A Neste, empresa finlandesa do setor de engenharia e transportes, fez um anúncio neste mês para animar quem gosta de sustentabilidade . Trata-se da chegada da cabana Nolla (que significa "zero" em finlandês) à ilha de Lidö, na Suécia. Ela servirá como um pequeno hotel ecológico, com espaço para duas pessoas.

O hotel ecológico que ganha vida com a cabana ecológica Nolla, que significa
Divulgação/Neste
O hotel ecológico que ganha vida com a cabana ecológica Nolla, que significa "zero" em finlandês, agora faz parte da missão da Suécia rumo a um planeta mais limpo e fundado sobre a filosofia da sustentabilidade e do respeito ao meio ambiente

A decisão de levar o " hotel ecológico"  para a Suécia faz parte do Zero Vacation, um dos ramos do projeto Zero Island, cujo objetivo é procurar novas formas de eliminar completamente a pegada ecológica do país.

Uma meta de sustentabilidade ambiciosa como esta, porém, não é fácil de ser alcançada. Como lembra Sirpa Tuomi, diretor de marketing da Neste, "um futuro livre de combustíveis fósseis requer mudanças no nosso cotidiano e na nossa mentalidade".

E a intenção da empresa ao expandir sua participação no turismo sustentável é fazer exatamente isso. "Como parte do projeto Zero Island, nós queremos mostrar para as pessoas que elas podem tirar férias de primeiro mundo com o mínimo de pegada ecológica  possível", reforça o diretor de marketing.

Leia também: Conhece o turismo vegano? Isso existe e tem tudo a ver com sustentabilidade

Por dentro do "hotel ecológico"

Dentro do mini hotel ecológico todas as mobílias e decorações refletem a filosofia do seu criador e da Neste
Divulgação/Neste
Dentro do mini hotel ecológico todas as mobílias e decorações refletem a filosofia do seu criador e da Neste

Vendo os atributos da cabana Nolla, criada pelo designer finlandês Robin Falck, dá para entender por que ela foi escolhida para reforçar a luta da Neste contra os danos ao meio ambiente causados pela exploração predatória do meio ambiente.

Para começar, ela não usa água corrente. Isto serve para incentivar os hóspedes a procurarem fontes de água potável nas proximidades, ajudando a aliar o turismo sustentável ao contato direto com a natureza.

Em segundo lugar, toda a energia usada para manter a barraca funcionando é provida pelos painéis solares que cobrem as suas laterais. Já o fogão, que serve para cozinhar e para aquecer o espaço de 10 m x 2 m, é abastecido por óleo diesel 100% renovável.

Por fim, como relata o designer em seu site oficial, a estrutura da Nolla prima pela mobilidade, numa tentativa de diminuir a destruição do ambiente ao redor. Para isso, além do tamanho compacto, a cabana de madeira compensada pode ser montada e desmontada com o uso de parafusos, como se fosse um quebra cabeça.

Leia também: Fora do tradicional! Veja 19 lugares para viajar entre os mais desejados em 2019

E não é preciso esperar a chegada do " hotel ecológico"  à Suécia para experimentar essa pousada exótica. O Aribnb disponibiliza a opção de hospedagem na Nolla de Vallisaari, uma ilha da cidade de Helsinki, capital da Finlândia. O custo por noite de uma reserva para duas pessoas é de R$129.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!