Uma passageira chamada Cassidy, que estava sentada próxima à janela de um avião, flagrou o exato momento [assista ao vídeo abaixo] em que uma mala extraviada estava circulando sozinha, em alta velocidade, na área de embarque onde os aviões ficam estacionados dentro do aeroporto à espera dos viajantes. Ela não compartilhou em qual país isso aconteceu, mas é possível notar que chovia muito naquele momento e a mala estava sendo empurrada pela ventania.
Ao todo, o vídeo foi visto por mais de 3 milhões de pessoas somente na conta de Cassidy no TikTok, mas as imagens circularam por outros perfis tanto da mesma rede social quando do Instagram. O post original recebeu 4,8 mil comentários em apenas seis dias, a maioria deles fazendo piadas com o ocorrido ou mesmo turistas dizendo que essa poderia ser sua mala perdida.
"Honestamente, se minha mala está perdida, esta é a única razão aceitável", escreveu uma internauta. "Como é? Minha maleta saiu andando sozinha?", ironizou outro. "Eu assistindo o ícone do meu Apple AirTag se movendo para longe do táxi", disse outro. "Não consigo não imaginar uma pessoa ao lado da esteira do aeroporto esperando pela mala", lamentou mais uma.
Existem algumas dicas importantes para garantir a segurança sobre suas malas e, caso ela se perca, para reavê-las (leia o texto completo aqui) como anotas suas informações de contato em uma etiqueta, guardar os comprovantes e ter um seguro de viagem.
O número de bagagens extraviadas em aeroportos do mundo todo quase dobrou de 2021 para 2022. A conclusão foi apontada na pesquisa da Sita, empresa especializada em tecnologia para a indústria da aviação. Segundo o relatório, o aumento significativo ocorre após anos seguidos de queda de casos, e se deve a diversos fatores como escassez de funcionários e superlotação em aeroportos após a flexibilização pandemia da Covid-19.
O índice de malas extraviadas a cada 1 mil passageiros em 2022 foi de 7,6% - número 74,7% superior ao registrado em 2021. Do total, 80% dos casos de extravio ocorreram devido atrasos, o que significa que tais malas se perderam ao longo do caminho, mas foram encontradas e entregues aos donos. Os casos de itens perdidos ou roubados das malas representaram 7% do total. Já as bagagens que foram danificadas somaram 13%.
Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!