A Ilha da Madeira é um pequeno paraíso situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. Localizada em Portugal
, a região tem 740 quilômetros quadrados e oferece aos visitantes paisagens exuberantes, piscinas naturais incríveis e muita cultura.
Não há como negar que a Ilha da Madeira reúne belezas por toda sua extensão. Por lá, os turistas encontram cenários de montanhas, vales e penhascos. E para quem está pensando em fazer sua próxima viagem para o destino, saiba que há diversos pontos turísticos imperdíveis.
O que fazer na Ilha da Madeira?
Na capital, em Funchal , o turista encontra os principais pontos turísticos. Um deles é o Monte Palace, que oferece uma vista para a cidade e para o mar. Há também o Parque de Santa Catarina, o Jardim Botânico da Madeira, o Jardim Tropical Monte Palace e, para os fãs de futebol, vale incluir no roteiro também o Museu CR7, em homenagem ao jogador Cristiano Ronaldo.
No Mercado dos Lavradores, há a possibilidade de comprar frutas e flores exóticas. Além disso, os fortes São José, Nossa Senhora da Conceição e São Tiago também devem fazer parte da lista.
Em Câmara de Lobos, cidade vizinha, é a vez de conhecer o mirante mais famoso do destino: o Cabo Girão. O local contém uma parede rochosa de 580 metros debruçada sobre o oceano. Há também o skywalk , uma passarela com piso transparente.
A região também abriga o Curral das Freiras e o Estreito de Câmara de Lobos, onde se fabrica o vinho Madeira, a principal iguaria da região. A Ponta do Sol, por sua vez, é o lugar mais quente da ilha, perfeito para os turistas que querem curtir o calor e aproveitar um dia de sol.
Já na cidade de Calheta, os viajantes encontram casinhas que se perdem entre bananeiras e plantações de cana. A promessa é encontrar um cenário encantador . Os fãs de cultura podem também visitar o Centro das Artes “Casa das Mudas”, espaço em que acontecem exposições de arte, apresentações de peças de teatro, espetáculos musicais e outras atrações.
Outro município da Ilha da Madeira é Porto Moniz, localizado no noroeste, com piscinas naturais formadas por rochas vulcânicas onde o mar entra naturalmente. Ao lado, São Vicente conta com uma extensa área da Floresta Laurissilva, classificada como Patrimônio Natural da UNESCO. Também é lá que ficam as Grutas e o Centro de Vulcanismo, que exploram diversas passagens subterrâneas de origem vulcânica.
Santana está a quase uma hora de São Vicente e reserva os pontos mais altos de Madeira. Por lá, Pico Ruivo, Pico das Torres e Pico do Areeiro são ótimas opções para quem gosta de caminhar pela natureza. Na cidade, há casinhas típicas que chamam a atenção com formato triangular e revestidas de colmo (um tipo de caule).
Em Santa Cruz, é possível ver monumentos da época da colonização, como a igreja de São Salvador. Além disso, a praia do Garajau traz uma reserva natural ideal para a prática de mergulho e, ainda, o Aquaparque, único parque aquático da ilha.
Depois de conhecer todas essas atrações, o viajante terá percorrido 166 quilômetros de paisagens incríveis. Para isso, uma dica é alugar um carro e conseguir explorar a Ilha da Madeira , em Portugal , com total liberdade.