O feriado de Corpus Christi será no próximo dia 30, uma quinta-feira. Um feriado prolongado é sempre uma oportunidade para viajar e curtir com a família e amigos, ou mesmo aproveitar para descansar em um destino mais tranquilo.
O iG Turismo listou alguns destinos, dentro e fora do Brasil, ideais para quem deseja passar o feriadão longe de casa. Lembrando que este é o último feriado prolongado (nacional) do ano, até o Natal. Confira a nossa lista e aproveite!
Mato Grosso do Sul - Bonito
Conhecida como a “Capital brasileira do ecoturismo”, Bonito é uma excelente opção para visitar no feriado prolongado, especialmente durante o outono, que marca a baixa temporada, época em que os passeios contam com tarifas mais baratas, o que representa uma boa economia.
Vale ressaltar a questão do clima: há menor incidência de chuvas nos meses de outono e inverno, diminuindo as chances de o tempo atrapalhar ou até interromper os passeios. Com menos chuvas, as águas ficam muito mais cristalinas, uma boa vantagem para quem deseja fazer a flutuação, uma das principais atividades da região.
Mesmo entre o outono e o inverno, Bonito tem dias ensolarados com uma temperatura média de 25ºC. Alguns dos destaques para a atividade são os Rio da Prata, o Rio Sucuri, o Aquário Natural e o rio da Nascente Azul, que, nos dias mais frios, fica coberto por uma névoa que transmite um visual mágico graças à diferença entre a temperatura da água e do ambiente.
São Paulo - Campos do Jordão
Já estamos chegando ao final do outono, prestes a iniciar o inverno, mas o clima quente e seco ainda é predominante em quase todo o país. Para quem busca fugir do calorão, a cidade de Campos de Jordão, localizada no Vale do Paraíba, em São Paulo, e uma boa opção.
Em meio à cadeia montanhosa da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão está a 1.6 mil metros de altitude, a cidade mais alta do Brasil, por isso a temperatura local é mais fria em relação às grandes cidades - a cidade costuma registrar máxima de 24°C, com mínima de 11°C durante a noite.
Santo Antônio do Pinhal
Outro destino em São Paulo é Santo Antônio do Pinhal, também localizada na Serra da Mantiqueira, a apenas 172 km da capital. A cidade é ideal para quem pretende fugir da agitação e prefere uma opção mais calma, em comparação com a vizinha Campos do Jordão, que fica a apenas 15 minutos de carro.
O centro da cidade possui arquitetura com traços da cultura europeia e oriental, comunidades presentes na região. Os turistas podem visitar a igreja da Matriz, Mirantes e a fonte de Santo Antônio, com bica de água fresca que desce das montanhas. Outra opção são as diversas lojinhas do centro da cidade com lembrancinhas, artesanato local, roupas, móveis com design requintados e obras de arte.
Como suas principais atrações estão ligadas à natureza, os visitantes podem fazer trilhas com diversos graus de dificuldade, conhecer bosques, rios, cachoeiras e nascentes, sendo a principal delas a Cachoeira do Lajeado. Mas, sem dúvida, o Pico Agudo é cartão postal e um passeio indispensável, de onde é possível admirar as montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e do Vale do Paraíba.
Outra opção interessante é conhecer a antiga Estação de trem Eugênio Lefèvre, ainda em atividade, tomar um delicioso café e provar o famoso bolinho de bacalhau. A poucos metros da estação, também dá para visitar o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, com vista panorâmica para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé.
Minas Gerais - Capitólio
Assim como em Bonito, maio e junho representam uma época com baixa incidência de chuva, deixando tudo em condições ideais para conhecer e aproveitar todas as belezas naturais da região.
Capitólio está localizada às margens do Lago de Furnas e oferece atrações como trilhas por dentro d’água, lagos esverdeados, piscinas naturais exuberantes, e muito mais.
