Entrar no Cristo Redentor? Saiba as maneiras de explorar o monumento

Situado no Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca, o monumento, de 38 metros de altura, foi inaugurado em 1931. Em 1922, quando o Brasil comemorou 100 anos como nação independente, foi lançada a pedra fundamental do Cristo Redentor. As obras para erguê-lo, no entanto, tiveram início apenas em 1926.

Fernando Maia/Riotur

O projeto do Cristo Redentor é assinado pelo engenheiro Heitor da Silva Costa e o desenho é do artista plástico Carlos Oswald. A estátua, feita de pedra-sabão, foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo moderno em julho de 2007.

Pixabay

Como visitar o monumento?

O Cristo Redentor já é consolidado como uma atração turística, e a maneira mais acessível e possível para todos é subir até o Morro do Corcovado para apreciar a estátua. Mas há também como entrar nele, sendo essa opção mais restrita para o público.

Reprodução%3A Flipar

A mais conhecida

A primeira e mais acessível é pagando para subir até o Morro, essa é possível ser feita por todos por meio do transporte ferroviário que leva os turistas até o local. Para poder visitar o momento, é preciso pagar um valor que pode variar de R$ 32 a R$ 122. Crianças até 4 anos não pagam.

Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O Cristo Redentor conta com dois sites oficiais para a compra dos ingressos: Trem do Corcovado e Van Paineiras. Todos os ingressos incluem transporte de ida e volta ao ponto de embarque. Os preços variam conforme o dia, a idade e a procedência do visitante.

shutterstock

A mais restrita

Para aqueles que desejam entrar no monumento, é mais difícil, pois para a visitação são necessários alguns requisitos. Entre eles: ter um andaime instalado na base da estátua, onde fica a capela de Nossa Senhora Aparecida, o que só acontece quando a estátua precisa passar por reparos ou inspeção.

Reprodução%3A Flipar

Além disso, é preciso da autorização do bispo da igreja católica. Como o Cristo Redentor é um santuário administrado pela entidade religiosa, para subir é necessário que o bispo e o guardião do santuário estejam cientes da visitação. E por fim, é necessário ter algum funcionário com disponibilidade para acompanhar o visitante em todo o trajeto, que conta com mais de 10 lances de escadas.

Reprodução/Internet - 28.07.2023

Atualmente, o Guardião do Santuário é o Padre Omar Raposo, que é o reitor: aquele que, designado pelo Arcebispo, tem a missão de zelar pelos aspectos espirituais/pastorais/religiosos, e também práticos, de tudo o que diz respeito ao monumento.

Reprodução/Internet - 28.07.2023

Outros Cristos

Você sabia que existem várias outras cidades que têm versões diferentes do Cristo Redentor pelo Brasil e o mundo? Conheça algumas delas no link abaixo:

Reprodução/Instagram 03.03.2023

Veja mais Top Stories