
O lançamento do Plano Brasis (Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027) marcou um novo momento para o turismo capixaba e foi celebrado como um sucesso por autoridades, empresários e representantes do trade durante o ESTour, na capital Vitória.
A iniciativa, construída em parceria entre Embratur, Sebrae/ES e Governo do Estado, representa um avanço estratégico para ampliar a presença do Espírito Santo no mercado internacional e atrair novos turistas estrangeiros.
Leia também: Convento da Penha: fé, paisagem e emoção no Espírito Santo
Baseado nos dados da Embratur para 2025, o plano organiza a promoção internacional por níveis de mercado, com ações táticas de 90°, 180° e 360°, de acordo com a maturidade de cada país emissor.
Entre os mercados consolidados estão Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Já países como Estados Unidos, França, Portugal e Reino Unido entram no eixo de promoção integral, com estratégia de 360 graus. O modelo também contempla mercados em crescimento e de oportunidade, como Canadá, México, China e Japão.
Diversidade turística
Presente no lançamento, o governador do Espírito Santo Ricardo Ferraço (MDB) reforçou a importância do momento para o fortalecimento do setor e destacou a diversidade turística capixaba como um diferencial competitivo.

Em tom de convite, o chefe do Executivo estadual ressaltou a pluralidade de experiências oferecidas pelo estado.
A expectativa é a melhor possível. O Brasil inteiro está conhecendo no detalhe a experiência de viver o Espírito Santo, nas montanhas, nas praias, na nossa cultura e na nossa gastronomia. O Brasil que dá certo é aqui. Quem ainda não conhece o Espírito Santo precisa vir. Temos praias maravilhosas, montanhas, ecoturismo, turismo de aventura, patrimônio histórico e uma gastronomia única. Só tem uma moqueca: a capixaba Ricardo Ferraço, governador
Também durante o evento, o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, destacou que o lançamento representa um marco dentro de um novo ciclo de desenvolvimento para o setor no estado.
Estamos vivendo um novo ciclo de desenvolvimento do turismo capixaba. O ESTour é o maior salão de turismo já realizado no Estado e representa um ponto de chegada do nosso projeto, mas também um ponto de partida para tantos outros desafios que temos pela frente. Pedro Rigo, superintedente do Sebrae
Ainda segundo ele, o planejamento de médio e longo prazo é essencial para consolidar o Espírito Santo entre os grandes destinos turísticos nacionais.

Rigo enfatizou que o objetivo é colocar o Espírito Santo nas prateleiras das principais agências de viagens do Brasil, o que já estaria acontecendo na prática.
As autoridades presentes ressaltaram que o lançamento do Plano Brasis reforça a estratégia de internacionalização do turismo do Espírito Santo, integrando ações entre governo federal, estado e iniciativa privada.
A expectativa é de impacto positivo na economia, com fortalecimento da hotelaria, gastronomia, eventos, turismo religioso e negócios locais.