Cultura, diversão, romantismo, praia e gastronomia. Tudo isso você encontra em Cartagena das Índias

Prédios coloniais do charmoso centro histórico de Cartagena
Getty Images
Prédios coloniais do charmoso centro histórico de Cartagena
Cartagena é daquelas cidades que conseguem agradar a vários tipos de turistas. Se você procura história, lá tem. Se o seu foco é provar boa comida, pode ir sem medo. Prefere curtir um ambiente mais romântico? Está na cidade certa.

- Leia também: 48 horas em Cartagena das Índias


O visitante que procura história em Cartagena pode começar pelo centro velho e a cidade murada. Com a ajudar dos muitos guias turísticos disponíveis nas agências pode-se aprender um pouco sobre a história da construção da muralha, que teve o objetivo de impedir ataques piratas à cidade.

Cartagena tem um cenário bucólico que encanta os turistas
Getty Images
Cartagena tem um cenário bucólico que encanta os turistas
Outra parada é o Castillo de San Felipe de Barajas , que chegava a abrigar mais de mil soldados em tempos de guerra. O castelo conserva muitos canhões da época em que foi construído. Do lado de dentro você vai encontrar um amplo pátio conhecido como Plaza das Armas. Para chegar lá é preciso subir escadas e andar por passagens subterrâneas que eram usadas para armazenar pólvora e armas.

Para fazer um roteiro cultural completo, não deixe de passar pelos museus que marcam presença em Cartagena. No centro histórico estão os principais. O Museo de Oro de Zenú expõe centenas de adornos feitos em ouro. Algumas peças usadas pelo fundador de Cartagena, Don Pedro Heredia, também podem ser vistas. O Palacio de La Inquisición , localizado na linda Plaza de Bolívar, abriga réplicas de instrumentos de tortura usados e vale uma visita rápida. O Museo de Arte Moderno conta com obras de artistas colombianos famosos como o pintor Ignácio Gómez Jaramillo.

Romantismo e diversão

Um romântico passeio de carruagem pode ser feito ao entardecer em Cartagena
Getty Images
Um romântico passeio de carruagem pode ser feito ao entardecer em Cartagena
Sem muita estrutura para receber crianças, a cidade murada é reduto de casais apaixonados de várias partes da Colômbia, e do mundo, que passeiam sem compromisso pelas ruas. Quem estiver em viagem romântica não pode deixar de se hospedar em dos vários hotéis-boutique muito bem localizados e decorados. Já para as famílias com crianças, o mais indicado é hospedar-se em resorts que estão um pouco distantes da cidade murada, mas oferecem uma infra-estrutura mais completa.

O passeio de charrete ao entardecer e o pôr-do-sol visto do Café del Mar na cidade murada são imperdíveis. Além disso, refeições à luz de vela podem fazer parte do roteiro romântico. A noite termina em uma das várias casas noturnas da cidade, como o muito bem cotado Café Havana . Por lá, muita música latina e casais dançando coladinhos.


Praias

As praias de Cartagena tem areia branquinha
Getty Images
As praias de Cartagena tem areia branquinha
Se o agito da cidade cansar, é sempre possível visitar uma das ilhas próximas à baía de Cartagena. Areias brancas e águas transparentes lembram que o arquipélago é banhado pelo Mar do Caribe.

Diversas atividades são oferecidas aos turistas, entre elas uma visita ao Oceanario de la Isla de San Martín de Pajarales , onde acontece o divertido show de golfinhos. Para os que não abrem mão de conhecer um pouco sobre a vida marinha do lugar, ainda é possível mergulhar ou fazer snorkeling com guias locais.


Gastronomia

As palenqueras, mulheres negras com vestes coloridas, vendem frutas que refrescam o calor intenso
Getty Images
As palenqueras, mulheres negras com vestes coloridas, vendem frutas que refrescam o calor intenso
A gastronomia de Cartagena é variada e tem ingredientes marcantes. Dificilmente uma refeição ficará isenta da presença de frutas, especialmente banana, coco, morango e manga. Além das mesas dos restaurantes, elas estão literalmente em cada esquina da cidade murada. Por toda a cidade as palenqueras, mulheres negras com vestes coloridas, vendem frutas que refrescam o calor intenso.

Dois restaurantes de quase mesmo nome são bastante conhecidos: La Casa de Socorro e La Cocina de Socorro . Eles estão no bairro operário de Getsemaní, na parte velha da cidade. Os moradores locais indicam o La Cocina para visitantes, mas as porções generosas e saborosas do La Casa ganham mais pontos no gosto popular.

Algumas comidas típicas não podem faltar na viagem: os famosos e, muito consumidos, patacones – fatia de banana amassada e frita – e os pescados fritos . Aliás, fritura é o que não falta na Colômbia. Se você deseja uma refeição mais leve, pergunte antes ao garçom como o prato é preparado para não tomar um susto com fritura da entrada até a sobremesa.

Na Plaza de Los Coches está o famoso Portal de los Dulces. Por lá, as palenqueras vendem uma enorme variedade de doces. Um dia não fica completo em Cartagena sem uma parada para provar as delícias feitas à mão pelas mulheres de Palenque. Aproveite.

Serviço:

Museo de Arte Moderno
Plaza San Pedro Claver
Tel: 575-664-58-15

O Museu do Ouro
Plaza de Bolívar
Tel: 575-660-07-78

Palacio de La Inquisición
Plaza de Bolívar
Tel: 575-664-73-819

Café Havana
Calle de La Media Luna
Tel: 575-664-75-68

La Casa de Socorro
Calle Larga, 8E-112, Getsemaní
Tel: 575-664-46-58

La Cocina de Socorro
Cr8 B 24-38 Diagonal Centro de Convenciones, Getsemaní
Tel:575- 660-20-44

* A repórter viajou a convite da Copa Airlines e da operadora de turismo FLOT.


Deixe a sua dica de viagem em Cartagena na caixa de comentários

Quer mais dicas de viagens? Siga o iG Turismo no twitter: @igturismo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.