Aproveitar a vista dos sete mares durante um jantar não é mais apenas uma coisa de ficção científica, graças à empresa norueguesa Snohetta, que atua como uma oficina colaborativa de arquitetura e paisagismo. No dia 20 de março, ela inaugurou o primeiro restaurante submerso da Europa, que chama Under e fica no litoral sul da Noruega.

Leia também: Turismo gastronômico: 11 destinos "diferentões" indicados por viajantes

O restaurante fica parcialmente submerso, e a parte exposta deve se tornar um arrecife de coral com o passar do tempo
Divulgação
O restaurante fica parcialmente submerso, e a parte exposta deve se tornar um arrecife de coral com o passar do tempo

A estrutura do restaurante , que lembra uma pedra do monumento Stonehenge, tem 34 metros de comprimento e só tem a entrada acima do nível do mar. O Under (que, em norueguês, tem dois significados: "em baixo" e "maravilha"), foi desenhado para se integrar perfeitamente ao ambiente à sua volta com o passar do tempo.

Isso porque, segundo a empresa, a estrutura de concreto se transformará num arrecife de coral, permitindo que espécies como os caramujos lapa e as algas laminariales se acoplem à superfície do Under. Além de futuro arrecife de coral, a parede de concreto de 0,5 m de espessura que a reveste serve como proteção às ondas e à pressão do mar.

As ambições do primeiro restaurante submerso da Europa

Da janela do restaurante submerso, você poderá se encantar com a vida marítima do litoral sul da Noruega
Divulgação
Da janela do restaurante submerso, você poderá se encantar com a vida marítima do litoral sul da Noruega

Quanto aos detalhes arquitetônicos e de design do interior, o edifício debaixo d'água conta com uma ambientação moderna e até mesmo aconchegante. Ele comporta de 35 a 40 pessoas por noite, as quais poderão observar a vida marítima do lado de fora através da janela de 11 metros de comprimento e 3,4 metros de altura.

Leia também: Empresa finlandesa anuncia chegada de "hotel sustentável" na Suécia

"O Under é uma progressão natural da nossa experimentação com os limites", comentou o fundador e arquiteto da Snohetta, Kjetil Trædal Thorsen. Segundo ele, o estabelecimento desafia a colocação física que uma pessoa pode estar.

Nas palavras do próprio Thorsen, quando estiver no edifício, "você poderá se encontrar debaixo d'água, acima do fundo do mar , entre terra e oceano. Isso te dará novas perspectivas e formas de ver o mundo, seja acima ou abaixo do nível da água".

Além da estrutura e da decoração, o cardápio também reflete as intenções da empresa de tornar o Under um estrondoso sucesso. A culinária tem como fundamento a alta qualidade dos produtos e a valorização dos produtores locais, sempre buscando pensar de forma sustentável.

Para cozinhar os pratos oferecidos no fundo do mar, a empresa contratou o renomado chef dinamarquês Nicolai Ellitsgaard. Ele comandará uma equipe de 16 cozinheiros com experiência em restaurantes top de linha avaliados no Guia Michelin.

Leia também: Conheça os 5 melhores restaurantes do mundo

Como se não bastasse a inovação arquitetônica e culinária, o restaurante também irá ajudar pesquisadores marinhos a desenvolverem análises e a coletarem dados sobre as populações das principais espécies aquáticas da região, através das câmeras e instrumentos instalados no exterior do edifício. Com tanta ambição, o Under promete surpreender.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!