Caraíva
Leonardo Barreto
Caraíva

A vila de  Caraíva, localizada em  Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, no extremo sul do estado da Bahia, é um destino inesquecível e cada vez mais desejado. Além das belas praias, um centrinho encantador e comidas deliciosas, o local ainda fica a poucos quilômetros da Reserva Porto do Boi, onde o turista pode visitar a aldeia indígena e vivenciar uma experiência completamente única.

Caraíva é cheia de história, afinal, é o vilarejo mais antigo do Brasil, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além disso, é bela, não só por suas casas e estabelecimentos coloridos, mas pela população, de sorriso fácil e alegria genuína.

As ruas de areia e a iluminação amarela ao anoitecer torna a vila ainda mais charmosa. A experiência gastronômica, com drinks e comidas típicas da região, também são um dos pontos altos da vila. 

Este ano, o vilarejo recebeu 11 jornalistas do Brasil,  Argentina, Uruguai, PortugalMéxico que participaram da press trip e-mundi. O grupo conheceu o Centro Histórico, a Passarela da Cultura e a estrutura de hotelaria, que é uma das mais encantadoras do país.

“Este lugar é excepcional, tem uma vibração especial, onde as pessoas são amáveis e alegres”, afirma Eduardo Dina, do jornal mexicano El Universal.

Uma das características importantes da vila é a preservação ambiental e social. Lá, não há carros, motos, faróis, ônibus ou metrô. O transporte é feito por barcos, canoas, carroças, lanchas ou buggys. 

A vila é sinônimo de descanso durante o dia e agitação durante a noite. Isso porque há casas de forró e de samba que deixam a vida noturna mais animada.

Outra característica do vilarejo são as praias. Em uma delas, na Praia da Barra, há o encontro do rio Caraíva com o mar, uma paisagem que, por foto, é linda, e pessoalmente, encantadora.  

Há também a Praia do Satu, uma das mais bonitas da região. Ela fica a cerca de 4 km da vila e é composta por muitos coqueiros, piscinas naturais e superprivada. Para chegar até ela é preciso realizar o percurso de barco e depois seguir por um trecho a pé.


Reserva Porto do Boi

A cerca de 30 minutos de barco de Caraíva há a reserva Porto do Boi, que abriga aproximadamente 30 pessoas da etnia Pataxó. A viagem até a aldeia já é uma experiência gratificante por si só. Os mangues altos e as vitórias-régias marcam a ida e a volta.

Na aldeia, a experiência é intensa, as atividades envolvem banho de ervas, pintura corporal, danças típicas, degustação de comidas próprias da aldeia, além de conhecer mais da história da cultura indígena pataxós.

Para chegar na reserva, há dois jeitos: barco ou canoa e depois atravessar uma pequena trilha dentro Mata Atlântica. A outra opção é de buggy. No local, ainda é possível participar dos rituais e levar uma lembrancinha artesanal feita pelos próprios indígenas moradores da aldeia.

A visitação ocorre de segunda a sexta-feira e aos sábados pela manhã. O ingresso para conhecer a aldeia está entre R$ 170 a R$ 190 por pessoa.

Agora você pode acompanhar o  iG Turismo também no Instagram e no  Facebook!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!