Quando você vai viajar para um lugar desconhecido, é comum “dar um Google” para encontrar os melhores lugares para visitar e desfrutar de uma boa gastronomia, afinal de contas, se está na internet é verdade, né? Sabendo desse comportamento dos turistas, o jornalista Oobah Butler "criou" um restaurante em Londres e ainda conseguiu ficar no topo da lista do TripAdvisor.

Leia também: Peladão à mesa! Restaurante que só aceita pessoas nuas é novidade em Paris

Melhor restaurante do TripAdvisor é apenas um jardim na casa de um jornalista
Reprodução/Vice
Melhor restaurante do TripAdvisor é apenas um jardim na casa de um jornalista


De acordo com a revista "Vice", o suposto restaurante, denominado “The Shed”, era na verdade uma espécie de galpão no jardim da casa do jornalista. Além das resenhas no  TripAdvisor , ele criou um site oficial e contratou um fotógrafo para tirar fotos das “comidas” servidas.

Olhando rapidamente, os pratos parecem deliciosos, mas é só ver o entorno das imagens que você vai perceber que os pratos, na verdade, são formadas de esponjas, espuma de barbear e outros itens nada comestíveis. Até o pé de Butler está envolvido nas fotos.


Estabelecimento de "sucesso"

Segundo informações do portal britânico “Telegraph”, o impostor confessa que já havia escrito opiniões falsas em sites de recomendação, então sabia o que fazer para dar destaque ao “restaurante” dele. Para impulsionar ainda mais, pediu para os amigos avaliarem o local positivamente e pagava 10 libras (aproximadamente R$ 44) por ano para subir ainda mais no ranking. 

Leia também: Primeiro restaurante embaixo d'água da Europa será construído na Noruega

Ganhando notoriedade, Butles colocou a seguinte descrição do site do falso estabelecimento: “Um restaurante com apenas um recorde, localizado no sul de Londres, ‘The Shed’ tem operado em particular há anos. Em 2017, decidiu abrir suas portas. A partir de novembro desse ano, foi o restaurante o mais votado em Londres”.

Abertura com comida de micro-ondas

Nos últimos meses, a popularidade do local foi aumentando. O jornalista comprou um celular com um número especifico para os “clientes” do “The Shed” fazerem as reservas e o aparelho móvel passou a tocar incessantemente. A excelente avaliação no site, o cardápio interessante e luxuoso e o local com aparência intimista e confortável chamou atenção de turistas do mundo todo.

As avaliações que deixaram o restaurante no topo eram todas falsas
Reprodução/Vice
As avaliações que deixaram o restaurante no topo eram todas falsas


Depois que ele conseguiu fazer seu restaurante se tornar o número um, realizou uma festa de abertura, na qual serviu as refeições de micro-ondas que comprou em um supermercado, mas se vestiu de forma elegante para parecer que o local e tudo aquilo se tratava de um restaurante de alta gastronomia.

Revelação nada agradável

Os convidados gostaram e se divertiram, mas ao perguntarem se poderiam voltar, receberam uma resposta virtual de Butler que chocou a todos: “Vamos lá, eu convidei algumas pessoas para uma comer em cadeiras apressadamente montadas do lado de fora do meu galpão, e eles vieram pensando que realmente estariam no melhor restaurante em Londres, apenas com base em uma avaliação”.

Leia também: Londres terá restaurante onde você pode comer nu; 32 mil já estão na fila

A impressionante história do falso restaurante ganhou a imprensa internacional. Esse caso serve como um alerta para não confiar em tudo o que você encontra na internet, pois até o que TripAdvisor pode conter "pegadinhas". Ao viajar, é sempre bom pesquisar em diversas fontes os restaurantes e pontos turísticos que pretende visitar. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!