O mar do Mediterrâneo é banhado por diversos países que encantam os visitantes com suas paisagens e atrações turísticas. Diante disso, você já pensou em desfrutar de tudo isso e conhecer três destinos - Grécia, Itália e Montenegro - em uma única viagem? Basta optar por um cruzeiro pelo Mediterrâneo para tornar esse processo mais fácil.
Leia também: 3 países em uma só viagem: quais as vantagens de um cruzeiro pelo Mediterrâneo?
A vantagem de optar por um cruzeiro pelo Mediterrâneo é conhecer diversos pontos de uma só vez. Há diversas empresas que oferecem o serviço. A MSC Cruzeiros, por exemplo, é uma delas e, segundo a operadora, esse é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros.
O trajeto é feito pelo transatlântico MSC Magnifica. No roteiro desse navio, em especial, as escalas variam de seis a nove horas em cada destino. Veja mais detalhes da viagem:
O que visitar em cada lugar?
Katakolon - Grécia
Um passeio histórico é ir até Olímpia e explorar as ruínas arqueológicas dos antigos Jogos Olímpicos. Esta área foi escavada pela equipe de arqueólogos alemães no século XIX, quando inúmeros artefatos antigos foram encontrados. De acordo com a lenda, Olímpia foi construída por Zeus, o rei dos deuses gregos.
Lá, o hóspede tem a oportunidade de conhecer as ruínas do Templo de Zeus, o ginásio, o hipódromo e o estádio que foi construído com a capacidade máxima de 40 mil espectadores. Ainda é possível visitar o Museu de Arqueologia, inaugurado em 1982, e conhecer uma impressionante coleção de artefatos encontrados durante os trabalhos de escavação.
Dentre as exposições mais notáveis deste museu, estão as finas coleções de esculturas e artigos de bronze, bem como inúmeros artefatos de terracota e diferentes tipos de mosaicos. Este complexo também dispõe de uma livraria e de algumas lojas de souvenir. Uma sugestão é assistir a um típico show folclórico grego em um restaurante.
Santorini - Grécia
Santorini, ilha localizada no Mar Egeu, tem história e lugares interessantes para se visitar. O Vilarejo de Oia é um local de ruas estreitas e tradicionais igrejas brancas com cúpulas azuis, dignas de um cartão postal do Mediterrâneo. O vilarejo é famoso por estar localizado sobre um morro, o que proporciona uma vista impressionante do Golfo de Santorini.
Nas proximidades está uma vinícola onde os viajantes encontram tipos diferentes de néctares e podem provar alimentos típicos à base de queijo, pão, azeitonas e tomates. Todos são acompanhados por diferentes tipos de vinho.
A ilha grega de Santorini, local turístico popular em razão das praias incríveis, ambiente descontraído e um clima agradável, também é famosa pela cidade antiga de Akrotiri, situada no extremo sul da ilha – e um lugar imperdível para os passageiros.
Um povoado próspero durante a Idade do Bronze Minoica, a cidade foi soterrada por uma tremenda erupção vulcânica na metade do segundo milênio A.C. O manto de lava e cinzas que desceu sobre o povoado serviu para preservar o local, que inclui afrescos intocados, cerâmica, móveis, sistema avançado de drenagem e até alguns edifícios de três andares.
Piraeus - Grécia
Piraeus está perto de Atenas, com cerca de 15 minutos de distância. Dentre os pontos turísticos de Atenas estão o Templo de Zeus, a Acrópoles, um enorme sítio arqueológico que abriga o Teatro de Herodes Atticus, onde também é possível visitar o monumento Parthenon, edifício muito antigo, e o Erecteion, um templo utilizado para práticas sacras em honra à Deusa Atenas.
Outro passeio que pode ser feito é visitar o Canal de Corinto. Separando a península do Peloponeso da Grécia continental, o canal tem 6,4 km de extensão, apenas 21,3 metros de largura e foi escavado no nível do mar. No local, o viajante pode fazer um passeio de barco pelo canal e explorar suas peculiaridades.
