Embora não seja uma experiência agradável, a turbulência é uma parte normal e às vezes inevitável de um voo. Contudo, a frequência de turbulência tende a aumentar devido as mudanças climáticas.
A turbulência é causada pelo cisalhamento do vento – uma variação na velocidade e direção do vento que ocorre em uma curta distância na atmosfera. Quando um avião atinge essas fortes correntes de vento, ele pode empurrar ou puxar o avião em diferentes direções – e é isso que causa a turbulência.
As aeronaves comerciais geralmente voam acima desses padrões para evitar que isso ocorra com frequência, mas essas oscilações podem acontecer em diferentes altitudes.
Em um estudo publicado na Nature, em 2019, cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, descobriram que o cisalhamento vertical nas correntes de jato aumentou 15%, desde o início das observações em 1979.
O professor de ciência atmosférica no Departamento de Meteorologia da Universidade de Reading e coautor do estudo, Paul Williams, afirmou à Newsweek: "Acumulamos um grande corpo de evidências científicas agora de que a turbulência está aumentando devido às mudanças climáticas".
"Esperamos um fortalecimento adicional do cisalhamento do vento nas próximas décadas, talvez dobrando ou triplicando a quantidade de forte turbulência", disse o especialista.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.