Há opções para todos os gostos, desde os pratos aos ambientes
Miguel Trombini/iG Turismo
Há opções para todos os gostos, desde os pratos aos ambientes

Além de natureza exuberante e muita história,  Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, pode proporcionar experiências gastronômicas ímpares aos visitantes que se propõem a experimentar o que o destino tem a oferecer. Por ser uma cidade localizada no litoral, é preciso pontuar que a culinária paratyense se baseia majoritariamente em frutos do mar em pratos que unem a cultura indígena e a influência portuguesa na região. 

Contudo, para os que não são muito fãs de peixes, mariscos, polvo, lula e crustáceos, existem outros pratos famosos pela região que utilizam como base a carne bovina e suína, principalmente. Desde o centro histórico às praias, há restaurantes na espera por turistas que estejam de braços abertos e muito apetite para provar o que Paraty pode servir. 

Margarida Café

No acesso ao centro histórico de Paraty, em frente à Praça do Chafariz, está o Margarida Café. O salão intimista com luz ambiente tem mesas amplas que incluem opções de banco e assento estofado, ou seja, dá para comportar desde casais a uma família inteira. 

O estabelecimento possui padaria própria, ou seja, todos os pães servidos aos clientes são produzidos lá mesmo e de maneira totalmente artesanal. A casa tem 25 anos de existência e há quatro anos precisou ser reconstruída após um incêndio. Tanto por receber turistas nacionais e internacionais quanto por unir ingredientes da região a diferentes técnicas culinárias, o estabelecimento possui forte ligação com a cultura de Paraty.

O menu inclui desde pizzas – cuja massa também é feita artesanalmente – até entradas, pratos individuais e drinks. Para abrir o apetite, é possível pedir os pães da casa que acompanham patê ou começar por um ceviche ou salada de frutos do mar, todos com porções bem servidas. Na hora de decidir o prato principal, pode-se optar pelo mais famosos da casa, o Porco na Lata, ou os peixes Amir Klink e Mamanguá, para os que preferem peixe, e Escalope Paulo Autran, para os amantes de carne bovina. Todos estes estão entre os mais amados pelos visitantes. 

Quanto aos drinks, a casa também possui um queridinho: Praia Vermelha, que inclusive já foi premiado no Festival de Drinks de Paraty. Ele leva cachaça, licor de cereja e creme de limão. Assim que é colocado na mesa, o atendente aconselha a não mexer o drink com o canudo, assim é possível sentir todos os sabores a cada gole. 

Vila Margarida

O estabelecimento faz parte do grupo Margarida, que administra o café Margarida, mas possui uma proposta diferente. O ambiente é mais aberto e arejado, com mesas, cadeiras e sofás, e tem foco no self-service durante a semana. As opções incluem: carnes variadas, massas, pizza, saladas, acompanhamentos quentes e frios e sobremesas. 

A casa é mais nova que o café Margarida, que tem três anos de existência. Durante a pandemia, deram início ao serviço de delivery que continua até hoje e é curiosamente mais frequentado pelos moradores do que pelos turistas, provavelmente porque não está tão perto do centro histórico. Aos fins de semana, há opções de lanches e pizzas para consumir no local. 

Boteco Damião

Para quem fez um tour pelo centro histórico e quer comer algo antes de voltar para a pousada, o Boteco Damião é uma ótima opção. Ele está localizado na Rua Santa Rita, 229 – centro histórico de Paraty –, e a maioria das mesas ficam para o lado de fora, pois o espaço interno é bem restrito. 

O cardápio oferece chopp, drinks, vários petiscos e pratos como o Picadinho Damião, que inclui carne bovina ao molho madeira, arroz, farofa de ovos, banana à milanesa e um ovo frito. O caráter do estabelecimento é bem caseiro e simples, desde a tábua de frios aos pastéis de tira-gosto.

Restaurante Amaré

Para quem quer comer à beira da praia e de frente para o mar, esse é o lugar. Localizado na Praia do Baré, o estabelecimento tem vista para a água e um ambiente simples e bem arejado. O salão tem acesso por meio de um deck e uma escada de pedra entre duas grandes rochas. Saindo do centro, leva mais ou menos 15 minutos de barco para chegar até lá – e só pode ser acessado pela água.

O menu tem majoritariamente opções de frutos do mar, em especial lula, polvo e robalo, mas também há opções de frango e carne bovina. O carro-chefe é um arroz negro com polvo e peixe grelhado com frutos do mar. Todos os pescados são locais e frescos, e os vegetais e demais ingredientes também são fornecidos, em sua maioria, por produtores da região.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do  Portal iG no Telegram.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!