No fim de outubro, o mundo deu as boas-vindas à mais nova reserva de céu escuro no Reino Unido. A reserva natural Cranborne Chase Area of Outstanding Natural Beauty (ANOB) entrou para a lista da International Dark-Sky Association (IDA) após 10 anos de esforços dos moradores da região, no sul da Inglaterra, para tornar o céu ideal para a observação de estrelas.

Leia também: Espírito natalino chegou! 5 cidades onde já é Natal em novembro

Céu estrelado em Cranborne Chase ANOB
Reprodução/Twitter/talklandscape
A reserva natural Cranborne Chase Area of Outstanding Natural Beauty é uma das melhores do mundo para ver estrelas

Segundo o tabloide britânico Metro , para dar a Cranborne Chase ANOB um céu estrelado como poucos, os habitantes que residem no entorno da reserva natural  passaram a apagar as luzes de suas casas durante todas as noites do ano. 

O resultado foi a maior área de escuridão de qualquer reserva do tipo no Reino Unido, de acordo com Adam Dalton, gerente do programa International Dark-Sky Places da IDA. "É uma enorme área de quase 1 mil km 2 a menos de duas horas de Londres e Bristol. Para aqueles vivendo e visitando este lindo lugar, é algo que deve ser celebrado e aproveitado", comentou.

Linda Nunn, diretora do Cranborne Chase ANOB, lembrou que a oportunidade de ver estrelas também é essencial para se ter uma bela paisagem. "Nós pensamos as nossas paisagens como sendo no chão, mas 50% delas está acima das nossas cabeças, no céu", disse.

Ela acrescentou que um céu estrelado não é bom apenas para os astrônomos e observadores de estrelas, mas também para a economia de energia, para o bem-estar dos indivíduos e para os animais de vida noturna. "Nós estamos felicíssimos em desempenharmos nosso papel", concluiu.

Leia também: Magia de verdade! "Casa do Harry Potter" pode ser alugada por R$ 568 a noite

Outras reservas de céu escuro ao redor do mundo

Campo de flores de papoula em Cranborne Chase no por do sol
shutterstock
Linda Nunn, diretora da reserva natural de Cranborne Chase, observou que metade da beleza das paisagens está no céu

Embora seja a mais recente, a Cranborne Chase ANOB não é o único ponto do mundo ideal para ver estrelas, de acordo com os critérios da International Dark-Sky Association. Ao redor do globo, estas são as outras 13 reservas de céu escuro que você pode visitar um dia:

  1. Aoraki Mackenzie, Nova Zelândia
  2. Brecon Beacons National Park, País de Gales
  3. Central Idaho, EUA
  4. Parc National Cévennes, França
  5. National Park Exmoor, Inglaterra
  6. Kerry, Irlanda
  7. Mont-Megantic, Canadá
  8. Moore's Reserve, Inglaterra
  9. Reserva Natural NamibRand, Namíbia
  10. Pic du Midi, França
  11. Rhön, Alemanha
  12. Snowdonia National Park, País de Gales
  13. Westhavelland, Alemanha

Leia também: Descubra o que fazer em Israel, um país de muita história e belas paisagens

Então se você é fã de uma reserva natural e de um céu cheio de estrelas à noite, uma visita a um destes 14 destinos (incluindo a Cranborne Chase), pode ser uma boa ideia para suas próximas viagens.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários