Deserto do Atacama: paisagens deslumbrantes na região mais árida do planeta

Localização

O Deserto do Atacama fica no norte do Chile, próximo à fronteira do Peru. É a região mais árida da Terra e possui aproximadamente 1000 km de área. Também é o deserto mais alto do mundo, com pontos que chegam a 4 mil m de altitude.

Vinicius Henrique / Unsplash

Como chegar?

Após chegar ao Chile, existem duas opções de acesso ao Deserto do Atacama: San Pedro de Atacama ou Calama. A primeira cidade é mais próxima, enquanto a segunda é um pouco mais distante.

Danilo Alves / Unsplash

San Pedro do Atacama

San Pedro do Atacama é uma pequena cidade, com cerca de 6 mil habitantes. Situada no centro do deserto, tem vários hotéis e pousadas para receber os viajantes.

Vinicius Henrique / Unsplash

Piedras Rojas

A região em que se encontram as Piedras Rojas é uma ambiente rodeado pela natureza selvagem. Por conta da oxidação do solo, o chão e as pedras adquiriram um tom avermelhado.

Diego Jimenez / Unsplash

Lagunas Altiplânicas

As Lagunas Altiplânicas são lagoas situadas a mais de 4.200 m de altitude. No Deserto do Atacama existe uma enorme variedade delas, porém as mais populares são a Miscanti e a Miniques.

Lucas Rizzi / Unsplash

Salar de Tara

O Salar de Tara é repleto de dunas, montanhas, lagunas e rochedos, formando uma bela paisagem do deserto de sal. Está situado a mais de 4.400 m de altitude, e apresenta algumas formações rochosas emblemáticas, nomeadas de Monges de Pacana.

Jorge Fernandez Salas / Unsplash

Lagunas Escondidas de Baltinache

A concentração de sal presente nas lagoas do Atacama é tão grande que impede que as pessoas afundem. Por isso, o maior atrativo do local é a possibilidade de flutuar nas águas das Lagunas.

Benjamin Gremler / Unsplash

Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Valle de la Luna e Valle de la Muerte estão entre os destinos mais buscados pelos turistas. As duas regiões são próximas e estão situadas a 17 km de Santiago do Atacama. A composição geológica de gesso, argila e sal formam um belo cenário.

Neonbrand / Unsplash

Geysers del Tatio

Os gêiseres são vapores de água fervente que saem do chão. O melhor horário para conhecê-los, no entanto, é durante a madrugada, quando a quantidade de vapor é mais elevada.

David Vives / Unsplash

Laguna Cejar

A próxima lagoa é a Laguna de Cejar, que apresenta 40% de sal na composição. Como a temperatura da água é gelada, o melhor momento para visitá-la é durante o verão.

Pablo Garcia / Unsplash