A montanha-russa de madeira tem um charme a mais. Apesar de não geralmente não ser tão elaborada quanto as "irmãs" que são construídas com aço e outras ligas metálicas como matéria prima, elas garantem emoção com um toque de nostalgia.
Leia também: Canadá terá mais alta e mais rápida montanha-russa com queda de 90˚ do mundo
A montanha-russa de madeira remete aos primeiros parques de diversão e elas seguem firmes e fortes por aí. Embora não tenham todas as curvas e loops elaborados que as metálicas, atrações desse tipo ainda conseguem dar emoção a seus visitantes com base em fatores como extensão, altura e velocidade. Tanto que, em várias partes do mundo, é possível encontrar um parque que tenha uma montanha russa de madeira que passe dos 100 km/h.
Da Coréia do Sul ao Brasil, são 12 atrações capazes de cruzar esse limite, e você conhecerá cada uma delas nessa lista. Veja os detalhes:
12. Montezum, Hopi Hari, Brasil (103 km/h)
No Hopi Hari , localizado na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, fica a representante do Brasil entre as velocistas: a Montezum, maior montanha-russa do tipo na América Latina e a única da América do Sul. Ela é capaz de alcançar 103 km/h, percorrendo seus 1,03 km de extensão em apenas 58 segundos (acrescido o tempo de subida).
11. T-Express, Everland, Coreia do Sul (103,9 km/h)
Já a única asiática da lista é a T-Express, montanha-russa do parque de diversões Everland, localizado na cidade de Yongin, na Coreia do Sul. Com 1,6 km de extensão, ela é a 3ª maior do mundo, mas a velocidade máxima de 103,9 km/h significa que a sul-coreana não tem pique o suficiente para entrar no top 10 aqui.
10. The Beast, Kings Island, EUA (104,2 km/h)
Quem tem a honra de abrir o top 10 é a montanha-russa de madeira americana The Beast. Na época de sua inauguração, há 40 anos, ela era a maior e mais rápida de todo o mundo, mas seus 104,2 km/h já não são mais o limite de velocidade para as montanhas russas do tipo. Ainda assim, ela detém até hoje o título de mais extensa do mundo, com 2,2 km.
9. American Eagle, Six Flags Great America, EUA (106,2 km/h)
Ultrapassando os 106 km/h, a American Eagle voa para assumir a 9ª colocação na lista. A montanha-russa de madeira do Six Flags Great America demora cerca de 2 minutos para ser percorrida por inteiro, e já foi detentora do recorde de queda mais alta da categoria.
8. The Boss, Six Flags St. Louis, EUA (106,7 km/h)
Outra unidade do parque de diversões Six Flags é responsável pela próxima montanha-russa da lista. A Boss foi inaugurada em 2000, um ano após a Montezum, e chega a 106,7 km/h.
7. The Voyage, Holiday World & Splashin' Safari, EUA (109,4 km/h)
Se a Voyage fosse um carro, teria de ser multada por passar do limite de velocidade em boa parte das rodovias brasileiras - e precisaria tomar cuidado em várias outras para não receber uma notificação. Com uma máxima de 109 km/h, ela percorre seus quase 2 km de extensão em menos de 3 minutos.
6. Outlaw Run, Silver Dollar City, EUA (109,4 km/h)
Tão rápida quanto sua antecessora, mas 1,1 km mais curta, a Outlaw Run promete calafrios para quem percorre seus 895 m a 109,4 km/h - uma tarefa que leva meros 1 minuto e 27 segundos.
Leia também: Aventura em alto-mar! Empresa cria montanha-russa em navio de cruzeiro
5. Colossos - Kampf der Giganten, Heide Park, Alemanha (110 km/h)
Depois de cinco candidatas seguidas nos EUA, chegou a hora de conhecer a segunda montanha-russa de madeira mais rápida da Europa, que chega a 110 km/h. Inaugurada originalmente em 2001, a Colossos fecharia para reparos em 2016, mas voltou a receber turistas em busca de emoção em abril de 2019.
4. El Toro, Six Flags Great Adventure, EUA (112,6 km/h)
De volta aos EUA, o Six Flags marca presença na lista novamente. Dessa vez com velocidade acima de 110 km/h, graças à El Toro, colosso de 1,3 km de extensão e 55 m de altura, cujos carros chegam a 112,6 km/h.
3. Wildfire, Kolmården Wildlife Park, Suécia (114,2 km/h)
Embora a lista tenha sido dominada pelas americanas, o top 3 começa com uma candidata num parque de diversões no extremo norte do planeta. A Wildfire foi inaugurada em 2016 na Suécia e chega a incríveis 114,2 km/h, uma velocidade de dar calafrios nas estruturas mais instáveis das montanhas-russas de madeira.
2. Goliath, Six Flags Great America, EUA (115,8 km/h)
Golias está de volta, e sua missão é estontear os visitantes do Six Flags Great America na montanha-russa que leva seu nome. Junto à Outlaw Run, a Goliath é outra candidata com menos de 1 km de extensão, o que faz com que os 115,8 km/h de velocidade máxima pareçam ainda mais rápidos.
Leia também: Conheça a montanha-russa Tigris, a mais nova atração do parque Busch Gardens
1. Lightning Rod, Dollywood, EUA, (117,4 km/h)
Por fim, chegou a vez da Lightning Rod, a montanha-russa de madeira que impera sobre todas as outras no quesito velocidade desde sua abertura em junho de 2016. Com 117,4 km/h de máxima, ela percorre seus 1,2 km em cerca de 3 minutos, e com certeza irá te deixar de cabelo em pé.