Budapeste: turismo na capital da Hungria

Origem do nome

Budapeste é separada pelo Rio Danúbio. Antes duas cidades diferentes, elas foram unificadas no século 19. Buda é a região montanhosa onde vivia a nobreza, enquando Peste é a região plana em que reside a maior parte da população.

Unsplash

Parlamento

O Parlamento está situado no lado Peste e é a atração mais visitada da cidade: os ingressos devem ser adquiridos com dias antes de antecedência. O local é sede da Assembleia Nacional da Hungria, um dos prédios legislativos mais antigos da Europa.

Unsplash

Castelo de Buda

O Castelo de Buda é uma construção imponente, com quatro de seus pavilões ocupados dedicados a abrigar a Galeria Nacional da Hungria. Também aloja o Museu da História de Budapeste e a Biblioteca Nacional Széchenyi.

Unsplash

Ponte da Liberdade

A ponte foi construída em 1896, ligando Buda e Peste. Durante Segunda Guerra Mundial, a ponte foi destruída e precisou passar por reparos. Ela foi reinaugurada em 1946.

Unsplash

Ponte Elizabeth

A Ponte Elizabeth percorre o Rio Danúbio. Ela foi nomeada em homenagem a uma rainha, Isabel da Áustria, imperatriz Áustria-Hungria. Assassinada em 1898, a monarca está representada em uma grande estátua de bronze.

Unsplash

Ilha Margarida

A Ilha Margarida se trata de uma extensa área de lazer bem no meio do Rio Danúbio. Nos meses em que as temperaturas são mais altas, é o local ideal para se aproveitar o sol, em passeios de bicicleta ou quadriciclo.

Unsplash

Váci Utca

Váci Utca é uma das principais ruas de Budapeste, ligando a Praça Vörösmarty ao Grande Marcado da cidade. Na região, é possível encontrar restaurantes, lojas e os resquícios antiga muralha que cercava Peste.

Unsplash

Termas de Budapeste

Budapeste, por estar localizada em cima da maior bacia de águas termais do mundo, apresenta dezenas de casas de banho com águas quentes. Entre as mais visitadas, então: Széchenyi, Gellért e Rudás.

Unsplash

Praça dos Heróis

É uma das praças mais imporatantes de Budapeste, feita para homenagear figuras importantes para a história da Hungria. Ela está cercada por dois prédios importantes, o Museu de Belas Artes de Budapeste e o Palácio da Arte.

Unsplash

Bastião dos Pescadores

O terraço foi construído em celebração ao primeiro milênio da fundação da Hungria. Ele foi idealizado e erguido entre os anos de 1895 e 1902, obra do arquiteto Frigyes Schulek. O edifício possui sete torres, que representam as sete tribos que fundaram o país.

Unsplash

Józsefváros

É o bairro com a maior concentração da população cigana de Budapeste, povo que foi duramente perseguido durante a Segunda Guerra Mundial. Lá o visitante pode aprender mais sobre a cultura e tradição cigana.

Unsplash