É claro que ninguém quer ter problemas ao realizar uma viagem e, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Para aproveitar com tranquilidade, é indicado contratar um seguro viagem , mas você sabe para que ele serve e o que ele cobre? Pois é, essa dúvida é muito comum.

O seguro viagem nada mais que uma garantia de proteção para diferentes tipos de imprevistos que podem acontecer durante qualquer a viagem. “Ele funciona como um apoio em situações atípicas como acidentes, doenças e outros incidentes”, explica coordenadora de marketing da Bidu Corretora Marcella Ewerton.
Ela completa dizendo que o seguro viagem também ajuda a pessoa a encontrar atendimento e indeniza despesas decorrentes de alguma situação inesperada. Vale lembrar que a indenização pode variar, pois são diversos os tipos de cobertura que você pode contratar.
Garantias
Geralmente o seguro garante indenização , reembolso e prestação de serviços em ocasiões de extravio de bagagem , cancelamento de viagem, alguns tipos de necessidades médicas e outras situações. “Ele te mantém seguro durante a viagem e protege o bolso de possíveis gastos não planejados”, fala Marcella.
Coberturas
A especialista diz que os tipos de coberturas e assistências são muitos, mas todo seguro deve oferecer ao viajante algumas coberturas básicas, que são:
- Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem nacional;
- Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem ao exterior;
- Traslado médico;
- Regresso sanitário;

+ Fui roubado no exterior. E agora?
- Traslado de corpo;
- Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem;
- Morte em viagem;
- Morte acidental em viagem.
Adicionais
Se achar pouco, o viajante pode contratar coberturas adicionais , que dependendo do destino, podem ser úteis para a viagem. Marcella listou alguns exemplos:
- Atraso ou cancelamento de voo (cobertura de custos com refeições, transportes e hospedagem nesses casos);
- Atraso, rastreamento, perda ou extravio de bagagem (seguro ajuda a acompanhar o rastreamento e indenizar gastos com itens de primeira necessidade que estavam na mala que sumiu);
- Reembolso com despesas médicas e farmacêuticas;
- Coberturas para práticas esportivas, que engloba custos de danos causados na prática de algum esporte.

Seguro obrigatório
Além de contratar o seguro para garantir tranquilidade e evitar gastos extras caso algo algum imprevisto aconteça, você também pode precisar dele para conhecer alguns destinos. Sim, em alguns países essa é uma exigência.
“Para alguns locais, como diversos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, Cuba e Austrália, o seguro viagem é obrigatório . Por isso, é importante pesquisar se o destino escolhido exige a contratação e quais são as coberturas necessárias”, explica Marcella.
Nacionais x Internacionais
A especialista diz também que as coberturas podem variar de acordo com o tipo de viagem, nacional ou internacional. Ela fala que em uma viagem nacional , por exemplo, contratar uma cobertura de assistência médica nem sempre é necessário, pois a pessoa pode ter um plano de saúde que atenda nacionalmente ou usar o sistema público.
+ Vai para a Europa? Veja como não ser barrado na imigração
“Já para viagens internacionais , fazer um seguro viagem com essa cobertura é bastante útil, porque em alguns países, como Estados Unidos, gastos com saúde podem ser bem caros”, completa Marcella.