Hallstatt é uma pequena vila de moradores localizada nas montanhas de Salzkammergut, na Áustria, e tem chamado a atenção de muitos turistas por se parecer muito com o reino de Arendelle, da animação da Disney, Frozen.
Leia também: 13 atitudes que podem render multa em pontos turísticos pelo mundo
Apelidada de “cidade mais instagramável do mundo”, Hallstatt fica na beira de um lago e é considerada patrimônio mundial da Unesco desde 1997. Com 780 pessoas, a vila recebe visitantes desde 2006, mas o fluxo aumentou desde o lançamento de Frozen , em 2013.
Os números oficiais apontam uma média de um milhão de turistas por ano (seis vezes mais do que em Veneza, na Itália) e esse intenso volume tem desagradado as autoridades locais.
De acordo com o The Sun , o prefeito Alexander Scheutz pediu aos turistas que fiquem longe da vila. Algumas estradas até foram fechadas, mas ainda assim os visitantes chegam. “ Hallstatt é uma peça importante da história, não um museu. Queremos reduzir o número de visitantes em pelo menos 1/3, mas não temos como detê-los”, explicou.
Porém, nem todos os moradores compartilham da opinião do prefeito. “Os quartos de hotel custam entre 300 e 400 euros. Os banheiros públicos custam 1 euro. Cerca de 4 mil pessoas passam aqui todos os dias – faça as contas”, disse uma pessoa ao jornal britânico.
Leia também: Veneza cobrará nova taxa para turistas a partir de 2020
Para você, a vila que inspirou Frozen precisa mesmo controlar o fluxo de visitantes para não degradar as belezas naturais? Comente abaixo.