O Caribe é muito famoso por suas praias e resorts, mas suas ilhas não se limitam a essas atrações. Um exemplo disso são as opções de passeios em Aruba, ilha considerada a Europa do Caribe . Eles prometem expandir seus horizontes culturais, ao mesmo tempo que lhe permitirão ir às compras e curtir a culinária local.

Vista panorâmica do porto de Oranjestad, em Aruba
shutterstock
Com muitas compras, aventuras e gastronomia, os passeios em Aruba prometem agradar a todos os tipos de turista

Ou seja, não importa se você está viajando com a família, com os amigos, se você está só passeando ou se está numa lua de mel, é possível encontrar passeios em Aruba para atender às suas exigências e expectativas.

E se você estiver se perguntando como é uma viagem para Aruba e quais seus principais atrativos, o infográfico abaixo contém as informações de que você precisa para planejar sua ida para a ilha.

Dito isso, é hora de descobrir quais os três roteiros para aproveitar ao máximo o que essa joia do Mar do Caribe , também conhecida como Ilha Feliz, tem a oferecer.

Passeios em Aruba #1: destaques da parte Sul da ilha

Casal atravessando ponte natural à beira mar em Seroe Colorado
Divulgação/Aruba Tourism Board
Passeios em Aruba: a região de Seroe Colorado é das mais marcantes do sul da ilha, com destaque para as pontes naturais

O primeiro roteiro por Aruba leva os turistas pelas melhores praias, bairros e atrações naturais do sul da ilha, começando em sua capital, Oranjestad. Segundo o Aruba Tourism Board, órgão de turismo oficial do território, a primeira curva à direita após o Aeroporto Internacional Rainha Beatriz te levará a uma bela estrada costeira.

Ela é o caminho para chegar até a Spaans Lagoen, também conhecida como Laguna Española, uma área de proteção que faz parte do Parque Nacional Akirok. Essa região, segundo o site oficial do parque, é marcada por manguezais, formações de rocha vulcânica e penhascos de calcário.

Fora suas paisagens, a Spaans Lagoen também abriga diversas espécies de aves, como cambacicas, periquitos de Aruba, garças, turpiais e pombas. E logo depois dela fica uma das melhores praias da ilha: Mangel Halto, ideal para relaxar em privacidade.

A parada seguinte neste roteiro de viagem para Aruba é Savaneta, área mais antiga da ilha e que serviu como capital do território até 1797. Segundo o Aruba Tourism Board, é lá que fica a casa de barro mais velha da ilha.

Outro destaque deste trecho dos passeios em Aruba é a doca de pescadores Zeerovers, que apresenta aos turistas o melhor sabor do sabor desta região do Mar do Caribe. Em seguida, a rota costeira leva até San Nicolas, segunda maior cidade da ilha e berço do carnaval de Aruba.

A cidade é marcada pela influência de funcionários do Caribe britânico que eram recrutados para trabalhar na sua antiga refinaria de petróleo. Um exemplo dessa influência é sua rica culinária crioula.

E para quem gosta de saborear um drink, no centro de San Nicolas ficam algumas das principais lojas de rum da ilha, a exemplo da Aruba Rum Shop e da White Star. Elas são pontos de encontro para qualquer um que queira discutir política, falar sobre o dia a dia ou relaxar enquanto descobre mais sobre a história e cultura locais.

Ainda mais ao sul fica Seroe Colorado, antiga colônia de trabalhadores de refinaria americanos. É nesta região que ficam algumas das pontes naturais da ilha e as praias Roger Beach e Baby Beach, ideais para descansar sob o sol e aproveitar a brisa marítima ou então praticar snorkeling.

Saindo dessa região fica o Mammoth’s Red Seamen’s Anchor, monumento em homenagem aos marinheiros com vista para a praia de Boca Grandi, um point de kitesurfing em Aruba. Alguns dos melhores pontos para fazer uma refeição no primeiro passeio, segundo o Aruba Tourism Board, são:

  1. Zeerovers, em Savaneta - point de mariscos frescos e fritos
  2. La Granja, em Savaneta - famosa por suas carnes assadas, pratos locais e pratos caribenhos
  3. Gallo Rojo, em San Nicolas - serve produtos frescos cozidos e sanduíches
  4. Pueblito Paisa, em San Nicolas - conhecido por seus pratos colombianso
  5. Ron Reef, no Centro de Mergulho JADS, em Seroe Colorado - oferece hambúrgueres, wraps e sanduíches de mero e/ou frango.

Leia também: 5 praias paradisíacas em Aruba para conhecer no próximo verão

Passeios em Aruba #2: tesouros da costa Norte

Sol se pondo atrás da Capilla de Alto Vista, na costa Norte de Aruba
shutterstock
Passeios em Aruba: o norte da ilha reserva a simpática Capilla de Alto Vista, construída em 1750 por nativos católicos

Mas não é só o sul da ilha que oferece ótimas oportunidades para passeios em Aruba. O norte também reserva surpresas para os turistas, indo de santuários de vida selvagem até aventuras pela movimentada Oranjestad e seu entorno.

E esta sugestão de roteiro para uma viagem para Aruba começa justamente no terminal de cruzeiros da capital do território. Saindo de lá e virando à esquerda na avenida principal da cidade, prosseguindo rumo ao norte, é possível vislumbrar alguns dos hotéis e monumentos mais emblemáticos da ilha.

A primeira parada, contudo, é o Santuário de Aves Bubali, que reúne mais de 220 espécies de aves catalogadas, sejam elas migratórias ou nativas da ilha. Em seu interior ficam dois lagos artificiais e uma torre de observação que permite aos visitantes ver melhor cada um dos espécimes da reserva, de garças a fulicas e pelicanos.

