Algumas viagens são possíveis fazer de repente. Outras precisam de uma programação maior. E há a Antártica. Visitar o continente gelado não é algo corriqueiro nem para os viajantes mais rodados, e envolve planejamento, tanto de tempo quanto financeiro – pacotes de dez noites podem sair a partir de US$ 10 mil (R$ 39,9 mil) por pessoa, sem os voos de ida e volta.

Quer fazer uma viagem para a Antártica? Confira tudo o que você precisa saber antes de ir para o continente gelado
shutterstock
Quer fazer uma viagem para a Antártica? Confira tudo o que você precisa saber antes de ir para o continente gelado

A maneira mais comum de viajar até lá é em navios de cruzeiro adaptados a regiões geladas e com mares agitados, saindo e chegando no porto de Ushuaia, no extremo sul da Argentina . Há também operadoras que levam os turistas de avião, a partir do sul do Chile, para bases aéreas em ilhas já pertencentes à Antártica .

Sobre os cruzeiros para o continente gelado, André Pereira, sócio da Nova Operadora, agência especializada em turismo de aventura, traz as informações. Ele, que tem dez anos de experiência no destino, fala sobre alguns aspectos importantes para quem pretende chegar bem perto do Polo Sul, como a melhor época para ir e o que há para ver, além de geleiras.

1. Qual a melhor época para visitar o destino?

"A temporada de cruzeiros para a Antártica ocorre entre outubro e abril. Dentro destes meses, separamos em duas metades; a primeira, outubro a dezembro, as geleiras, e icebergs são maiores e mais majestosos.

Já na segunda metade, de janeiro a abril, os grupos de animais são mais numerosos. Mas independente de ser início ou fim de temporada, é possível ver geleiras, icebergs, colônias de animais, estações científicas e militares e ruínas de estações baleeiras."

2. Que tipo de roupa levar?

" Para permanecer no navio , como todos os ambientes internos são aclimatizados, pode-se levar roupas confortáveis, como camisas de manga comprida, calça jeans longa e sapatos confortáveis. O ambiente é bem informal e convidativo ao conforto, não exigindo trajes finos para nenhuma circunstância", aponta. 

Já para as áreas abertas do navio, blusas e agasalhos normalmente são indicados, além de acessórios como calça do tipo legging por baixo, luvas e gorros. Para os desembarques, roupas esportivas de frio são indispensáveis pelo seu conforto e praticidade.

Calçados para caminhada não são necessários, pois botas especificas (super confortáveis) para os desembarques são disponibilizadas pelo navio (uso obrigatório) e uma jaqueta especialmente desenhada para o ambiente é oferecida aos passageiros, o que se torna um suvenir mais que especial."

3. Quais são os principais pontos turísticos?

Visitar colônias de pinguins, elefantes-marinhos, focas-leopardo estão entre as atrações turísticas oferecidas pela Antártica
shutterstock
Visitar colônias de pinguins, elefantes-marinhos, focas-leopardo estão entre as atrações turísticas oferecidas pela Antártica

"Na Antártica visitam-se em geral quatro pontos distintos. Nos grupos de fauna há desembarques visitando colônias de pinguins , elefantes-marinhos, focas-leopardo, entre outros. Além da observação constante de baleias desde as praias e do navio.

Também há estações científicas e militares – de acordo com o itinerário e disponibilidade, visitam-se bases de países diferentes podendo conversar e consumir um bom café com seus integrantes em um ambiente de muita descontração e curiosidade.

Entre as paisagens, galerias, geleiras, montanhas e icebergs são alguns dos principais itens que compõem o cenário da Antártica, são únicos em suas formações, tamanhos e exuberância. E as estações baleeiras , antigas estações científicas abandonadas, que são a parte mais arqueológica e cultural da jornada.

Os turistas têm acesso a vestígios do passado, com a explicação dos guias locais. É uma verdadeira viagem a uma era em que a caça às baleias era constante, pois o óleo extraído delas era o petróleo do mundo pré-industrialização, um legado para a humanidade."

4. Como funciona a viagem de barco?

"O cruzeiro começa com o embarque na cidade de Ushuaia ou nas Ilhas George, então navega pela Península Antártica , fazendo paradas e desembarques de manhã e à tarde.  Uma destas descidas leva por volta de três horas, entre o desembarque do navio, passeio pelos atrativos e retornos à embarcação.

O almoço é servido e, após um descanso, ocorre o desembarque da tarde, para depois retornar. De noite é oferecido jantar e são promovidas atividades culturais, como palestras, bate papos e passatempos, dinâmicas que acontecem todos os dias de viagem."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!