O retrato de vários destinos turísticos em filmes ou na mídia pode inspirar vários viajantes a visitar tais lugares. No entanto, é preciso ter em mente que muitos desses retratos podem ser incorretos e incompatíveis com a realidade, criando uma imagem falsa das cidades e de seus verdadeiros traços.

Leia também: Cinema e viagem: cidades e locais que foram cenários de filmes para você visitar

Los Angeles é um dos destinos turísticos que mais tem imagem incompatível com a realidade, com trânsito e sem drama
Divulgação/iStock
Los Angeles é um dos destinos turísticos que mais tem imagem incompatível com a realidade, com trânsito e sem drama


A discussão surgiu em um fórum de discussão na rede social Reddit, em que um usuário perguntou quais são as cidades que são incorretamente retratadas na mídia. Em resposta, diversos usuários, viajantes e também habitantes de cada cidade, compartilharam informações que discordam dos retratos midiáticos dos destinos turísticos, veja dez dessas cidades:

1. Los Angeles, Estados Unidos


“Programas de TV e filmes não mostram as pessoas ficando presas no trânsito durante muito tempo de suas rotinas diárias”, escreveu um usuário. Outro usuário acrescentou: “[Los Angeles] é retratada ou como uma cidade super legal ou como um cenário de crime, e não tem todo esse drama.”

Ao longo da discussão, Los Angeles foi mencionada outras vezes, com usuários destacando principalmente a questão do grande congestionamento pelas ruas da cidade.

Leia também: Conheça pontos turísticos de Los Angeles inspirados no filme "La La Land"

2. Tóquio, Japão


Sobre Tóquio, um usuário esclareceu muito acerca da capital do Japão: “Não é o refúgio de animes, como muitas pessoas pensam e nem a cidade miserável e chuvosa com luzes neon, onde todos andam na rua sem querer saber de ninguém. Eu não consigo expressar o quanto a cidade é limpa, e as pessoas são muitos fofas e gentis.”

O usuário também explicou que não existem muitas lojas abertas 24 horas por dia, como são retratadas nos filmes, e a cidade faz um bom trabalho para balancear prédios antigos com edifícios mais modernos, priorizando também o respeito a religião do país.

3. Cidades na África


Ao contrário de como aparecem na mídia, nem todas as cidades na África sofrem com a miséria e a pobreza, segundo um usuário. “Basicamente todas as cidades na África, acontece que nem todo mundo lá é super desfavorecido”, disse.

4. Londres, Inglaterra


“Estrangeiros acreditam que Londres é o lugar mais tipicamente britânico do país. A verdade é que é o mais distante possível de ser britânico, mesmo ainda se localizando no Reino Unido”, escreveu um usuário.

5. Chicago, Estados Unidos


Diversos usuários comentaram sobre Chicago, que é vista como um cenário de crimes, conflitos urbanos e violência. “Chicago não é uma zona de guerra, onde você precisa driblar balas perdidas todos os dias”, escreveu um internauta. Outro ainda acrescentou: “Contrário a crença popular, Chicago não é um banho de sangue sem fim”.

6. Washington DC, Estados Unidos


“Eles ainda mostram arranha-céus em filmes sobre Washington DC? Se sim, a cidade é um dos destinos [com imagem falsa]”, escreveu um usuário. Em resposta ao comentário, outro perfil respondeu explicando o caso, esclarecendo que é mais barato realizar gravações em Baltimore, cidade próxima a Washington DC, onde existem edifícios do tipo.

7. São Francisco, Estados Unidos


Um internauta pontuou sobre como a cidade é vista como agitada na mídia e nos filmes. “Ninguém entende São Francisco direito. A parte que realmente é agitada é relativamente pequena. Quando assisto alguma cena de filme em que aparece Chinatown [bairro em São Francisco] e aparece também algum prédio de cinco ou seis andares, eu imediatamente reviro os olhos”, escreveu.

8. Maioria das cidades no Canadá


Falando sobre destinos com a imagem falsa, um usuário mencionou que a maioria das cidades do Canadá são retratadas como se fosse outro país. “A maioria das cidades canadenses, eles estão sempre tentando passar [nos filmes] como se fosse algum lugar nos Estados Unidos”, disse. Outro ainda explicou que talvez isso aconteça por causa dos estereótipos de que o Canadá é um lugar cheio de gelo e neve.

9. Qualquer lugar na Austrália


“Qualquer lugar na Austrália que o filme americano está tentando reproduzir [é um dos destinos com imagem falsa]. De acordo com a maioria dos filmes, nós [australianos] vivemos em cabanas no deserto e não temos senso de moda ou de etiqueta. Isso é totalmente falso para a maioria do país, muitos vivem em centros urbanos ou cidades e subúrbios bem desenvolvidos”, esclareceu um usuário.

10. Nova York, Estados Unidos


Leia também: Conheça Nova York visitando os cenários de filmes e séries de sucesso

Por último na lista de destinos com imagem falsa, não poderia faltar Nova York, um dos grandes pólos turísticos dos Estados Unidos. Acontece que, como muitos usuários notaram no fórum de discussão, os retratos de Nova York são muito glamourizados quando comparados com a realidade. “Filmes e programas de TV mostram jovens nova-iorquinos sem empregos que moram em grande apartamentos-estúdios, sendo que a realidade é morar num armário”, escreveu um usuário, dando exemplo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!