+ Destino dos famosos: a vastidão do ‘mar de Minas Gerais’ em Capitólio
Um dos principais cartões postais da cidade é o Mirante dos Cânions, em que se pode ter uma dimensão do tamanho do Lago de Furnas. Localizado à beira da MG-050, é de fácil acesso aos visitantes, dando uma visão privilegiada da grande represa esmeralda. O feriadão é uma ótima oportunidade para aproveitar com calma todos os passeios disponíveis.
Destinos Internacionais
Argentina
A Argentina é um dos países mais visitados por brasileiros devido à sua proximidade e, atualmente, sua moeda desvalorizada em comparação ao Real - uma ótima oportunidade para compras.
O país conta com diversas opções de lazer, indo desde a sua rica cultura, até sua tradicional gastronomia. Entre os principais destinos da capital, Buenos Aires, estão a Praça de Maio, o bairro Palermo, o Museu de Arte Latino Americana, o Jardim japonês, além do Hipódromo de Palermo.
Vale lembrar que, desde o início do governo do presidente Javier Milei, o país oferece uma série de restrições para a entrada de brasileiros, como passagem de volta e dinheiro o suficiente para o período em que se pretende permanecer no território argentino.
O ideal é levar um cartão internacional, por ser uma forma mais segura e prática do que levar o dinheiro em espécie.
Colômbia
Assim como a Argentina, a Colômbia é um ótimo destino para brasileiros por ser um país onde o Real é mais valorizado do que a moeda local. Além disso, o país tem paisagens que encantam turistas de todo o mundo, com cidades repletas de monumentos históricos e culturais, montanhas, florestas e paisagens paradisíacas das praias do Caribe.
A capital Bogotá é uma cidade cheia de cultura e também história, ao apresentar um contraste entre o passado colonial e o século 21. Lá, é possível ter essa percepção em um passeio pelo bairro La Candelaria, no centro histórico, enquanto o centro comercial tem uma arquitetura mais moderna. Entre os seus principais pontos turísticos estão Museo Botero, Museo del Oro, Catedral de Sal de Zipaquirá e a Zona T.
Para quem não dispensa uma praia, a dica é ir para Cartagena das Índias, que, além de ser um destino histórico, como a Cidade Amuralhada, sua parte mais antiga. Lá se localiza grande parte dos pontos turísticos e é uma parada obrigatória de visita quando se vai à cidade colombiana.
+ Destino dos Famosos: Cartagena, o destino caribenho colombiano
Já San Andrés é uma pequena ilha com cerca de 26 km², que se destaca por ter uma rica diversidade de vida marinha, com águas multicoloridas e cristalinas que são um verdadeiro convite para mergulhadores de todo o planeta.
Apesar de pequena, é a maior entre um grupo de ilhas paradisíacas localizadas a cerca de 750 quilômetros ao norte da Colômbia, que foi declarado pela Unesco como patrimônio de preservação ambiental conhecido como "Seaflower Biosphere Reserve", no início dos anos 2000. A área cobre cerca de 10% do mar do Caribe, com mais de 300 mil quilômetros quadrados.
Chile
O país conta com uma rica diversidade de paisagens, indo de desertos, a praias e montanhas. A capital Santiago está entre os destinos mais populares entre brasileiros e conta com várias atrações, como parques, museus e feiras de artesanato. Para os amantes do vinho, é possível realizar passeios para conhecer as vinícolas da região.
+ Veja o que fazer em Santiago em 3 dias: um roteiro com as principais atrações
Outro destino para conhecer é o Atacama, um deserto localizado a uma altitude de mais de 4 mil metros, ao norte do Chile, próximo à fronteira com o Peru. É uma das regiões mais áridas do planeta e possui aproximadamente mil quilômetros de área.
Suas paisagens contam com montanhas e vulcões, dunas, lagos, piscinas naturais e águas termais. Para quem gosta de praia, Viña del Mar pode ser uma ótima alternativa para visitar.
+ Deserto do Atacama: paisagens deslumbrantes na região mais árida do planeta
Conheça o iG Cruzeiros , novo serviço para compra de pacotes de viagens.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp