O churrasco faz parte da cultura brasileira. É só o fim de semana chegar para as famílias se reunirem e "assar a carninha". Muito além que uma simples refeição, fazer um churrasco tornou-se uma ocasião social e de descontração. 

Leia também: Como não ficar doente depois de uma viagem de avião? Veja 8 dicas

Não à toa, muitos brasileiros se consideram verdadeiros amantes de churrasco , procurando sempre aprender mais sobre o assunto, como os melhores cortes e pontos da carne. Mas essa paixão não é restrita ao Brasil.

Outros lugares pelo mundo mantém essa mesma tradição e trazem suas especificidades no preparo da carne. Já imaginou viajar para conhecer mais sobre o churrasco no mundo? Pensando nisso o iG Turismo se reuniu com a MaxMilhas e separou seis lugares imperdíveis para você conhecer.

Destinos para quem ama churrasco: #1 Porto Alegre (Brasil) - sal grosso, fumaça e tradição

Porto Alegre é a capital do churrasco no Brasil
shutterstock
Porto Alegre é a capital do churrasco no Brasil

Em solo brasileiro, uma das maiores referências é o churrasco gaúcho, por isso, a lista não poderia começar de outra forma. A cidade de nova Bréscia, aliás, é conhecida como terra de churrasqueiros. 

A preparação de um típico churrasco sulista inclui carnes mais gordas, com gorduras claras, como fraldinha, alcatra e picanha. Mas o gaúcho também é fã de uma boca costela. A carne é temperada com sal grosso e a churrasqueira é acesa com antecedência. De acordo com os churrasqueiros, a fumaça inicial pode mudar o aroma e sabor das carnes. 

O município de nova Bréscia fica a 161 km de distância de Porto Alegre e só dá para ser acessada de carro. Veja o trajeto abaixo:



Destinos para quem ama churrasco: #2 Buenos Aires e Montevidéu - capitais da parrilla 

Passear por Buenos Aires precisa incluir o churrasco nacional
shutterstock
Passear por Buenos Aires precisa incluir o churrasco nacional

Outro churrasco muito conhecido e apreciado pelo mundo é o argentino. Preparada sobre a parrilla - uma grelha específica que não deixa que a gordura da carne escorra para o carvão - as carnes ficam mais saborosas. O carvão, aliás, nem sempre é a preferência dos companheiros latinos, que muitas vezes optam pela lenha.

Em Buenos Aires não se costuma comer muita picanha. Por lá o consumo alto é de costela, contra-filé e maminha. Além disso, os argentinos ainda preferem comer as carnes acompanhadas de legumes, batatas e salada - deixando de lado o arroz branco, tão comum no Brasil.

Leia também: Um roteiro barato e diferente para conhecer Buenos Aires

As parrillas também são muito usadas no Uruguai. A prática é tão comum que é assim que são chamadas as churrascarias por lá. O nome também muda, para não confundir o estabelecimento com o alimento, o prato é chamado de asado. Também como na Argentina, há o costume de fazer a carne na lenha - tornando o processo um pouco mais demorado. 

Dica: se estiver em Montevidéu e pedir uma carne mal passada, ela virá quase crua. Essa é a definição dos uruguaios, então para quem não é adepto do prato pouco cozido, o ideal é apostar no corte ao ponto.


Destinos para quem ama churrasco: #3 Austin (Estados Unidos) - barbecue de longo cozimento  

O churrasco em Austin é o tradicional
Reprodução/ visitUSA
O churrasco em Austin é o tradicional "barbecue" e faz muito sucesso

O famoso  barbecue  também é um prato bem típico dos Estados Unidos, principalmente em locais como Austin , capital do Texas - que, inclusive, possui o chamado "cinturão do churrasco", com as melhores churrascarias do estado.

O método americano de preparar churrasco é bem diferente do brasileiro. Conhecido também como low & slow, a preparação do prato pode levar até 14 horas. O resultado é uma carne bem mais macia. O tipo mais usado em Austin é o brisket, o peito do boi. Costelas bovinas e carnes suínas também são destaques.

Leia também: 5 molhos para churrasco que agradam diversos paladares

Além da culinária, é possível curtir muita música em Austin. Os ritmos mais badalados da cidade são rock, blues e country. O cartel de museus também é extenso na cidade e vai desde história, arte até experiências em IMAX.


Destinos para quem ama churrasco: #4 Seul (Coreia) - churrasco sobre a mesa

Seul, na Coreia do Sul, é uma opção para os amantes do churrasco
shutterstock
Seul, na Coreia do Sul, é uma opção para os amantes do churrasco

O churrasco coreano vem chamando muita atenção no Brasil e, para quem gosta desse modelo de culinária, a visita a Seul é obrigatória.

A diferença do churrasco coreano para o brasileiro começa no preparo. Os coreanos preferem assar ou grelhar a carne na própria mesa onde irão comer. Os temperos e molhos são outro ponto de destaque. Os mais usados são o shoyu e o agridoce. O corte é bem fino, fazendo com que todo pedaço fique bem grelhado. 

Assim como todos os países asiáticos, a Coreia do Sul encanta com a sua arquitetura e religiosidade. Em Seul pontos antigos como o Palácio Changdeonkgung e o santuário Jongmyo dividem espaço com áreas mais modernas e planejadas. Na culinária, o turista pode experimentar também o macarrão e o soju, um destilado feito de arroz que é muito tradicional na cidade.

Destinos para quem ama churrasco: #5 Nairobi (Quênia) - carnes nobres exóticas 

Nairóbi, no Quênia, ganhou espaço no turismo gastronômico com enfase no churrasco
Wikipedia
Nairóbi, no Quênia, ganhou espaço no turismo gastronômico com enfase no churrasco

A África também conta com um destino no qual é muito popular o amor à carne: Quênia. Não à toa, um dos restaurantes mais populares de Nairóbi chama-se Carnivore. A atenção para o local vem pelo fato de ser uma churrascaria ao ar livre e oferecer, além das opções mais comuns, pratos de carnes diferentes - como de javali.

Os cortes mais exóticos, inclusive, chamam bastante a atenção dos turistas. Por lá, é fácil encontrar churrasco com camelos, crocodilos, zebras, e etc. Porém, a maioria dos restaurantes utiliza carne de animais criados em cativeiros para não prejudicar a fauna local. O prato típico da nação é o nyama choma. Ele se assemelha muito ao churrasco no espeto brasileiro e é oferecido em vários restaurantes por Nairóbi. 

Leia também: África com crianças - saiba como planejar um safári em família

Ficou interessado em conhecer algum desses lugares e fazer um roteiro do churrasco pelo mundo? Deixe seu comentário.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!