Encontrar destinos exóticos e encantadores não é uma tarefa fácil, principalmente se você for um viajante de primeira viagem. Nessas horas, a dica de um especialista pode ser muito valiosa para economizar seu tempo e seu dinheiro.
Leia também: 9 casas exóticas para você se hospedar na sua próxima viagem
Pensando nisso, a travel influencer Claudia Liechavicius, criadora do blog Viajar pelo Mundo! que já visitou 103 países, separou 10 dos destinos exóticos mais singulares e bonitos que já visitou.
Das Maldivas até a Patagônia, as opções vão de relevos únicos até as ruínas de reinos extintos, passando por plantações de tulipas, geleiras e cidades históricas cravadas na rocha.
10 destinos turísticos exóticos e encantadores para você visitar
- Atois nas Maldivas
- Aurora Boreal na Finlândia
- Cenários lunares na Capadócia
- Deserto do Saara no Marrocos
- Geleiras na Patagônia
- Halong Bay, no Vietnã
- Petra, na Jordânia
- Plantações de tulipa na Holanda
- Reino de Bagan
- Templos do Camboja
1. Atóis nas Maldivas
A República das Maldivas, um conjunto de 1.196 ilhas (agrupadas numa cadeia de 27 atóis), atrai turistas para o Oceano Índico à procura de aventuras no mar ou de tranquilidade nos resorts ano após ano.
Dentre todas as atividades para se fazer nesse ponto turístico , o mais empolgante para Claudia é embarcar num hidroavião para ver as ilhas do alto. “É de arrepiar!”, proclama.
2. Aurora Boreal na Finlândia
Saindo do Oceano e indo para a terra firme no extremo norte do planeta, a aurora boreal na Finlândia, país que fica entre a Rússia e a Suécia, é outra atração turística fora do comum que a influenciadora recomenda.
O fenômeno, causado pelo choque de elétrons puxados por ventos em alta velocidade nos pólos da terra, não é fácil de ser encontrado, mas, segundo ela, vale o esforço. “Os desenhos coloridos que se formam no céu dão asas à imaginação”, comenta.
3. Cenários lunares na Capadócia
Esta região da Turquia tem um relevo bastante incomum, causado por erupções vulcânicas e formado ao longo dos milênios. Seu aspecto acidentado, pontuado por formações rochosas cônicas, lembra o solo lunar, e serviu de inspiração para o filme “Guerra nas Estrelas” e para a novela da Rede Globo “Salve Jorge”.
As cidades subterrâneas são atrações de destaque neste ponto turístico, e é possível inclusive passar a noite numa delas. “Ficar hospedado em um hotel dentro das cavernas da Capadócia e ver, cedinho, centenas de balões rasgando o céu enquanto o dia amanhece”, recomenda Claudia.
4. Deserto do Saara no Marrocos
O Saara espalha suas dunas e areias pelo território de 10 países, mas é o Marrocos que ganha destaque na lista de Claudia. Apesar das temperaturas extremas, que variam dos 50°C durante o dia até os -10°C durante a noite, a vista e a atmosfera do local fazem a viagem valer a pena.
“Viver o silêncio e a grandiosidade do deserto trazem momentos de muita reflexão e contemplação”, observa a travel influencer a respeito da atração turística.
5. Geleiras da Patagônia
A Patagônia, região que abrange o sul da Argentina e do Chile, é um verdadeiro mar de geleiras. O Parque Nacional dos Glaciares, por exemplo, abriga mais de 300 delas, dentre as quais a mais conhecida é a Perito Moreno.
Segundo Claudia, este é um dos destinos turísticos mais impactantes que já conheceu. “Fazer um piquenique em frente ao Perito Moreno, num dia ensolarado, foi um tremendo presente da mãe natureza”, crava.
6. Halong Bay, no Vietnã
Esta baía, que assemelha-se a um labirinto de formações rochosas, é objeto de uma lenda local do nordeste do Vietnã. Segundo ela, as ilhas surgiram quando um dragão mergulhou no golfo para impedir a entrada de inimigos e quebrou a montanha que lá ficava ao sacudir a cauda.
7. Petra, na Jordânia
As ruínas de uma cidade antiga lapidada nas rochas de coloração rosada da região marcam o cenário que virou Patrimônio Histórico da UNESCO e uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno , além de um sonho de consumo para Claudia.
“Entrar na cidade de Petra me deixou em êxtase, como aquilo tudo foi construído há tanto tempo e continua ali intacto contando sua história… É de cair o queixo”, afirma ela.
8. Plantações de tulipa na Holanda
As tulipas são como um marco nacional para a Holanda, e os locais para encontrá-las aos montes são o Parque Keukenhof e as fazendas próximas à pequena cidade de Lisse. Para aproveitar ao máximo a experiência nesses lugares, a dica é ir durante a primavera entre março e a primeira semana de maio.
Segundo Claudia, caminhar por entre os campos de tulipa desse ponto turístico foi um privilégio. “Me senti como uma criança diante de um brinquedo novo”, complementa.
9. Reino de Pagan
Ruínas são tudo o que restaram deste reino que teve um papel crucial na unificação da região que hoje é conhecida como Myanmar. Com início em 1044, sob o comando rei Anawratha, o Reino de Pagan expandiu seu domínio ao longo dos séculos XI e XIII, construindo 10 mil templos para agradar a Buda.
Atualmente, restam apenas 3 mil destes templos (2 mil originais e 1 mil reconstruídos). O voo de balão sobre a região foi “um dos momentos mais especiais” que a influencer já viveu em uma viagem.
10. Templos do Camboja
Mas os templos feitos pelo Reino de Pagan em sua busca por agradar Buda não são os únicos que entram para a lista. No Camboja, país na mesma região da Ásia que o Myanmar, ficam os templos hindus construídos pelo rei Jayavarman II e seus sucessores nos arredores da Angkor.
Dessa forma, num raio muito pequeno, ficam mais de 100 templos dedicados aos deuses hindus, cuja preservação foi auxiliada pelo abandono da cidade de Angkor - a mata encobriu as construções, desacelerando sua deterioração até a chegada de exploradores franceses cerca de 400 anos após seu declínio.
Leia também: Turismo religioso: conheça 7 destinos para todos os tipos de fé
“O complexo de templos do Camboja me impressionou muito”, constata Claudia a respeito da última de suas indicações de destinos exóticos e impressionantes para se explorar ao redor do mundo.