
Com uma dívida de R$ 429 milhões, a VoePass, a antiga Passaredo, entrou com pedido de recuperação judicial na Justiça de Ribeirão Preto na terça-feira (22). A companhia culpa a LATAM pela piora da sua situação financeira.
A LATAM, por sua vez, divulgou nota sobre a situação da VoePass. ( Leia nota no final deste post).
Segundo consta no pedido apresentado à Justiça, a VoePass alega que a crise se agravou após acidente em Vinhedo (SP), em agosto do ano passado, quando 62 pessoas morreram. Em 11 de março deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil ( ANAC) proibiu a VoePass de operar alegando falta de segurança operacional.
Até março deste ano a VoePass atendia 16 cidades em parceria com a Latam . Fundada há 30 anos, a VoePass é a empresa aérea mais antiga do Brasil. Somente no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a VoePass tem 20 slots (autorizações de pousos e decolagens).
Demissão em massa
No dia 15 de abril, a VoePass realizou uma demissão em massa de pilotos, comissários, mecânicos e funcionários dos aeroportos. Até março deste ano, a companhia empregava diretamente cerca de 800 pessoas. O passivo trabalhista da VoePass, conforme consta no pedido de recuperação judicial, é de aproxidamente R$ 43 milhões, referentes a 400 processos.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou na semana passada que a VoePass poderá ser incorporada a outra companhia. “Ela está dialogando com empresas do Brasil e internacionais. Quem sabe possa ocorrer essa incorporação”. A revelação foi feita em entrevista ao podcast No Olho do Furacão, apresentado por Magno Martins.
O ministro Silvio Costa Filho informou que, na primeira semana de maio, deverá ser realizada uma reunião com a direção da companhia para apresentação de um plano estratégico de fortalecimento da VoePass.
Leia nota da Latam sobre o acordo com a VoePass
São Paulo, 23 de abril de 2025 – A LATAM Airlines Brasil reforça que o término da parceria comercial com a VoePass foi motivado principalmente pelo acidente ocorrido no voo 2283, operado pela VoePass em 9 de agosto de 2024.
A LATAM ressalta também que a VoePass não possui Certificado de Operador Aéreo (COA), conforme suspensão determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Essa suspensão a impede de operar voos de transporte de passageiros, o que reforça as justificativas da rescisão contratual.
A LATAM Airlines Brasil repudia veementemente a injuriosa afirmação da VoePass sobre a responsabilidade atribuída a ela em relação à crise financeira da empresa.