Não existe lugar na Europa onde nos sentimos mais "em casa" do que em Portugal. Isso porque nós fomos colonizados pelo país e temos muitas coisas em comum, incluindo a língua. Além disso, o país oferece muitos pontos turísticos, restaurantes e paisagens que encantam os turistas.

Leia também: Veja roteiro para conhecer Lisboa em menos de um dia

Layla Monteiro dá dicas de sua viagem para Portugal
Arquivo pessoal
Layla Monteiro dá dicas de sua viagem para Portugal

Na coluna dessa semana, Layla Monteiro contará sobre sua deliciosa viagem para Lisboa e Porto e dará dicas incríveis para quem está querendo viajar para Portugal .

Lisboa

Se você for à Lisboa e não visitar a Torre de Belém, então você não foi à Lisboa. Esse é um dos pontos turísticos mais famosos (e lindos!) do país e vale muito a pena conhecer. Um programa gastronômico imperdível em Lisboa é degustar os famosos pastéis de Belém (me acabei de tanto comer pasteizinhos, confesso). Não deixe de visitar a fábrica tradicional dessas delícias. Na primeira noite jantei no Duplex, mix de restaurante e bar. O local vale a visita pois, além das iguarias gostosas, o restaurante tem uma ótima vibe e uma decoração moderna.

Layla Monteiro na Torre de Belém
Arquivo pessoal
Layla Monteiro na Torre de Belém

Outra dica gastronômica é o restaurante Epic Sana. Os pratos são bastante elaborados e o sabor é de outro mundo! Ainda falando de gostosuras, o Mercês é um lugar que vale a pena ser visitado. Pedi o tradicional bacalhau português mas o que realmente me conquistou foram as sobremesas da casa.

E se você estiver viajando em grupo e cada um quiser comer algo diferente, o Mercado da Ribeira localizado em Bica é o local certo para acabar com a discussão! Lá você encontra diversas opções de restaurantes.

Surgiu a vontade de tomar um sorvete? A sorveteria Santini, que fica na Rua do Carmo, tem um dos melhores sorvetes de Lisboa.

Leia também: Veja três pontos imperdíveis em Lisboa

Em nosso trajeto para Porto paramos na abençoada cidade de Fátima . Aproveitei a oportunidade para agradecer todas as bençãos que tenho recebido. E já aviso: quem está de viagem marcada para o país europeu não pode deixar de passar por lá também (apenas 128 km separam Fátima de Lisboa). Você com certeza sentirá uma paz de espírito inexplicável!

Fãs de passeios culturais , deixo aqui a dica de dois museus imperdíveis! O primeiro é o Museu Nacional do Coche, onde estão expostas carruagens da família real portuguesa. O local é dividido em duas partes: museu novo e museu antigo, que encanta também pela arquitetura.

Layla Monteiro em passeio por Lisboa
Arquivo pessoal
Layla Monteiro em passeio por Lisboa

O segundo é o museu de arte contemporânea MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), que inaugurou um novo pavilhão recentemente e que vale a pena não só pelas exposições mas também pelo local em que está localizado, às margens do rio Tejo, e que rende fotos incríveis. Nosso último jantar em solo lusitano foi no Beco Cabaret Gourmet do renomado chef José Avillez. E que lugar! Não só o menu nos deixou encantadas, mas sim toda a vibe do local, que conta com apresentações ao vivo de dançarinas e cantoras que lembram as vedetes da década de 20. Com certeza um lugar único!

Porto

Seguimos rumo à Porto para acompanharmos a Portugal Fashion, semana de moda que reúne grandes estilistas portugueses. Fiquei encantada com tudo o que vi, todos os desfiles foram impecáveis e adorei poder conhecer cada trabalho.Mas não foi só pela moda local que me apaixonei não! Porto é uma cidade mega charmosa e acolhedora e conquistou meu coração. Se você está planejando uma viagem para o país, reserve alguns dias para passear por lá. E trago fotos para comprovar para vocês que Porto é mesmo linda e incrível! Os prédios parecem saídos de uma pintura e as construções milenares são uma lição de história da arte. E esse bondinho elétrico que passa pela cidade? Maravilhoso! Tudo isso na região conhecida como Ribeira, um dos locais mais antigos de Porto e que faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Layla Monteiro em Porto
Arquivo pessoal
Layla Monteiro em Porto

E me faltam palavras para descrever a gastronomia de Porto. Parece coisa de outro mundo. A começar pelo bolinho de bacalhau da Casa Oriental, o melhor que já comi na minha vida. Para quem vai à Porto, não deixe de provar um.

Agora, vamos às dicas de restaurantes. O chef Jose Avillez , comanda o conceituado Cantinho do Avillez em Porto. Ótima escolha para degustar o melhor da culinária portuguesa!

Leia também: Lisboa é eleita melhor cidade do mundo; veja as atrações para curtir na capital

Se você aprecia uma boa carne, a melhor pedida é o Rib Beef & Wine, situado na Praça da Ribeira. Outra diquinha é o LSD, espaço moderno que serve almoço, jantar com gastronomia internacional e que funciona como uma cafeteria ao longo do dia. Uma ótima escolha para quem procura comida gostosa por um bom preço.

Não posso deixar de mencionar o almoço para a imprensa na Residência Oficial da Prefeitura do Porto, em que fomos recebidas pelo prefeito Rui Moreira e por Miguel Pereira Leite, Presidente da Assembléia Municipal. Muito chic, não? 

E chegamos ao fim da minha viagem. Espero que curtam as dicas e que se apaixonem por Portugal tanto quanto eu! Para mais dicas de viagem, acompanhe a coluna de Roberto Rodrigues no iG Turismo .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!