É muito comum ouvirmos a seguinte pergunta quando dizemos que viajamos para a Ásia: “Vocês conseguiram comer por lá?”. Já até temos até a reposta pronta e é isso que vamos falar neste texto. A verdade é que a culinária asiática é muito rica e variada, e não se resume os famosos insetos e bizarrices que costumamos ver em programas de televisão. A verdade é que Singapura tem uma gastronomia muito rica e deliciosa.

Leia também: 5 atrações para incluir em seu roteiro de viagem para Florianópolis

Aprecie o melhor da gastronomia de Singapura
shutterstock
Aprecie o melhor da gastronomia de Singapura


Esse pequeno e recente país que fica ao sul da Malásia traz um cenário gastronômico muito amplo e com um conceito de comida de rua tão rico que lá são feitas até convenções internacionais sobre isso. Singapura é tão organizado nesse assunto que foram criados os chamados Hawker Centers, que são centros de comida de rua onde os comerciantes dispõem de uma estrutura para vender os seus produtos.

Mas afinal, o que se come nesse país? Aqui elencamos seis pratos típicos e muito saborosos para você não passar aperto quando visitar a cidade:

1. Carrot Cake

Carrot Cake sendo preparado na wok
Arquivo pessoal
Carrot Cake sendo preparado na wok


Traduzindo ao pé da letra significa bolo de cenoura, mas a última coisa que vemos no prato é bolo. O carrot cake é uma fritada de ovo com uma massa de arroz e cenoura, uma pitada de alho e rabanete. O preparo é bem simples e bem típico asiático. São colocados os ingredientes na wok, uma panela típica da região, e tudo é frito junto. Depois a massa é enrolada e fica parecendo uma panqueca. É uma delícia e sem ingredientes surpresas.

2. Chilli Crab

Esse é um dos pratos mais populares de Singapura
Arquivo pessoal
Esse é um dos pratos mais populares de Singapura

Dizem que o chilli crab é o prato mais típico do país, mas conversando com alguns profissionais locais de gastronomia, descobrimos que esse prato na verdade só é típico para turistas, apesar de ter sido criado na região e hoje ser considerado o prato nacional. Mesmo assim, vale a pena experimentar, principalmente quem gosta de frutos do mar.

O prato se trata de um caranguejo gigante cozido em um molho de tomate e molho de pimenta. Apesar do nome, não é muito picante. A ideia é comer com as mãos e se sujar mesmo. Inclusive, alguns restaurantes providenciam toalhas e luvas para o estrago não ser tão grande.

3. Kaya Toast

Kaya Toast é um alimento essencial no café da manhã de Singapura
Reprodução/Internet
Kaya Toast é um alimento essencial no café da manhã de Singapura


Esse é um item que nunca falta no café da manhã. Olhando, até lembra uma torrada com manteiga, mas o toque especial vem da kaya , uma geleia de coco deliciosa que, quando misturado com a manteiga, traz um sabor sensacional. É comum o kaya toast ser servido com ovos de gema mole e um copo de chá ou café. Essa é uma combinação muito simples, mas muito tradicional e de dar água na boca.

4. Satay, o Espetinho Asiático

O modo de preparo dos espetinhos é uma das partes mais interessantes
Arquivo pessoal
O modo de preparo dos espetinhos é uma das partes mais interessantes

Já essa é uma comida vendida ao ar livre, principalmente durante a noite. Existe uma rua bem típica chamada Boon Tat Street que é fechada a partir das 19h e por lá barraquinhas com churrasqueiras são montadas para a venda de espetinhos. O agito dura até de madrugada.

Para assar os espetinhos, eles usam óleo vegetam e um carvão bem quente. O churrasqueiro vai girando os espetinhos durante esse processo. São servidos espetinhos de carne, frango, carneiro e até frutos do mar.

Leia também: Turismo em Recife: Como aproveitar o melhor da praia de Boa Viagem

Os de carne lembram um pouco a kafta e vem acompanhado com um molho apimentado de amendoim. Confesso que a primeira vista ficamos com um pouco de receio de comer, mas depois percebemos que é muito saboroso.

5. Chicken Rice

O prato é típico, simples, barato e pode ser encontro com facilidade
Arquivo pessoal
O prato é típico, simples, barato e pode ser encontro com facilidade

Também um prato muito comum e típico de Singapura que pode ser encontrado em qualquer lugar, além de ser muito barato. Assim como a maioria dos pratos da região, o Chicken Rice combina simplicidade e sabor. Esse prato veio do sul da China para o país e se tornou um dos principais pratos nacionais.

Ah, ele também é consumido em outros lugares, como na Tailândia e no Vietnã. O preparo é bem simples: frango picado e arroz branco cozido no caldo do frango com um toque de gengibre e outras especiarias.

6. Char Siew

A carne tem uma mistura adocicada e salgada ao mesmo tempo, vale a pena experimentar
Arquivo pessoal
A carne tem uma mistura adocicada e salgada ao mesmo tempo, vale a pena experimentar


O Char Siew é um prato de tradição cantonesa que é preparado de uma forma muito especial por lá. Trata-se de uma forma de caramelização da carne de porco que ajuda a preservá-la. O prato é servido com a carne de porco temperada com um molho agridoce sobre uma porção de arroz. Essa combinação deixa a carne adocicada por fora e salgada por dentro. Vale muito a pena experimentar e saborear esse prato delicioso.

Bom preço e rapidez 

Uma característica em comum da maioria desses pratos é o preço. Tudo é muito barato, mas isso não quer dizer que é de baixa qualidade, muito pelo contrário, tudo é preparado com um alto nível, garantindo uma comida muito boa. Uma tradição asiática que também é presente no país é a rapidez; geralmente você esperar apenas dois minutos para receber um prato.

Quando você quiser programar uma viagem para o sudeste asiático, deve passar por Singapura e não deve ter medo de experimentar a culinária local. Podemos garantir que você será muito bem recebido, muito bem tratado. Além disso, irá comer muito bem, mesmo que seja na rua! Para saber mais dicas de viagem e destinos, acompanhe a coluna de Gisella e Fernando no iG Turismo .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!