Acervo pessoal

Em nossa última matéria aqui na coluna “Aventureiros” , já havíamos falado um pouco do início da nossa viagem, que foi pela Bélgica, visitando Bruxelas  e Bruges, e também pela Alemanha , numa visita à Colônia. Mas, como falamos, era só o começo. Destes destinos fomos rumo à França para visitar, o que seria a cereja do bolo dos mercados de Natal, a cidade de Estrasburgo.

Se você não sabia, Estrasburgo é considerada a capital do Natal na Europa. Título esse de grande peso, mas que a cidade sustenta com muita tranquilidade. Afinal, por lá a magia acontece e você até acredita em Papai Noel! Tanto é que a gente ficou tão emocionado que resolvemos comprar um Papai Noel por lá, pagando 27 euros, para decorar a nossa casa.

Papai Noel comprado por Franklin David e Vitor Vianna no Natal
Acervo pessoal

Chegamos em Estrasburgo à tarde e, como em todos os lugares por aqui, fizemos tudo a pé, afinal, a cidade é pequena e os pontos de interesse (turísticos), são próximos uns do outro.

Pegamos um hotel bem em frente à estação de trem, que ficava a cerca de 10 minutos da praça Kleber, a mais tradicional de Estrasburgo, onde concentra-se o maior número de pessoas no mercado de natal.

É na Praça Kleber onde fica o famoso Pinheirinho, que de pinheirinho não tem nada, pois trata-se de um pinheirão que de tão alto exige que você olhe totalmente para cima. Ele é lindo e conta com uma iluminação musical. A cada 1h o pinheirinho apresentava um show de luzes ao som de canções natalinas. Lindo de ver!

Da Praça Kleber fomos até a monumental e imponente catedral de “Notre Dame”, onde também estava tendo outro mercado de Natal. Na verdade era o mesmo mercado, é que diferente de outros destinos, como Colônia em que visitamos três mercados de Natal, Estrasburgo considera ter um único mercado de Natal, mas que fica espalhado no entorno da catedral.

A cidade de dia já encanta com sua beleza, mas à noite ela se torna um espetáculo neste período natalino, pois a decoração é perfeita. Agora falando da comida, a nossa recomendação aos nossos clientes que viajam conosco é que experimentem as comidas típicas dos mercados, afinal, elas são deliciosas e muitas encontradas apenas nesta época de Natal.

Colmar

No dia seguinte aproveitamentos para descansar uma pouco mais, afinal de contas, tanto o comércio local quanto os mercados de natal só abrem às 10h. E então, em um bate e volta, fomos para a cidade de Colmar, que fica a apenas 30 minutos de trem (lembram que ficamos hospedados em frente à estação de trem? Pois bem, era só atravessar a rua para chegar lá e pegar nosso trem rumo à Colmar).

Franklin David no Natal
Vitor Vianna no Natal
Franklin David e Vitor Vianna com canecas natalinas
Papai Noel comprado pelo casal
Franklin David
Franklin David e Vitor Vianna no Natal

Decidimos pegar o trem de 12h, pois iríamos ficar até a noite. E assim como Estrasburgo, a cidade de Colmar também pertence à região da Alsácia, e Colmar está no lado exato onde a Disney se inspirou para fazer a cidade da Bela, do filme “A Bela e a Fera”.

Colmar é uma das cidades mais lindas que já visitamos, com suas casinhas todas em estilo enxaimel. Ela foi uma cidade que já pertenceu à Suécia, à Alemanha e hoje à França, ou seja, você irá encontrar muitas referências destes países por lá. Enfim, uma cidade encantadora. A impressão que nós tínhamos é que encontraríamos o Papai Noel a qualquer momento por lá.

Munique

Voltamos para Estrasburgo e no próximo dia pegamos nossas malas rumo a cidade de Munique, na Alemanha, a cidade da Oktoberfest . E por este motivo, já dá para imaginar que os mercados de Natal, assim como os de Colônia, são regados à muita, mas, muita cerveja, desde a sua abertura (às 10h da manhã até o seu encerramento, às 22h).

