Tamanho do texto

Julia Fraia e Vinicius Bustamante, colunistas do iG Turismo e do Perca a Novela, mostram detalhes das duas cidades litorâneas que vão te encantar

O Chile atrai turistas para sua capital, Santiago , que pode ser conhecida com uma bela caminhada , já que é praticamente toda plana. Também há o clima de montanhas e a neve na Cordilheira dos Andes . E o país também reserva surpresas no litoral, com as cidades de Valparaíso e Viña Del Mar

Vista do porto de Valparaíso
Arquivo pessoal
Vista do porto de Valparaíso

Passear pelo colorido de Valparaíso e aproveitar o mar em Viña Del Mar são as dicas da semana de Julia Fraia e Vinicius Bustamante, colunistas do iG Turismo e do Perca a Novela. As duas cidades litorâneas ficam a 130 km de Santiago. Elas são muito próximas uma da outra, ficam a apenas 9 km de distância. Mas apesar disso, são muito diferentes entre si:

Valparaíso é conhecida como a Jóia do Pacífico . Ela tem um porto, mas não tem praia. É formada por colinas, sendo que três delas são Patrimônio Cultural da Humanidade. A melhor coisa a se fazer na cidade é caminhar e se perder nessas três pitorescas colinas. Ali existem interessantes construções históricas e muito grafite pelas ruas. Gostamos muito de passear por lá!

Casinhas coloridas dão charme à cidade do litoral do Chile
Arquivo pessoal
Casinhas coloridas dão charme à cidade do litoral do Chile

No Chile, descubra as belezas de uma Patagônia quase desconhecida

A cidade também tem uma das casas de Pablo Neruda, poeta chileno e vencedor de um prêmio Nobel. Ele era um admirador do mar e tentava ficar perto dele. São três as casas do escritor, todas com temas náuticos. A de Isla Negra, mais um cidade costeira do país, a cama de Neruda está posicionada de maneira que de lá seja possível ver o oceano. Já as de Valparaíso e que fica em Santiago têm teto baixo e janelas arredondadas. 

Casas de Pablo Neruda no Chile fazem do visitante um navegante em terra firme

Vizinha Vinã Del Mar

Vinã Del Mar tem praias que atraem os moradores de Santiago e os turistas
Arquivo pessoal
Vinã Del Mar tem praias que atraem os moradores de Santiago e os turistas

O clima por aqui é completamente diferente. Depois das casinhas coloridas de Valparaíso, a paisagem em Vinã Del Mar muda para um balneário de moradores de Santiago que buscam uma diversão no final de semana: a praia. O local é banhado pelo Oceano Pacífico e já vamos avisando: a água é mesmo muito ge-la-da. Ainda assim, vale colocar ao menos o pézinho no mar! 

Passamos o final da tarde por lá, na praia de Reñaca. E depois subimos as Dunas Concón, que rendeu uma paisagem linda!

Enfim, um dia muito bom, com construções históricas em colinas, praia e dunas de areia!!

Dê play no vídeo pra ver como foi nosso passeio pelo litoral do Chile e conheça os detalhes de Valparaíso e Vinã Del Mar :)


_______________________________________________________________________________________________________

Vinicius e Julia: um casal que sai da rotina
Arquivo pessoal
Vinicius e Julia: um casal que sai da rotina

*O Perca a Novela  é um trabalho conjunto do casal paulistano Julia Fraia (32) e Vinicius Bustamante (29).

Apaixonados por explorar a própria cidade, viajar e conhecer coisas novas, em abril de 2015 criaram um canal para compartilhar as dicas e as coisas interessantes que encontram! Agora, eles estão também aqui no iG com seus vídeos e posts descontraídos, que instigam nossa vontade de sair da rotina e ir passear.