Tradição e sabores fortes. É assim que Portugal conta a sua história por meio da comida. Não só de cenários incríveis vive o país, como também de uma culinária rica e inconfundível. Fazer um roteiro para conhecer a gastronomia de Portugal pode ser uma excelente ideia para conhecer melhor a cultura e a história local.

Todas as sete regiões de Portugal são muito ricas e possuem características próprias quando o assunto é gastronomia
shutterstock
Todas as sete regiões de Portugal são muito ricas e possuem características próprias quando o assunto é gastronomia

Portugal ganhou o título de  melhor destino da Europa  por dois anos consecutivos. E não é à toa. Seja por causa do cenário, da cultura ou da gastronomia de Portugal , os turistas estão se concentrando cada vez mais para conhecer o país em questão.

Quando o assunto é a culinária portuguesa, "não existe uma única região que se destaca. Todas as sete regiões são muito ricas e possuem características próprias", afirma Bernardo Cardoso, diretor do turismo de Portugal no Brasil. O diretor ainda completa:"Portugal tem uma das mais diversas e ricas gastronomias".

Bernardo acredita que, por conta das regiões e as peculiaridades de cada uma delas, é possível encontrar sempre sabores diferentes, ingredientes distintos. "A história do país contribuiu também para essa característica, em que os navegantes traziam as especiarias e todo canto, o que acabou se tornando uma base sólida na culinária portuguesa". 

A comida típica de Portugal

O bacalhau é um dos pratos típicos de Portugal. O chef Zé Cozinha fez uma receita de bacalhau com natas
shutterstock
O bacalhau é um dos pratos típicos de Portugal. O chef Zé Cozinha fez uma receita de bacalhau com natas

De acordo com o diretor de turismo , as comidas mais conhecidas são os cozidos, os embutidos e os doces e pães portugueses. Mas um ponto merece destaque. "A influência do mar marca muito a nossa gastronomia", resume Bernardo.

"O sabor do peixe é considerado por todos como um dos melhores do mundo os frutos do mar são únicos e muito diversificados. A dieta mediterrânica tem Portugal como um dos expoentes máximos", ressalta o diretor de turismo.

Leia também: 10 lugares para conhecer em Portugal, eleito o melhor destino da Europa

Restaurantes para visitar durante a viagem a Portugal

Quando o assunto é gastronomia de Portugal, as tascas são econômicas e se destacam pelo charme
shutterstock
Quando o assunto é gastronomia de Portugal, as tascas são econômicas e se destacam pelo charme

Bernardo afirma que, em Portugal, há restaurantes de todo estilo e para todos os bolsos. A comida de rua é outro ponto forte, mas em qualquer canto do país é possível saborear algo sem gastar muito. "Para uma viagem curta, um dos atrativos turísticos em que é possível encontrar uma rica gastronomia são os mercados portugueses, como o de Lisboa".

O chef Zé Cozinha, brasileiro radicado em Braga, traz a sugestão de alguns restaurantes para conhecer durante a viagem ao país europeu.

  • Restaurantes econômicos

Para o caso de uma viagem mais econômica, Zé Cozinha afirma que os restaurantes mais indicados são aqueles que estão fora da linha de turismo. "Principalmente as tascas, que são restaurantes pequenos e familiares", afirma o chef.

Indicações: restaurante Silvas, em Braga; Capa Negra II, no Porto; Marisqueira Nunes, em Lisboa; Zé Manel dos Ossos, em Coimbra.

"Portugal é conhecida como um dos destinos da Europa com o custo mais baixo. Se quiser economizar, é possível comer bem com 15 euros (R$ 65) o dia todo. Em média, uns 25 euros (R$ 109) é um ótimo valor para todas as refeições do dia", Zé Cozinha completa.

  • Restaurantes luxuosos

Quando o assunto é luxo, Bernardo aponta: "Os que possuem as estrelas Michelin e aqueles que são mais sofisticados tendem a ser os mais luxuosos. Isso depende do conceito de luxo, pois há tascas portuguesas que são um luxo justamente por serem únicas".

Por sua vez, Zé Cozinha conta: "Um dos restaurantes mais famosos de Lisboa é o Belcanto, premiado com estrela Michelin, pela sua gastronomia portuguesa de vanguarda".

Leia também: Conheça Alentejo, polo do turismo religioso em Portugal

A lista do chef de restaurantes requintados inclui:  Sal Poente, em Aveiro; Dona Julia, em Braga; Muu Steakhouse e Paparico, em Porto e Eleven, em Lisboa.

Comida portuguesa em casa

E para quem quer levar a gastronomia de Portugal , o chef elaborou três pratos da culinária portuguesa para o  iG Receitas : um bacalhau com natas, rojões à moda minota e um pão de ló de Ovar, para preparar um jantar com o gostinho de Portugal. Confira as receitas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!