxford e um dos únicos cômodos da igreja original que permaneceu de pé. No interior, é possível visitar uma exposição de itens raros de prata e documentos antigos.

St. Michael ST. At The North Gate

Bodleian Library

Fundada em 1602, a Bodleian Library é uma das bibliotecas mais antigas da Europa. Com mais de 12 milhões de peças no acervo, conta com livros, revistas, jornais, manuscritos, além de arquivos de áudio e vídeo.

Unsplash

Radcliffe Camara

Hoje, o prédio pertence ao complexo de Bibliotecas da Universidade de Oxford. Foi erguido entre os anos de 1737 a 1749, com o financiamento de John Radcliffe, médico que, ao morrer, deixou milhares de libras para a construção de uma biblioteca.

Unsplash

Oxford University

A Universidade de Oxford é a mais antiga em língua inglesa, os primeiros registros datam de 1096. Entre os ex-alunos notáveis, estão 28 vencedores do prêmio Nobel, 27 primeiros-ministros e diversos chefes de Estado estrangeiros.

Unsplash

Christ Church College

O Christ Church College é um dos 38 colégios da Universidade de Oxford, fundado em 1524. A principal dependência do edifício é o Hall, onde os alunos realizam suas refeições, além de ser o local que inspirou o cenário do grande salão dos filmes de Harry Potter.

Unsplash

Alice’s Shop

Lewis Carroll, escritor de “Alice no País das Maravilhas”, foi um dos alunos da Christ Church. A personagem do livro, inclusive, foi inspirada na filha do reitor na época, Alice Liddell. No local há um vitral colorido em homenagem a Alice e uma lojinha temática, chamada Alice’s Shop.

Unsplash

Cenário de Harry Potter

Várias instalações de Oxford serviram como locação para os cenários dos filmes da saga Harry Potter. Entre eles, a Duke Humphrey’s Library, a Divinity School, o New College, e o Bodley Tower Staircase.

Unsplash

Ponte dos Suspiros

A Ponte dos Suspiros é, na realidade, uma passagem que liga duas partes do Hertford College. Erguida em 1914, foi inspirada na famosa "Ponte dos Suspiros" de Veneza, na Itália. Próxima à ponte está localizada uma rua charmosa chamada Queen’s Lane, que encanta os turistas.

Unsplash