Um voo da Southwest Airlines precisou fazer um pouso de emergência e as imagens da evacuação começaram a viralizar nas redes sociais. O problema é que os passageiros que filmaram o momento estão sendo criticados pelo ato.
O voo estava a caminho de Havana , em Cuba , para Fort Lauderdale, na Flórida (EUA) , no final de semana passado, quando o nariz da aeronave e um de seus motores foram atingidos por pássaros. O avião começou a se encher de fumaça e o vôo foi forçado a voltar para Cuba.
Nenhum dos 147 passageiros ou os seis tripulantes ficaram feridos. As informações foram confirmadas pela equipe de relações públicas da companhia aérea ao The Post.
"Nossos pilotos seguiram procedimentos treinados e retornaram com segurança a Havana, onde os clientes evacuaram a cabine da aeronave por escorregadores devido à observação de fumaça", informou a Southwest Airlines.
O que chamou a atenção foi que nem todos os passageiros seguiram as regras padrões de evacuação. Além de pararem para tirar fotos no momento de emergência, alguns deles seguravam as malas enquanto desciam o escorregador, o que não faz parte do protocolo de evacuação
Em resposta à filmagem, muitos usuários do Twitter chamaram a atenção à “estupidez” dos passageiros. “Parece que os vídeos de segurança e emergência são uma total perda de tempo”, escreveu uma pessoa.
“Tão incrivelmente estúpido você pegar sua bagagem e perder tempo evacuando uma aeronave. Isso coloca a vida das pessoas em risco. Espero que aquela escova de dente realmente especial valha a pena alguém morrer”, criticou outro em tom de ironia.
“Se você pegar sua bagagem no compartimento superior durante uma evacuação, vou passar por cima de você”, acrescentou mais uma pessoa. "Bando de idiotas."
Outros ainda pediram que os passageiros que pegassem suas bagagens antes de sair do avião fossem penalizados legalmente.
“Deveria haver penalidades federais se você tirar sua mala de um avião em uma situação de emergência”, apontou um usuário. “O tempo que a pessoa leva para pegar uma bolsa pode ser o tempo que toma para salvar a vida de outro ser humano.”
Apesar de serem criticados, alguns passageiros informaram que precisaram revolver a situação "com as próprias mãos".
“As pessoas começaram a resolver o problema com as próprias mãos e, à força, socaram o teto para ejetar as máscaras”, disse um passageiro, Steven Rodriguez, à NBC 6 South Florida.
“E as pessoas tinham os pontas dos dedos sangrando e tudo porque estavam socando o telhado. Havia crianças pequenas no avião e mulheres idosas”, acrescentou.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.