Ponto culminante do Estado do Rio, seus 2.791 metros de altitude são o paraíso do trekking e do alpinismo

Localizado dentro do Parque Nacional de Itatiaia, o Pico das Agulhas Negras é o ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro e o paraíso dos amantes do trekking e do alpinismo. Os enormes paredões pontudos, que dão nome ao pico, escondem maravilhas da natureza e um visual deslumbrante que permite aos aventureiros avistar os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo .

As cidades de Resende e Itamonte são o portão de entrada para quem quer encarar a puxada trilha de 4 km. Há grupos que conseguem subir e descer no mesmo dia, mas vale a pena pernoitar lá no alto, em um acampamento autorizado pelo Parque Nacional.

No Parque Nacional de Itatiaia, visitantes podem chegar ao topo do Pico Agulhas Negras e se refrescar em cachoeiras
Gustavo Leite
No Parque Nacional de Itatiaia, visitantes podem chegar ao topo do Pico Agulhas Negras e se refrescar em cachoeiras
- Leia também:
Escale o topo do Brasil
Desbrave o Monte Roraima
Nas alturas do Pico da Bandeira

Já os alpinistas fazem a festa encarando os enormes paredões e dedicam dias nessa aventura. Vale lembrar que tanto para a caminhada quanto para as escaladas é preciso contratar guias e solicitar autorização do Parque.

O Agulhas Negras também atrai pesquisadores do mundo todo interessados em sua formação geológica. Dizem que formações semelhantes só podem ser encontradas no Maciço de Kola, na Rússia.

No meio das pedras é possível se refrescar em nascentes e na parte baixa há incríveis cachoeiras , poços e mirantes, que convidam os visitantes a ficar por ali mais alguns dias. Dentro do parque há o Abrigo Rebouças, que acolhe os turistas com certo conforto, se comparado com os demais parques nacionais.

Como chegar: Vindo de São Paulo ou Rio de Janeiro o acesso é feito pela BR-354, a partir de Engenheiro Passos, até a Garganta do Registro e em seguida por mais 13,5 km de estrada de terra até o Posto Marcão pela BR-485, a estrada mais alta do Brasil.
Quantos dias: 1 a 3 dias
Nível de dificuldade: Alto
Infraestrutura para turistas: As cidades de Resende, Itamonte e Penedo têm pousadas muito charmosas e aconchegantes para receber os turistas que vão encarar o Pico Agulhas Negras. Dentro do parque, o negócio é se hospedar ou acampar no Abrigo Rebouças, com boa infraestrura para camping, com área para cozinhar e banheiro.
Cidades de apoio: Resende (RJ), Penedo (RJ) e Itamonte (MG).
Dicas: Agasalhos com corta-vento são indispensáveis, pois faz muito frio no topo do Pico. O Parque Nacional de Itatiaia tem limite de visitantes. Por isso, é importante chegar bem cedo. Se for pernoitar no Abrigo Rebouças, é preciso fazer reserva com antecedência pelo telefone: (24) 3352-1461 ou 3352-1652.

- Voltar à matéria principal

Acompanhe as novidades do iG Turismo pelo Twitter .


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.