E, apesar de Estrasburgo (França) ser considerada a capital do Natal na Europa , foi em Munique que surgiu o primeiro mercado de Natal no século 14. Por lá, ficamos uma noite apenas e no período da manhã fizemos alguns atrativos turísticos, como a visitar a catedral da cidade, conhecida como Fauenkirche, a praça principal onde tem a prefeitura (e o maior mercado da cidade), que é a Marienplatz. Ainda visitamos o espaço onde acontece a Oktoberfest, mas que não tinha mercado acontecendo.

Dicas valiosas para uma viagem de trem pela Europa

Munique foi a cidade de parada para seguirmos rumo à Viena, na Áustria. E aí vai uma dica: ao organizar a sua viagem de trem pela Europa, você precisa ficar ligado em vários fatores como a distância entre as cidades, se realmente vale a pena ir de trem, se existe uma ou mais conexões entre os lugares, etc.

No nosso caso, para irmos para Estrasburgo, preferimos parar em Munique porque desta forma a viagem para Viena ficou menos cansativa. De Munique para a capital da Áustria pegamos um trem direto com cerca de 5 horas de viagem; foi o período mais longo de deslocamento neste roteiro. Chegamos em Viena por volta de 23h e fomos direto para o hotel.

Diferente das outras cidades, a estação de trem de Viena é a única que não fica perto das atrações turísticas, sendo assim, tivemos que pegar um táxi até o hotel. Ficamos hospedados bem em frente à praça principal da prefeitura, a Rathausplatz, onde tem o mercado mais famoso e icônico da cidade.

Viena

No dia seguinte, fizemos um tour a pé pela cidade levando nossos clientes a vários lugares, como o Parlamento, o Museu de História Natural, o Museu de História da Arte, o Palácio Hofburg, o Museu da Imperatriz Sisi, a Ópera de Viena, a Catedral Santo Estevão e muito outros.

Para quem não conhece, além de muita história, Viena tem uma arquitetura que é algo fora do normal e de encher os olhos. Um dos destinos mais ricos que passamos.

Agora, voltando a falar dos mercados de Natal, aproveitamos o nosso segundo dia em Viena para nos jogar neles. Temos que dizer que Viena disputaria numa boa com Estrasburgo o título de capital do Natal na Europa, porque a decoração é de tirar o fôlego.

Sabe os filmes natalinos que passamos a infância inteira vendo? São iguais! Diria que até melhores pessoalmente. Como já havíamos adiantado, a praça da prefeitura (Rathausplatz) tem o melhor e mais importante mercado de Natal.

Lá você vai encontrar uma gigantesca pista de patinação, um carrossel lindo, uma árvore que pertence à praça cheia de corações que acendem e apagam trazendo o mais puro romantismo, roda gigante, chalés de artesanato, muita comida e bebida boa.

E por falar em bebida, aí vai mais uma dica! Não deixe de provar o vinho e chocolate, ambos quentes. Eles são vendidos em canecas temáticas de cada destino, por toda a Europa. E ao comprar a caneca, você pode usá-la durante todo o mercado de Natal, pagando apenas o refil da bebida que escolher. O Vitor e eu compramos uma em cada destino e além delas terem sido úteis, ainda serão usadas como decoração em casa.

Franklin David e Vitor Vianna com as canecas natalinas

Bratislava

O dia seguinte foi o momento de nos despedirmos dos nossos clientes no aeroporto de Vienna, que estavam voltando para o Brasil, e dali fomos direto para Bratislava, na Eslováquia. Acredite se quiser, mas pegamos um ônibus e em 40 minutos saímos de um país para outro. Podemos dizer que Bratislava não nos prometeu nada, mas entregou tudo.

Fizemos um bate e volta e ficamos apaixonados com a cidade. Por lá visitamos a Igrejinha Azul, que tem uma história incrível (e que merece uma matéria só dela futuramente), a catedral de St. Matin e o centro histórico de Bratislava, na Praça Antiga, onde estava o mais famoso mercado de Natal. Um mercado menor do que todos que vimos ao longo da viagem, mas charmoso e bem convidativo.

