Você sabia que existe uma modalidade de turistas chamada "the new Martini set" (o novo conjunto Martini, em tradução livre) ? Esse grupo vive desesperado para viajar, não importa o destino. Já imaginou como eles estão ansiosos para retomar as férias após a pandemia?

Leia também: Covid-19 -veja as regras para remarcar as passagens de avião

aeroporto
shutterstock
Saiba como se preparar para viagens pós-pandemia

Pensando nesses 'viciados em viajar ' e em outros turistas que estão programando uma viagem após a quarentena, o jornal britânico Daily Mail , com ajuda do consultor de viagens Neil Simpson, montou uma listinha básica de quatro itens que todo mundo precisa checar antes de ir para o aeroporto.

1. Passaporte

Se você vai fazer uma viagem internacional é essencial que seu passaporte esteja em dia. Essa é uma dica válida porque alguns países só permitem a entrada de turistas que estejam com o passaporte seis meses antes de vencer. Caso sua viagem seja para o Reino Unido, a partir de janeiro, saiba que eles barrarão os documentos mais de 10 anos de uso.

2. Cartão saúde europeu

Se o seu destino fica na Europa , outro documento importantíssimo é o cartão de saúde (European Health Insurance Card). Esse cartão garante o acesso a cuidados de saúde públicos em caso de doença, acidente em viagem ou estadia temporária nos países da União Europeia, Islândia, Listenstaine, Noruega e Suíça. 

Caso você já tenha viajado para a Europa, verifique a validade desses cartões. Eles geralmente valem por cinco anos. Para solicitar um novo cartão é necessário entrar em contato com o país de destino duas semanas antes da viagem. Cada membro da família precisa ter um CESD.

3. Seguro-saúde

Além do cartão CESD para os destinos europeus, é sempre necessário contratar um seguro-saúde , ainda mais se você for viajar para outros continentes. Procure as empresas que oferecem esses serviços e, no contrato, confira todas as cláusulas de proteção . Assegure-se que o plano cubra o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

4. Carteira de motorista

Se a sua viagem inclui alugar um carro , é importante verificar a validade de sua CNH (carteira nacional de habilitação). Mesmo que o destino seja estrangeiro, o uso desse documento é imprescindível para as locadoras.

Leia também: 7 dicas para evitar imprevistos ao alugar um carro no exterior

Além da CNH, também é requerido o passaporte, o RH, um cartão de crédito internacional e a idade mínima de 25 anos para dirigir.

    Veja Também

      Mostrar mais