Tamanho do texto

Com a ajuda do celular, até preparar as malas pode ficar mais fácil; basta ter os apps certos para cada momento da viagem

Muitos dos perrengues pelos quais os viajantes passam desde antes de partir até a volta para a casa poderiam ser evitados com a ajuda dos aplicativos. Com funções que variam desde verificar uma reserva de hotel até fazer a conversão de moedas, os aplicativos se tornam cada vez mais o seu melhor companheiro de viagem.

Veja quais são os 10 aplicativos que não podem faltar no celular dos viajantes:

1 - Kayak

10 aplicativos para viajantes
Reprodução
10 aplicativos para viajantes

O site de reservas de voos, hospedagens, aluguéis de carros e outros serviços também tem aplicativo para o viajante que não quer ficar na mão durante as férias. Além de o usuário conseguir pesquisar os preços mais baixos de diversos serviços, o aplicativo também tem funções que elaboram roteiros, criam alertas diários sobre promoções e também checa o status de seu voo. O aplicativo está disponível gratuitamente para smartphones com sistema operacional iOS, Android, Windows Phone e Kindle.

2 - Airbnb

10 aplicativos para viajantes
Reprodução
10 aplicativos para viajantes

O aplicativo do site de reservas de estadia é um dos favoritos entre os viajantes que preferem se hospedar em casa ou apartamento de alguém do local ao invés de ficar em hotel. Por meio dele, o usuário consegue pesquisar desde cabanas e casas na árvore até castelos. O viajante pode fazer a reserva e conversar com o anunciante no próprio aplicativo, que está disponível gratuitamente para smartphones com sistema iOS, Android e Windows Phone.

3 - TripAdvisor

10 aplicativos para viajantes
Reprodução
10 aplicativos para viajantes

Além de permitir que o usuário faça pesquisas de hotéis, o aplicativo do site TripAdvisor também mostra os principais restaurantes e pontos turísticos de vários lugares do mundo. O mais interessante da ferramenta, no entanto, são as avaliações que outros usuários deixam sobre os locais pelos quais passaram - afinal, nada melhor do que ouvir a opinião de quem já esteve no destino.

4 - MetrO

10 aplicativos para viajantes
Reprodução
10 aplicativos para viajantes

Se você é daqueles viajantes que preferem usar o transporte público para explorar a cidade em vez de gastar uma nota com táxi, o aplicativo MetrO irá lhe ajudar a montar um itinerário do jeito que você gosta. Com informações sobre linhas de ônibus, trens e metrôs de mais de 400 cidades do mundo, é possível criar um roteiro com as opções mais rápidas de transporte para chegar até um determinado local. Além disso, o usuário ainda pode fazer o download dos mapas no celular para não ficar na mão caso não haja sinal de internet. O app está disponível para Blackberry e iPhone.

5 - Suitcases

10 aplicativos para viajantes
Reprodução
10 aplicativos para viajantes

Esse aplicativo é feito especialmente para os esquecidos de plantão que sempre deixam faltar alguma coisa essencial na hora de arrumar as malas. A partir do tema da viagem - acampamento, praia, montanha e até viagens de negócios -, o Suitcases monta uma lista de itens que o viajante não pode deixar de colocar na bagagem. O aplicativo está disponível para iPhone e custa US$ 0,99.

6 - Jetpac City Guide

10 aplicativos para viajantes
Reprodução
10 aplicativos para viajantes

Utilizando algoritmos especiais, o Jetpac City Guide analisa o acervo de fotos postadas na rede social Instagram e cria listas para ajudar os viajantes a escolherem os locais para se visitar em cada cidade. A partir da análise das fotos, o app consegue identificar qual é o tipo de público que frequenta um determinado bar, quais lugares têm as vistas mais curtidas da cidade e até onde tem a melhor cerveja. E o melhor de tudo é que você pode ver as fotos também e tirar suas próprias conclusões. O aplicativo está disponível para download na Apple Store e no Google Play Store.

7 - Kindle

10 aplicativos para viajantes
Reprodução
10 aplicativos para viajantes

Gosta de ler livros no avião ou enquanto aproveita o sol na praia? O aplicativo do Kindle transforma seu smartphone em um leitor de livros digitais para que você leve seus livros favoritos onde quer que vá sem pesar na bagagem. Os eBooks podem ser adquiridos na loja virtual da Amazon. O aplicativo está disponível para download na Apple Store e Google Play store.

8 - XE Currency

10 aplicativos para viajantes
Reprodução
10 aplicativos para viajantes

Quem viaja para o exterior tem sempre o mesmo problema na hora de fazer compras: calcular a conversão da moeda local para o real e descobrir se realmente compensa pagar aquele preço. Para não ter mais de se preocupar com isso, o aplicativo XE Currency conta com uma calculadora de conversão que mostra a cotação atualizada das moedas utilizadas pelo mundo e está disponível gratuitamente para smartphones com sistemas Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry.

9 - Foursquare

10 aplicativos para viajantes
Reprodução
10 aplicativos para viajantes

Nada melhor do que pegar dicas de restaurantes, bares e outros pontos da cidade do que com algum local - e, para isso, o aplicativo Foursquare não deixa a desejar. Com ele, o usuário pode ler as avaliações e comentários sobre estabelecimentos e pontos turísticos de quem já esteve por lá, além de poder consultar mapas para chegar até o local sem problemas. O aplicativo está disponível para smartphones com sistemas Android, iOS, WindowsPhone e BlackBerry.

10 - Waze

10 aplicativos para viajantes
Reprodução
10 aplicativos para viajantes

Não existe aplicativo mais essencial para quem vai viajar de carro do que o Waze. A partir de um sistema de navegação passo a passo, o app funciona como um GPS, mas com a vantagem de receber informações em tempo real de outros usuários, como radares, batidas policiais, bloqueios e até mesmo acidentes de trânsito. Com essas informações, o Waze calcula a melhor rota para quem quer fugir do trânsito intenso e chegar logo ao destino. No entanto, o app só funciona quando está conectado a uma rede de internet, ou seja, se não tem certeza de que haverá sinal durante todo o caminho, o melhor é manter os mapas de papel em mãos. O aplicativo está disponível para smartphones com sistemas Android e iOS.

Veja também os 52 destinos para se visitar em 2016, segundo o New York Times:

LEIA TAMBÉM
Já planejou as férias? Veja os melhores destinos nacionais para cada mês do ano
Conheça o Skypicker, site que promete passagens de avião até 90% mais baratas
Já visitou todos? Veja os 10 locais do Brasil com mais check-ins em 2015