Acha que acabou? Claro que não! Voltamos de Bratislava para Viena, mas ao invés de voltar para o Brasil, resolvemos pegar um voo e dar um pulinho em Londres , que apesar de não fazer mais parte da União Europeia, é um lugar que a gente ama e está ali do lado.

Londres

Chegamos já muito tarde em Londres, mas já havíamos decidido de que ficaríamos ali os próximos dois dias. Para nossa surpresa o dia seguinte amanheceu com chuva, o que não foi suficiente para acabar com nossa animação.

Saímos com guarda-chuva na expectativa de sentir a vibe natalina inglesa e, cá entre nós, foi decepcionante inicialmente. Algumas ruas nem enfeites tinham, outras tinham, mas era uma decoração preguiçosa, então, sem acreditar muito no que estávamos vendo, continuamos andando até a região do Big Ben e as proximidades.

Foi exatamente aí que veio a surpresa e passamos a encontrar a vibe natalina e toda a decoração que esperávamos, que na verdade tínhamos visto no filme “Last Christmas” (que se passa em Londres e que é um dos nossos preferidos), responsável pela nossa expectativa. Aliás, se não assistiu esse filme, assista!

Entre os nossos programas favoritos em Londres está caminhar por suas ruas movimentadas, entrar nas várias lojas de todos os tipos, ver a diversidade de pessoas, tudo sem muita pressa, como se tivéssemos total controle do tempo ou como se ele não fosse passar.

Nessa nossa caminhada, passamos por lugares como o Big Ben, a London Eye, a estação King's Cross, que é cenário de "Harry Potter", a Phoenix Garden, onde foram gravadas muitas cenas do filme Last Christmas, e muitos outros lugares.

Os mercados de Natal de Londres também não ficavam atrás de outros lugares que visitamos. Por toda a parte desta região da cidade que citamos existiam mercados, mas o destaque vai para o mercado de Natal na Praça Piccadilly Circus, grande e com muitas opções de comida, bebidas e lembrancinhas.

Os nossos dois dias em Londres foram muito divertidos e com momentos a serem eternizados. E agora sim, você deve estar achado “eles vão voltar pra casa”. É, poderia ser se não fôssemos um aquariano e um escorpiano juntos, querendo viver intensamente.

Paris

Saímos de Londres e fomos pra Paris, na França, de trem. O motivo? Paris é um dos lugares que tanto eu, Vitor, quanto o Franklin, moraríamos. Adoramos a vibe da cidade e tínhamos ido duas vezes só esse ano, mas não era Natal, então escolhemos ir pela terceira vez.

Paris estava mais iluminada do que de costume pelo Natal, com as ruas mais cheias e com um mercado de Natal ao lado da Torre Eiffel, que foi o mercado que escolhemos para ficar. Tem noção?

Vivemos a magia do Natal aos pés de um dos atrativos turísticos mais famosos do mundo e, na nossa humilde opinião, um dos mais bonitos. A "Dama de Ferro" tem um charme que não dá pra explicar. Ter deixado Paris por último foi realmente fechar com chave de ouro. O Louvre, a Champs Elysées, o Jardim das Tulipas… tudo estava lindo, romântico, apaixonante.

Acervo pessoal

O Natal já passou, mas, diante de tantas experiências, nossos corações estão transbordando amor, magia e desejamos para você que nos prestigia aqui, tudo o que há de melhor, boas festas e um 2024 repleto de realizações.

Aliás, se uma de suas metas para 2024 for passar o Natal na Europa, está superconvidado(a) a se aventurar com a gente por lá, pois lançaremos em breve o pacote na nossa agência de viagens. Fique ligado!

Conheça o  iG Cruzeiros , novo serviço para compra de pacotes de viagens.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais:   InstagramX (Twitter)Facebook   e   Comunidade no Whatsapp.