No dia 22 de setembro é celebrado o Dia Mundial sem Carro. A data é comemorada por várias cidades e tem como objetivo mostrar como seria visitar os lugares sem usar automóveis. Além de ajudar o planeta por poluir menos, ao "turistar" a pé você acaba economizando por não precisar gastar com aluguel de carro ou táxi.
Leia também: As 11 estradas mais incríveis do Brasil
A data também é um alerta sobre a importância de se investir na mobilidade urbana, com melhores transportes públicos e espaços para as pessoas caminharem e andar de bicicleta. Comprando essa ideia de deixar o carro de lado, confira cinco cidades brasileiras ótimas para serem exploradas a pé .
1. Curitiba (PR)
A cidade possui um dos melhores transportes públicos no país, portanto, você pode conhecer os diversos pontos turísticos caminhando ou abusando das linhas de ônibus. A prefeitura local até criou em 2012 um roteiro turístico chamado “Conheça Curitiba a pé” para estimular os visitantes a deixarem o carro de lado.
As indicações turísticas da Booking.com incluem aproveitar as lojas e restaurantes da Rua 24 horas e conhecer o Relógio de Flores, que está entre o Palácio Garibaldi, o Largo da Ordem e o Paço da Liberdade e é um dos principais monumentos da cidade. Outro cartão postal clássico da cidade é o Jardim Botânico.
2. Olinda (PE)
Como tudo na cidade é próximo, você pode aproveitar para desbravar o local andando. Só no centro histórico, patrimônio mundial da Unesco, você encontrará 19 igrejas e quatro museus. Vale lembrar que em Olinda há muitas ladeiras íngremes de pedra, então use roupas e tênis confortáveis ao sair. Ah, e para ter uma bela vista do Oceano Atlântico e dos rios Beberibe e Capibaribe, basta subir o Elevador Panorâmico, localizado na Caixa d'Água Alto da Sé.
Leia também: 10 razões para visitar Olinda
3. Penedo (RJ)
A única cidade com colonização finlandesa do país fica na Serra da Mantiqueira, no estado do Rio de Janeiro, e conta com atrações bem típicas dessa mescla cultural, como a Casa do Papai Noel e um clube e um museu com referências finlandesas. Na “Pequena Finlândia”, ainda é possível acompanhar em uma fábrica o processo de produção do chocolate. O destino ainda oferece opções como fazer trilhas e visitar o Parque Nacional do Itatiaia.
4. Ouro Preto (MG)
A histórica cidade também é ótima para se conhecer caminhando. Uma das principais atrações é o centenário Museu da Independência, local em que ficam inúmeras joias da cidade. Segundo informações da Booking.com, a região foi ponto estratégico para os portugueses no século 18. Belos chafarizes e pontes da época são detalhes da arquitetura que se mantiveram e ainda chamam atenção. Para uma visão geral do local, visite o Mirante Morro São Sebastião.
Se você prefere mais agito, não deixe de passar em Vila Rica, pois à noite as ruazinhas de paralelepípedo são tomadas de música boa com sons de blues, rock e jazz, além de restaurantes de cervejas artesanais e típicos petiscos mineiros.
5. Holambra (SP)
Conhecida pela comercialização de flores e plantas, esse pedacinho holandês em pleno território nacional é responsável pela metade da produção de plantas ornamentais do Brasil. A arquitetura tem muitas referências europeias e os turistas, além de admirar, podem visitar viveiros e aproveitar o melhor da gastronomia local.
Leia também: Vá de carro! Veja roteiros para conhecer todas as regiões do Brasil
O Moinho Povos Unidos é o maior da América Latina e vale uma visita. Na atração, o turista pode ter uma vista panorâmica da cidade. Outra indicação é o Museu Histórico e Cultural de Holambra, que traz detalhes da imigração holandesa no país. Por ser pequena e com ótima infraestrutura, a cidade é excelente para ser visitada a pé. Você encontrará tranquilidade, lindas paisagens, natureza e, claro, variedades de flores.