Portugal, a nova queridinha dos turistas que viajam para o velho continente, esconde muitas belezas e encantos em suas praias e construções históricas. O país, recém-premiado como o Melhor Destino da Europa em 2017 no World Travel Awards, o “Oscar do Turismo”, tem muito a oferecer aos turistas que desembarcarem por lá.
Leia também: Dicas de passeio e boa gastronomia em Lisboa e Porto
Veja a lista, elaborada pelo Pestana Hotel Group, de 10 lugares para conhecer em Portugal:
1. Lisboa
A capital Lisboa é ponto de partida para qualquer viagem dentro do país e também tem seus encantos. Um deles é a Torre de Belém, um dos cartões postais da cidade e parada obrigatória para todo e qualquer turista que esteja passando por lá. Outro ponto turístico que também vale a visita é o Estádio da Luz, casa do Sport Lisboa, um dos maiores times de futebol do país. O Oceanário de Lisboa é um aquário público em que você poderá conhecer várias espécies de animais marinhos e se encantar.
Se você estiver querendo aproveitar uma das mais belas vistas da cidade, não deixe de visitar o Miradouro da Senhora do Monte, de onde é possível observar vários pontos da cidade, como o Castelo de São Jorge, uma parte da Baixa de Lisboa, o Rio Tejo, o Bairro Alto e o Parque Florestal de Monsanto.
2. Algarve
Ganhadora do prêmio de Melhor Destino de Praia da Europa em 2017, Algarve é uma região pouco explorada e desconhecida por uma grande parte dos turistas. O local é “um dos segredos mais famosos do velho continente” e está repleto de praias paradisíacas que chamam a atenção pela envolvente paisagem. Um dos locais mais bonitos é a praia de Albandeira, com águas calmas e cristalinas, cavernas do mar, piscinas de pedra natural e uma areia dourada. Como o local é pouco frequentado, você pode aproveitar para curtir com muita tranquilidade.
3. Cascais
A vila portuguesa Cascais, assim como o Algarve, se destaca pela sua exuberante faixa litorânea. Com belas praias e marinas, o local, que era o antigo porto dos pescadores, hoje atrai muitos turistas, principalmente pela linda baía que banha o município. Além das praias, a vila também oferece muita aventura aos turistas, como passeios por trilhas, dunas, à cavalo e até mesmo de barco.
4. Cabo da Roca
A região é a ponta mais ocidental de toda a Europa e oferece uma bela vista do Oceano Atlântico batendo em meios os rochedos que cercam a costa. Lá, é possível contemplar a natureza enquanto aproveita um momento de tranquilidade. O local é tão icônico que até o poeta Luís Vaz de Camões, um dos maiores difusores da literatura lusófona, descreveu em os Lusíadas, sua maior obra literária, o Cabo da Roca como o local onde a terra se acaba e o mar começa.
Leia também: Reserva Alqueva, no Alentejo, é destino para observar as estrelas
5. Ilha da Madeira
A Ilha da Madeira foi eleita o Melhor Destino de Ilha de 2017 de toda a Europa segundo a 24ª edição do World Travel Awards. Com um pouco mais de uma hora de vôo, saindo de Lisboa, você chega nesta ilha de praias exuberantes, piscinas naturais, mirantes incríveis, jardins repletos de cor e enormes montanhas. Além disso, o local também sabe bem como combinar o clima da serra com a agitação da cidade. Durante o verão, as cidades de Funchal, a maior do arquipélago, e Porto Santo, a menor, são bastante procuradas por turistas, em especial pelos portugueses que querem aproveitar as férias sem ir para muito longe.
6. Batalha
O local, pertencente ao distrito de Leiria, tem uma das Sete Maravilhas de Portugal: o Mosteiro de Batalha. Além de ser um ícone da arquitetura gótica, o local também é o símbolo da vitória dos portugueses sobre os espanhóis no século XIV, levou quase 200 anos para ser construída. O local vale a pena ser conhecido não só por causa da beleza, mas também pela grande importância histórica.
7. Fátima
A cidade de Fátima é muito famosa entre os católicos que acreditam que o local foi abençoado pelas visitas da Virgem Maria em 1917. Por causa disso, Fátima é, até hoje, um local de muita devoção por parte dos católicos, principalmente pelo povo português, que é muito religioso. Mas independente da sua fé, crença ou religião, Fátima é uma cidade que encanta todos que a conhecem. Ela fica situada a apenas 20 quilômetros de Batalha e a 128 quilômetros de Lisboa.
8. Évora
Évora encanta os apaixonados por história, já que a cidade é um verdadeiro museu a céu aberto. Com uma riquíssima variedade de monumentos, o destino se destaca pela preservação das construções, como é o caso do Templo de Diana, construído no século II. Há também uma influência religiosa, que é notada em suas igrejas e no Colégio do Espírito Santo, hoje Universidade de Évora, em que os Jesuítas costumavam ensinar. A cidade fica a cerca de 133 quilômetros de distância de Lisboa, e você leva uma hora e meia de carro para chegar até lá partindo da capital.
Leia também: Alentejo, a maior região de Portugal, encanta os turistas pela conservação
9. Óbidos
A menos de 90 quilômetros de distância de Lisboa, Óbidos é uma opção de passeio se você estiver na capital e quiser fazer um bate e volta. Marcada por uma arquitetura histórica, a cidade é cercada por muralhas e encanta os viajantes pelas diferentes construções e edifícios antigos, todos construídas sob forte influência medieval. A principal atração da região, o Castelo De Óbidos, é datado do século XII e passou por uma completa restauração.
10. Coimbra
Coimbra, que já foi capital de Portugal, é conhecida mundialmente pela Universidade de Coimbra, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial. A instituição combina suas belas e seculares construções , como a torre de relógio em formato de coruja com os milhares de estudantes universitários que frequentam o local.