Um pouco mais à frente no caminho fica o De Olde Molen, um moinho de vento em estilo holandês que remete às raízes coloniais da ilha. Ele inclusive foi construído na Holanda em 1804, mas depois seria enviado em pedaços para Aruba e reconstruído por lá em 1961.

Do Olde Molen, o roteiro volta para a avenida principal de Oranjestad e continua seu rumo ao Norte da ilha. No primeiro semáforo, pegue à direita para chegar em Palm Beach Road, na direção contrária à zona dos hotéis.

O próximo passo é virar à esquerda no semáforo da Santa Anna Iglesia Católica e seguir as placas até a Capilla de Alto Vista, primeira igreja católica romana da ilha, construída em 1750 por nativos católicos. Ela fica a noroeste da cidade de Noord e pode ser acessada por uma estrada sinuosa morro acima.

Saindo da capela, há um caminho de terra que desce a colina rumo à costa, com vista para o Mar do Caribe. No fim dele ficam as ruínas da mina de ouro de Bushiribana, uma das protagonistas da corrida do ouro de Aruba no século XIX.

Para continuar suas aventuras pelo norte na sua viagem para Aruba a partir das ruínas, basta trilhar o caminho costeiro que sai das ruínas e leva até a Ponte Natural por 10 minutos. Este marco turístico natural da Praia de Andicuri foi criado por milhares de anos de erosão causada pelos ventos e pelas ondas.

Depois de passar um tempo aproveitando a vista, refaça todo o caminho dos últimos dois parágrafos para se dirigir até o Farol Califórnia, que ocupa a montanha Hudishibana e homenageia o SS California, navio a vapor que naufragou na região em 1891.

Para voltar a Oranjestad e finalizar o segundo dos passeios em Aruba, basta pegar o caminho pavimentado que corta a praia de Arashi e o bairro de Malmok, o qual traz inúmeros restaurantes para você matar a fome. Algumas das indicações do Aruba Tourism Board neste roteiro são:

  1. Linda’s Pancake House, em Palm Beach - conhecido pelas panquecas holandesas tradicionais, servidas o dia todo;
  2. Nos Clubhuis, em Palm Beach - oferece o melhor da gastronomia arubana, com grande parte dos ingredientes adquiridos com produtores locais;
  3. Ritz Aruba, em Oranjestad - famoso por ser um “fast-food” da culinária típica da ilha, o Ritz serve diversos aperitivos locais como pastechis, Johnny cakes e croquetes, além de hambúrgueres, wraps e batatas fritas com molho maní;
  4. The Old Fisherman, em Oranjestad - um dos favoritos do centro da cidade, o restaurante foca na culinária caseira tradicional de Aruba.

Leia também: Caribe: seis ilhas não tão conhecidas para você visitar e aproveitar

Passeios em Aruba #3: Compras, cultura e praias

Trilhos de bonde em Oranjestad
Divulgação/Aruba Tourism Board
Passeios em Aruba: um dos jeitos mais fáceis de se locomover por Oranjestad é pegando um bonde de graça

Saindo dos pontos turísticos, os passeios em Aruba voltam para Oranjestad para oferecer oportunidades de compras, cultura e de divertimento às margens do Mar do Caribe, começando pelo centro da cidade, marcado pelo porto de Aruba.

A região é movimentada e repleta de lojas, museus e restaurantes, todos entremeados com prédios de arquitetura característicamente holandesa. As formas mais simples de percorrer o centro são andando ou pegando um bonde, semelhante aos de São Francisco.

Os transportes sobre trilhos são gratuitos, permitindo que seus passageiros subam e desçam no ponto que desejarem sem tirar um centavo da carteira. Assim, sobra mais orçamento para ir às compras, seja nas lojas de grife ou nas feiras locais. Alguns dos melhores pontos para levar alguns souvenirs por lá são:

  1. Renaissance Mall - ocupado por lojas de luxo, o centro de compras com áreas abertas e fechadas abriga marcas como Cartier, Louis Vuitton, BCBG, Carolina Herrera, Rolex e Gucci, dentre outras. Nele é possível encontrar desde charutos cubanos até cosméticos;
  2. Renaissance Marketplace - em frente ao centro anterior, o Marketplace é totalmente ao ar livre, dando uma atmosfera diferenciada às suas lojas, cafés e restaurantes. Ele traz entretenimento ao vivo todas as noites e abriga um complexo de cinema e o Seaport Casino;
  3. Royal Plaza - próximo do Mar do Caribe e do principal terminal de ônibus da capital e com arquitetura caribenha-holandesa marcada pelas cores rosa e branca, o Royal Plaza tornou-se referência no centro de Oranjestad, oferecendo desde joalherias finas até cigarros e souvenirs;
  4. Oranjestad’s Mainstreet - a rua principal da capital, ou Caya Betico Croes, abriga diversas lojas e restaurantes em seus prédios tipicamente holandeses.

E para intercalar com as compras durate sua viagem para Aruba, vale explorar um pouco dos marcos históricos e culturais de Oranjestad. Você pode fazer isso tanto de bonde como em um tour guiado que te levará por pontos como o Fort Zoutman, La Torre de Agua, o Palácio da Justiça e as igrejas históricas da cidade.

Leia também: De sua natureza intocada a seu clima celestial, descubra os segredos da ilha de San Andrés

Quando tiver feito tudo isso, você poderá finalizar suas aventuras e passeios em Aruba com um final de tarde relaxante nas areias de Surfside Beach - ou aproveitando sua vida noturna nos bares.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!