York é uma cidade medieval na Inglaterra
Unsplash
York é uma cidade medieval na Inglaterra









A Idade Média foi um período marcado pelo feudalismo, embates entre povos por terras e o domínio da Igreja Católica, mas também está presente no imaginário das pessoas quando pensamos em histórias de reis, rainhas, bruxas e dragões.

Uma das provas do encantamento do público por esse período histórico é o sucesso de histórias medievais, como "Game of Thrones" e "The Witcher". E, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos nos centros urbanos, diversas cidades pelo mundo ainda guardam suas características da Idade Média. 

Desse modo, as muralhas, as torres, os castelos e as ruas de pedras fazem com que o turista se sinta em uma viagem no tempo. Por isso, elaboramos uma lista com cinco cidades pelo mundo que mantêm a arquitetura antiga e bela dos tempos medievais.


York - Inglaterra

A Rua Shambles inspirou o cenário do filme Harry Potter
Reprodução
A Rua Shambles inspirou o cenário do filme Harry Potter


A pequena cidade de York fica a 300 km de Londres e o turista pode chegar lá de trem, carro ou ônibus. A cidade foi construída no ano 71 D.C. pelos romanos. Foi uma cidade muito importante na Idade Média, uma vez que foi um grande pólo comercial e capital da província Britannia Inferior. 

Hoje, York ainda possui construções daquela época, como as ruínas romanas, presentes em toda a cidade. A Catedral de York também é uma beleza que enche os olhos dos apaixonados por história e arquitetura. Erguida no século 8, ela passou por algumas modificações ao longo dos anos, até atingir os padrões de arte gótica que apresenta. 

Outra atração de York é a rua Shambles. A viela, estreita e com paralelepípedos, inspirou o cenário do Beco Diagonal, do filme Harry Potter. E mais: se o turista estiver em Londres e escolher ir de trem, ele sairá da estação King 's Cross!

Toledo - Espanha

Toledo é uma cidade medieval na Espanha
Unsplash
Toledo é uma cidade medieval na Espanha


Toledo fica a 30 minutos de trem de Madri e é um delicioso passeio para quem gosta de arte - ela já foi casa do famoso pintor El Greco. Além disso, a cidade é multicultural: por muitos anos, judeus, cristãos e mulçumanos conviveram ali pacificamente. Isso faz com que a cidade abrigue monumentos importantes às três culturas.

As principais atrações são A Catedral de Toledo, do século 13, e o Palácio de Alcazar, uma grandiosa edificação construída no século 3. Mas a cidade inteira é digna de atenção. Desde os mirantes como o Paseo de San Cristobal até as pontes impressionantes, como a Puente de San Martín.

Siena - Itália

Siena, cidade medieval na Itália
Unsplash
Siena, cidade medieval na Itália

Toscana é uma região no centro da Itália conhecida por seus monumentos históricos e artísticos, com trabalhos de Michelangelo e Botticelli.  Quem passa por lá não pode deixar de visitar a cidade de Siena, que encanta a todos com seus prédios medievais.

A Praça del Campo é símbolo de Siena, em formato de concha, é onde estão o Palácio Público (sede do governo) e a Torre de Mangia, ambos do século 14. Duas vezes ao ano, a praça apresenta o Palio delle Contrade, tradicional corrida de cavalos que reúne os bairros da cidade. 

Carcassonne - França

Carcassonne
Unsplash
Carcassonne


Carcassonne está situada no topo da colina na área de Languedoc, sul da França e a 300 km de Barcelona. A cidade está intacta há mais de dois mil anos, o que a torna a cidade mais bem preservada da Europa. Em 1997, foi tombada pela UNESCO como patrimônio, justamente pela sua arquitetura espetacular.

Cercada por grandes muralhas, Carcassonne é cheia de mistérios e lendas sobre a sua formação. A mais famosa delas é a da Dama de Carcas, mulher que viveu no século 13 e que foi responsável por acabar com um ataque feito à cidade. Ela jogou um porco por cima da muralha e quando saiu vitoriosa, tocou os sinos. Já que sonne significa “som”, essa seria a origem do nome da cidade.

No topo da colina existe um castelo que é impressionante por dentro e por fora. Ele possui 52 torres. Os turistas podem visitar o castelo por um tour guiado, que conta a história do local e os acontecimentos históricos que ele presenciou. 

Pingyao - China

Pingyao guarda resquícios da Disnatia Han
Reprodução
Pingyao guarda resquícios da Disnatia Han

Saindo do continente europeu, a cidade de Pingyao está localizada em Xanxin, província situada a 700 km de Pequim. Foi fundada no século 14 e possui uma bela arquitetura preservada da dinastia Han. 

O interessante é que a cidade é cercada por muralhas e dentro delas não entram carros, o que aumenta a experiência de retorno ao passado. Assim, os turistas podem chegar lá por trem bala e se encantar pela arquitetura antiga e medieval.

Você viu?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!