Existem muitos espaços culturais pelo mundo que encantam os turistas por serem lugares que refletem criatividade e autenticidade. Os centros culturais são por si só uma obra de arte por conta da arquitetura. Fora isso, esses lugares recebem exposições, peças de teatro, cursos e outras manifestações culturais.
Leia também: 6 Patrimônios Mundiais da UNESCO cheios de história para incluir na viagem
Ao redor do mundo, é possível se deparar com diversos centros culturais que deixam os turistas de boca aberta. Seja nos Estados Unidos ou no Azerbaijão, o turista vai se deparar com estruturas arquitetônicas impressionantes, e a plataforma colaborativa “Lugares Pelo Mundo” fez uma lista de espaços que valem a pena conhecer. Veja:
Centros culturais pelo mundo
Alserkal Avenue – Emirados Árabes Unidos
Essa avenida reúne um conjunto de armazéns que servem como espaços públicos destinados a colaboradores que querem manifestar sua arte. O local é considerado o centro artístico mais importante da região, e o objetivo é incentivar e apoiar a cultura.
Ele foi criado em 2007 e, desde então, é desenvolvido um trabalho por lá de promoção e suporte às pessoas do país que querem expressar sua criatividade. O bacana é que tudo é feito com diálogo e compartilhamento de ideias, sem muita burocracia.
Endereço: 4 17th St – Dubai - Emiratos Árabes Unidos
Heydar Aliyev – Azerbaijão
Quando se fala em países modernos dificilmente vem à mente a Azerbaijão, mas o Heydar Aliyev é uma prova que esse destino pouco explorado pelos turistas guarda belas surpresas. Esse centro cultural foi construído para ser uma representação real e um símbolo de que o país é uma nação moderna.
Leia também: Cultura brasileira pode ser explora em viagem; confira os melhores destinos
O local acabou se tornando uma referência mundial e o logotipo do Heydar Aliyev Center foi pensado para ser um reflexo dessa modernidade e também para indicar que o Azerbaijão visa o progresso. O slogan criado para o local também se baseia na mesma ideia e é o seguinte: “Para o futuro com valores!”.
Endereço: 1 Heydar Aliyev prospekti, Bakı 1033, Azerbaijão
Bunjil Place – Austrália
Esse local é cheio de simbologia, começando pelo nome Bunjil que, segundo os aborígenes nativos, é uma divindade criadora. O objetivo desse centro cultural é ser um ponto de criatividade, entretenimento e comunidade.
O espaço busca inspirar ideias inovadoras, dar a chance de experimentar o novo e redescobrir o passado. A ideia também é entreter as pessoas através de apresentações artísticas. A troca de experiências que o espaço visa incentivar a cultura e o trabalho em comunidade.
Endereço: 2 Patrick NE Dr, Narre Warren VIC 3805, Austrália
A/D/O – Estados Unidos
Um antigo armazém foi transformado em um espaço de troca criativa. O local serve como um ponto de encontro para quem quer dar o primeiro passo e construir novos e criativos trabalhos. O interessante é que o intuito do local é fazer uma troca de experiência, seguindo uma linha de que um pode colaborar com o outro seja com design, arte ou inovação.
Endereço: 29 Norman Avenue, Greenpoint, Brooklyn, NY 11222
Zeimuls – Letônia
O curioso local está aberto desde 2012 e, assim como as opções anteriores, explora a criatividade. O diferencial é que as atividades são focadas em jovens e crianças, mas também são feitos trabalhos com famílias através de aulas, eventos e atividades. O objetivo do local é atender a comunidade local, mas como virou um ponto turístico está aberto para visitas e há atividades para turistas .
Endereço: Rua Krasta 31, Rezekne, LV-4601, Letónia.
Leia também: Conheça a história da cidade de São Paulo através da arquitetura
Essas são só algumas opções de centros culturais espalhados pelo mundo, existem muitos outros espaços como esses e vale a pena procura-los para colocar no roteiro de viagem.