
Março chegou ao fim e trabalhadores já iniciaram a contagem regressiva para o feriadão de abril. Em 18 de abril, celebra-se a Sexta-feira Santa. Na segunda seguinte, 21 de abril, é Dia de Tiradentes. Ambos são feriados nacionais.
As datas comemorativas podem render até quatro dias de folga. Em alguns locais cidades, o período de descanso pode chegar a seis dias consecutivos. Isso graças ao Dia de São Jorge, em 23 de abril, feriado tanto no estado quanto no município do Rio de Janeiro.
Para aproveitar a pausa, muitos brasileiros estão planejando viagens para aproveitar a pausa prolongada. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo( CNC), o turismo nacional deve movimentar cerca de R$ 8,5 bilhões durante o período, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.
Apesar da alta, não são todos que têm condições de abrir os cofres para uma viagem para destinos distantes ou luxuosas. Só que isso não é impeditivo: é possível cair na estrada — ou mesmo ir de avião — sem gastar muito.
Os melhores destinos próximos
Mas como? De acordo com a turismóloga Suzana Groff, CEO da Gramado Premium, locais que aliam lazer, cultura e natureza estão entre os mais procurados pelos viajantes que buscam ficar no Brasil.

Como exemplo, ela cita Paraty (RJ), Gramado (RS) e Chapada dos Veadeiros (GO): "Estão atraindo muitos turistas justamente por oferecerem experiências diversificadas, desde gastronomia e passeios culturais até trilhas e paisagens naturais".
Ainda segundo a especialista, esses roteiros regionais são indicados para quem busca descanso e contato com a natureza. Além disso, aproveita a curta distância para valorizar cidades próximas das capitais de seus respectivos estados.
- Paraty fica a 270km da cidade do Rio de Janeiro;
- Gramado fica a 115km de Porto Alegre;
- Chapada dos Veadeiros fica a 220km de Brasília (DF).

Para quem está disposto a investir um pouco mais, tanto em dinheiro como em tempo, Suzana vai além dos destinos nacionais. A especialistas sugere opções internacionais que combinam lazer e experiências culturais.
Como exemplo, capitais de países vizinhos, como Buenos Aires, na Argentina Santiago, no Chile, e Montevidéu, no Uruguai. "São alternativas bastante procuradas para viagens curtas ao exterior. Eles oferecem boa gastronomia, atrações culturais e passeios ao ar livre", destaca Groff.
Seja qual for o destino, ela recomenda que viajantes planejem as viagens com antecedência, já que a demanda tende a crescer rapidamente em períodos festivos: "Organizar a viagem com antecedência é fundamental para garantir as melhores acomodações e evitar surpresas", conclui.