Passageiro que utilizar truque indicado pelo influenciador pode sofrer punição de companhias aéreas
Shutterstock
Passageiro que utilizar truque indicado pelo influenciador pode sofrer punição de companhias aéreas

Um influenciador do TikTok gerou um debate sobre regras e etiquetas em voos ao publicar um "truque" na rede social. No vídeo, que já conquistou mais de 100 mil vizualiações, o rapaz ensina uma tática que apelidou de "primeira classe de pobre".

Na postagem ele explica que com o truque seria possível ter mais espaço dentro da aeronave. A ideia é comprar uma fileira inteira de três assentos com bilhetes reembolsáveis.

O tática consiste em devolver no balcão do aeroporto dois dos assentos reembolsáveis 45 minutos antes da partida do avião quando, segundo o influenciador, "90% das companhias" já não conseguirão preencher os lugares que ficarão vazios.

Dessa forma, o viajante teria uma fileira inteira para si, podendo relaxar mais confortavelmente durante a viagem, mas pagando apenas por uma passagem.

@ndainternet How to get a “Poor man’s First Class” 👑✈️💰 If you’re flying and can’t afford the first class or business class, you can Save Money when booking airline tickets! 🎫 #airline #ticket #personalfinance #savemoney #firstclass ♬ original sound - NDA



Apesar do influencer garantir que a tática é efetiva, alguns usuários da rede social apontaram inconsistências no método. "É difícil ver isso funcionando. Já estive em voos que decolaram atrasados ​​para preencher os lugares", escreveu uma pessoa.

Outro usuário da plataforma comentou: "[De qualquer forma] você ainda pagou a taxa extra [porque são] bilhetes reembolsáveis", o que refuta a ideia de que os assentos sairiam totalmente de graça.

Mais pessoas apontaram o quanto a tática parecia, no mínimo, deselegante.

"Mesmo que funcionasse, não é uma maneira honrosa de agir e, eventualmente, tornará o voo ainda mais caro", escreveu uma Tik Toker. Outro alertou: "É por isso que recebemos mais políticas das companhias aéreas , dificultando o cancelamento e o reembolso."

"Isso pode ser muito cruel para alguém que perdeu o primeiro voo", criticou mais uma pessoa.

Houve quem não enxergou problemas no método apontado pelo influenciador. Um Tik Toker escreveu: "Isso não parece nada egoísta". Ele foi respondido por outro usuário da plataforma: "Eu faria isso".


Empresas têm medidas contra ações do tipo

Por mais que pareça tentador, o truque pode gerar retaliações ao passageiro. A American Airlines, por exemplo afirma em suas condições de transporte que "segurar reservas por razões como garantia de upgrades, bloqueio de assentos ou conseguir preços menores é proibido".

A empresa ainda garante que caso encontre provas da prática, pode não reembolsar o valor das passagens devolvidas ou até negar o embarque do passageiro.

No Brasil as três principais companhias - Azul, Gol e Latam - não praticam reembolsos de valores totais em casos de cancelamento em 45 minutos antes da partida do voo, como indicou o influenciador no vídeo. 




Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!