Corfu - Grécia
Corfu é uma ilha que mistura cultura, história e uma espetacular natureza. Dentre os pontos turísticos a serem visitados estão o Palácio Acilleion, uma mansão de cor branca que serviu de residência para a Rainha Elizabeth da Áustria. Este palácio ricamente ornamentado fica situado entre belos jardins e tem vista para o mar.
Por lá, o viajante poderá passear pelos jardins repletos de flores e estátuas da clássica mitologia grega e apreciar o cenário da cidade de Corfu e também do mar. Outra atração que não pode ficar de fora é em Paleokastritsa, um dos locais mais famosos da ilha e muito apreciado pela sua beleza natural.
Leia também: Viagem mais barata: 5 dicas para conhecer a Grécia gastando menos
Nesse ponto turístico, é possível visitar o Mosteiro Bizantino da Virgem, ainda ocupado por uma comunidade de monges, e seu pequeno museu que exibe imagens bizantinas e relíquias religiosas. Esse local possui jardins s com belas baías de águas turquesas cristalinas.
Kotor - Montenegro
Kotor é uma das cidades medievais mais bem conservadas na região do Mediterrâneo, com estrutura assimétrica de suas ruas estreitas e praças, que abriga inúmeros monumentos medievais. Alguns dos pontos turísticos são o Museu Marítimo, a Catedral de St. Tryphon, do século XII, e a cidade de Perast, que desenvolveu a sua riqueza através do comércio marítimo.
A cidade é o exemplo mais significativo da arquitetura Barroca no litoral Montenegrino, que possui inúmeros palácios e casas luxuosas. Por lá, o viajante poderá visitar a Igreja de St. Nicola e a Igreja de Nossa Senhora da Rocha, localizada em uma ilha construída pelo homem no meio da belíssima Baia Boka.
Nessa região também é possível apreciar as vistas panorâmicas do litoral de Montenegro no Mar Adriático. O passageiro poderá ir até a estância de Buda, situada na chamada Budvanska Rivijera, que possui várias evidências arqueológicas e documentais que comprovam que Budva é o mais antigo assentamento urbano do litoral Adriático.
Também é possível explorar as muralhas desta antiga cidade, passear pelo simpático quarteirão histórico de Budvma e pelas suas ruas estreitas com suas inúmeras igrejas, cafeterias convidativas e uma série de lojas de souvenir.
Atividades para explorar dentro do navio
Além de todas as atrações turísticas de cada um dos pontos da viagem de cruzeiro , o viajante também pode desfrutar das atividades que são oferecidas pelo navio. Com capacidade para mais de 3,2 mil hóspedes, o MSC Magnifica conta com três piscinas, um amplo teatro, discoteca, cinema 4D, quatro restaurantes e mais de dez bares e lounges.
Há também clubes para crianças e adolescentes de diferentes idades. Além disso, o transatlântico também conta com o MSC Aurea SPA, salão de beleza da rede Jean Louis David e academia. Na área de esportes, o passageiro conta com quadra poliesportiva e pista de boliche.
Leia também: O que fazer nos navios da MSC Cruzeiros? Boliche, MasterChef, Fórmula 1 e mais
Qual o valor para fazer um cruzeiro pelo Mediterrâneo?
O embarque para fazer um cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo pode ser realizado nos portos de Veneza ou Bari, na Itália. O MSC Magnifica realizará esse roteiro semanalmente até novembro de 2019. A saída em 17 de novembro, por exemplo, está a partir de R$ 1.699,00 + taxas por pessoa, com embarque em Veneza.
Leia também: Malas, documentos e mais: prepare-se para encarar um cruzeiro sem problemas
O valor citado anteriormente do cruzeiro pelo Mediterrâneo inclui apenas o cruzeiro, que tem o seguinte itinerário Veneza (Itália), Bari (Itália), Katakolon (Grécia), Santorini (Grécia), Pireus (Grécia), Corfu (Grécia) e Kotor (Montenegro).