Tamanho do texto

Para quem dispensa transporte público ou carro na hora da viagem, esses destinos podem surpreender. Coloque o tênis e boa viagem!

Você já imaginou conhecer uma cidade fazendo passeios turísticos a pé? Esse é um tipo de turismo que vem crescendo entre os viajantes e, além de ser uma forma única e diferente de conhecer o destino, também é uma opção saudável para se exercitar.

Leia também: Walking tour em Tel Aviv - forma divertida e barata de conhecer a cidade

Uma pesquisa realizada pela Booking.com apontou que 57% dos viajantes brasileiros têm interesse em passeios turísticos a pé . Pensando nesse nicho, o site de viagens organizou uma lista com sete destinos para fazer walking tours e vivenciar de perto a cultura local e dicas de hospedagem. Confira:

1. Vientiane, Laos

laos arrow-options
shutterstock
Vientiane é a capital de Laos e uma das cidades mais recomendadas na Ásia para os passeios turísticos a pé

Vientiane, ou Vienciana, é a capital de Laos e o destino preferido para passeios turísticos a pé no Sudeste Asiático, de acordo com a pesquisa do Booking.com .

A cidade de 130 km² oferece bons passeios durante o dia e a noite. Durante as walking tours o viajante pode conhecer a arquitetura colonial francesa das amplas avenidas de Vientiane, visitar templos budistas como o Pha That Luang e santuários como o Wat Si Saket. À noite, o passeio é focado num bazar noturno às margens do rio Mekong e no mercado noturno de Vientiane para provar as comidas locais.

Onde se hospedar?
O Barn1920s Hostel está situado no centro de Vientiane e serve um buffet de café da manhã completo. À noite, você pode contar e ouvir histórias de outros viajantes no jardim, no lounge compartilhado, no café ou no bar.

2. Daegu, Coreia do Sul

daegu arrow-options
shutterstock
Daegu é uma cidade na Coreia do Sul com muitas belezas históricas

Considerado um dos melhores destinos para passeios turísticos a pé na Ásia, a cidade de Daegu tem muitos lugares para serem explorados. As vielas de Daegu, a gastronomia na viela Jin e os murais Samduk-dong, além do parque Duryu, são pontos de visitação para o dia.

No fim da tarde a dica é reservar um tempinho para uma caminhada na montanha do parque Apsan. O melhor do passeio é admirar o pôr do sol e a vista panorâmica da floresta. Por último, visite o Lago Suseong para assistir a um espetáculo de águas.

Onde se hospedar?
A dica do Booking.com é se hospedar na Aega Hanok Guesthouse, uma acomodação bem avaliada pelos viajantes. O local tem o melhor preço em Daegu e é muito próximo dos principais pontos turísticos da cidade.

3. Trois-Rivières, Canadá

canadá arrow-options
Reprodução
Trois-Rivières, no Canadá, é um destino histórico em Qebec

Na América do Norte, o principal destino é Trois-Rivières. O centro histórico, com mais de 50 prédios construídos desde 1650, e a ponte Laviolette Bridge são algumas atrações da cidade que fica na província de Quebec, às margens do Rio São Lourenço. O passeio a pé noturno inclui a Avenida Rues des Forges que reúne diversos bares.

Leia também: [Coluna] Cruzar cidades e vilarejos sem carro pode ser muito divertido

Onde se hospedar? 
O melhor lugar de Trois-Rivières é Gite Loiselle, um pitoresco cama e café (B&B). Com uma localização central, o B&B fica no centro histórico de Trois-Rivières, a poucos minutos a pé do Rio São Lourenço.

4. Culiacán, México

méxico arrow-options
Reprodução
Culiacán está na lista de melhores destinos na América para passeios turísticos a pé

Como segundo destino na América do Norte e o melhor de passeios turísticos a pé na América Latina, a cidade de Culiacán tem uma variedade de lugares. Durante o dia é essencial conhecer o jardim botânico local e ir até a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe.

No fim de tarde a ideia é conhecer a gastronomia local. Por lá o turista vai experimentar o chilorio (prato feito com carne de porco frita em molho chili), machaca (carne seca de porco ou vaca com tempero tradicional) e frutos do mar frescos.

Onde se hospedar?
O Hotel Los Tres Rios é a melhor opção da cidade. Localizado no centro de Culiacán, a hospedagem tem piscina ao ar livre e um restaurante.

5. Oremburgo, Rússia

oremburgo arrow-options
shutterstock
A Rússia também está no roteiro para quem curte walking tours

Mais um destino na Ásia, Oremburgo, na Rússia, tem seus encantos. Durante o dia é importante visitar a ponte para pedestres que conecta a Europa e a Ásia. No fim da tarde a pedida é o Armada Mall, um shopping que oferece diversas opções de compras e opções de lazer.

Onde se hospedar?
No centro histórico de Oremburgo a melhor opção de hospedagem é o Grand Hotel. O local tem sauna e piscina coberta e próximo do Rio Ural, o que ajuda na bela vista.

6. Edimburgo, Reino Unido

edimburgo arrow-options
Reprodução
Edimburgo, no Reino Unido, tem até passeios de terror usando apenas tênis

Na Europa a cidade de Edimburgo é o melhor destino para passeios turísticos a pé. A cidade medieval oferece muita beleza natural como o pico Arthur’s Seat e o Castelo de Edimburgo.

Para quem curte um “passeio fantasma”, a The Dark Side é uma atração indispensável. O percurso de duas horas inclui visitas à cemitérios e becos estreitos com um guia narrando histórias de crimes e bruxaria. O passeio custa 12 euros (R$ 53).

Onde se hospedar?
O My-Quartermile Apartments é rodeado de bares, cafés e restaurantes e por isso é uma ótima opção para hospedagem. Ele também está próximo de muitos pontos turísticos, o que facilita os passeios a pé.

7. Viena, Áustria

viena arrow-options
Vienna Tourist Board
O palácio de Belvedere está incluído como ponto dos passeios turísticos a pé por Viena

O último destino da lista e segundo da Europa é Viena, na Áustria. Os palácios de Schonbrunn e Belvedere são um prato cheio para os amantes da arte e do design, assim como a Catedral de Santo Estevão e a prefeitura neogótica Rathaus.

O Museu de Arte Moderna MUMOK e o ônibus Hop-On Hop-Off têm convênios com o Booking.com e oferecem 10% e 20% de desconto, respectivamente, em suas atrações para aqueles que tiverem acomodados com o site.

Onde se hospedar?
Ainda pensando em locais de fácil acesso, os Vision Apartaments são os melhores. São próximos da estação Schwedenplatz e de alguns pontos de visitação famosos como a Hundertwasser House.

Leia também: 5 cidades brasileiras para você conhecer sem carro

Curtiu as opções de destinos para fazer passeios turísticos a pé ? Incluiria em sua lista? Vote no que você tem mais vontade de conhecer na enquete abaixo.