Em destinos nos quais o transporte público não é de fácil acesso para os turistas, alugar um  carro é uma boa alternativa para conseguir se locomover sem passar por dificuldades e imprevistos. Esse é o caso, por exemplo, de Orlando, na Flórida. Prova disso é uma pesquisa realizada pela Rentcars.com, que aponta que a cidade é líder na demanda de locação de veículos nos Estados Unidos. 

O levantamento identificou que o número de brasileiros que optam por alugar um carro na região cresce a cada dia. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2018 houve um aumento de 69%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Miami aparece em segundo lugar no ranking com 31%. Já a terceira posição é ocupada por Los Angeles com 7%. 

Dicas que você deve levar em consideração ao alugar um carro durante a viagem

Você vai alugar um carro para poder usá-lo durante a viagem? Confira sete dicas que vão ajudá-lo a evitar imprevistos
shutterstock
Você vai alugar um carro para poder usá-lo durante a viagem? Confira sete dicas que vão ajudá-lo a evitar imprevistos

Com esse crescimento, o viajante precisa prestar atenção em alguns pontos ao decidir fazer a locação do automóvel. Confira as dicas abaixo, que foram fornecidas pelo Michel Rocha, Chief Growth Officer da Rentcars.com.   

1. Fique atento aos requisitos de locação 

No exterior, a idade mínima do condutor é de 25 anos. Os locatários de 21 a 24 estarão sujeitos à taxa locais adicionais. É obrigatório apresentar o documento de habilitação original, emitido no Brasil, válido e dentro do prazo de vencimento.  Além disso, você não pode apresentar restrições nos órgãos de proteção ao crédito. 

2. Preste atenção ao limite disponível no cartão de crédito 

Alugar um carro com cartão de crédito requer que o documento tenha o limite disponível necessário no pagamento
shutterstock
Alugar um carro com cartão de crédito requer que o documento tenha o limite disponível necessário no pagamento

Após realizar a locação pela internet, retire o carro no local indicado com o voucher de reserva e o  cartão de crédito usado na compra, dentro da validade e com limite de crédito disponível para pré-autorização ou bloqueio da caução de garantia. Cartões pré-pagos ou de terceiros não são aceitos. 

3. Entenda a necessidade do bloqueio de caução e programe-se

O bloqueio caução refere-se a um valor que é determinado pela locadora, conforme a categoria do veículo e o período de utilização, que fica retido em seu cartão de crédito durante a locação . O valor não é debitado na sua fatura, ou seja, não é cobrado do locatário. Nesse caso, trata-se apenas de uma garantia para a locadora caso haja o descumprimento de algum item do contrato.

O desbloqueio deste mesmo valor é solicitado pela locadora à administradora do cartão no momento da devolução do veículo. É por conta do bloqueio caução que é necessário a apresentação do cartão de crédito de sua titularidade, emitido por instituição bancária, dentro do prazo de validade e com limite disponível para o bloqueio. 

4. Fique atento aos serviços extras oferecidos 

Em muitos casos, os atendentes das locadoras podem oferecer serviços extras, como proteções adicionais, condutor adicional, GPS e outros recursos. Por essa razão, é importante que o viajante tenha atenção e saiba a importância de ler o contrato de locação e sinalizar por escrito - e também verbalmente - se tem interesse ou não em contratar alguma função a mais. É válido ressaltar que, caso o cliente opte pela contratação desses itens adicionais, o valor da reserva sofrerá reajustes. 

5. Tire todas as suas dúvidas para evitar ao máximo ter imprevistos 

No momento da retirada do veículo, solicite os telefones de emergência. Isso porque a locadora deve ser informada imediatamente sobre o ocorrido. Nesse caso, é imprescindível que seja feito um boletim de ocorrência dentro do prazo determinado pela empresa para não correr o risco de perder as coberturas das proteções contratadas pela falta de envio da documentação solicitada. 

6. Conheça as leis de trânsito locais 

Conhecer a cultura local ao viajar é essencial para poder seguir as regras corretamente e não passar por situações inesperadas – e ao alugar um carro também. Afinal, cada país conta com suas próprias leis de trânsito distintas e é fundamental que a pessoa que esteja conduzindo o veículo as respeite. 

Em qualquer lugar do mundo, por exemplo, é essencial não dirigir após ter ingerido bebida alcoólica. Nos Estados Unidos, se algo acontecer depois de o motorista ter bebido, ele pode ter uma punição pesada e ser preso. É importante também prestar atenção nas placas e respeitar os limites de velocidade indicados para evitar problemas e, inclusive, acidentes mais graves. 

Outro ponto que merece destaque refere-se ao uso do cinto de segurança – obrigatório  tanto no banco da frente quanto do de trás. Crianças com menos de seis anos (a idade pode variar de acordo com o país escolhido como destino) devem usar cadeirinha ou assento de elevação, também conhecido como booster. 

Ao alugar um carro e viajar com crianças, é importante ver a necessidade de uma cadeirinha para manter a segurança
shutterstock
Ao alugar um carro e viajar com crianças, é importante ver a necessidade de uma cadeirinha para manter a segurança

7. Verifique o preço de um carro esportivo 

Nos destinos internacionais, a diária para a locação de um carro esportivo pode ser bem acessível. Vale ressaltar que o preço sofre alterações de acordo com a data, o destino e o tempo de antecedência da reserva – entretanto, em alguns casos, a diferença de um carro econômico para um esportivo pode chegar a R$ 50 o dia. Por conta disso, a recomendação é sempre verificar o preço do aluguel de um esportivo. 

Está na dúvida sobre qual carro escolher? Saiba os mais alugados em Orlando 

Saiba quais são os modelos mais buscados em Orlando e considere as opções quando for alugar um carro para usar na viagem
shutterstock
Saiba quais são os modelos mais buscados em Orlando e considere as opções quando for alugar um carro para usar na viagem

O estudo feito pela Rentcars.com ainda indicou que os modelos preferidos de carros para alugar são: Toyota Corolla, liderando com 18%. Em seguida, o Dodge Grand Caravan com 15% e, em terceiro lugar, o Toyota RAV4 com 10%. Embora o Corolla seja o modelo mais alugado e pertença ao grupo de intermediários, a categoria de SUVs é a mais procurada, com mais de 25% das reservas. 

A análise também identificou que, em Orlando , no último ano, a média da diária para alugar um carro foi de R$ 182. O período que o turista costuma passar com o veículo é de, aproximadamente, 10 dias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!