Use lencinhos desinfetantes assim que você entrar na aeronave
Banco de imagens/Pixabay
Use lencinhos desinfetantes assim que você entrar na aeronave

Com a pandemia, aprendemos a importância de  higienizar tudo o que tocamos com as mãos para cuidar da nossa saúde e da dos outros. Isso também vale para as viagens aéreas, sobretudo neste final de ano, quando os voos tendem a ficar mais cheio em razão dos reencontros familiares no natal e ano novo.

Para rever familiares e amigos com tranquilidade e segurança, selecionamos algumas dicas de limpeza e higiene para quem vai viajar de avião. Os conselhos foram originalmente publicados por um comissário de bordo e viralizaram na internet . O autor é o brasileiro Gustavo Santos, que atualmente trabalha em uma empresa aérea do Oriente Médio. 

A publicação na rede social conta com mais de 40 dicas para voos nacionais e internacionais e não apenas sobre saúde, limpeza e bem-estar, mas também sobre  outros temas já destacados pelo iG Turismo. Além das medidas de segurança contra a Covid-19, o comissário dá dicas sobre algumas condições gerais relacionadas à saúde. Confira. 





1) Nunca ande descalço no avião. Aquele chão é aspirado depois de cada voo, mas eu já vi e ouvi histórias que você não pisaria nem de meia.

2) Controle remoto, tela touchscreen, bandeja de comida e cinto são itens aparentemente limpos mas que todo o muno encosta. Minha dica são lencinhos desinfetantes assim que você chegar a bordo.

3) Se o papel higiênico acabou e não tiveram tempo de repor ainda, peça um comissário de bordo. Muitas vezes é difícil checar 10 banheiros a bordo ao mesmo tempo.

4) Se você ficou “naqueles dias” e estava despreparada, as comissárias podem te prover absorventes. Se é com ou sem abas aí eu já não sei.

5) Não viaje se estiver gripado ou com o nariz entupido. Ou faça de tudo para desentupir antes de voar. Isso pode causar barotrauma, que é quando seus ouvidos bloqueiam a ponto de machucar. Em casos extremos, pessoas ficam surdas.

Você viu?

O comissário de bordo Gustavo Santos viralizou na internet ao dar dicas especiais para viagens de avião
Reprodução/Twitter/@gabrielbeblo
O comissário de bordo Gustavo Santos viralizou na internet ao dar dicas especiais para viagens de avião


6) Além de nariz entupido, não viaje com:
- Obturação/canal recém feito. O ar dentro do dente vai expandir e te causar muita dor;
- Pontos. O sangramento vai intensificar;
- Depois de fazer mergulho (profundo): a diferença entre pressão pode te dar complicações.

7) Se você SEMPRE sente muita pressão ou dor nos ouvidos ao voar, mesmo sem estar doente, você pode ter desvio de septo. Isso impede o corpo de equalizar a pressão porque a passagem de ar é muito fina.

8) Se você tem algum familiar ou amigo que tem diabetes e precisa viajar para longe, informe-o que a tripulação pode guardar a insulina no refrigerador. Já vi pessoas que deixaram levar ou que ficam refém de bolsas térmicas por não saber disso.

9) Se seu medo é passar mal, saiba que comissários são treinados em primeiros socorros. Temos uma lista extensa de remédios. Se estiver se sentindo mal, seja dor de cabeça, indigestão, diarreia, te damos remédios e podemos até ligar para os médicos em solo.

10) Quando for usar a proteção do assento sanitário, você homem [e demais pessoas que possuem pênis], não arranque totalmente a parte do meio. Arranque atrás e deixe na frente (pendurado). Serve de proteção na frente do seu abençoado.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários