90 anos de Cristo Redentor: veja 8 estátuas parecidas pelo mundo

O Cristo Redentor foi um presente da França para o Brasil dado em 1931 para ser montado no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro

Foto: Pixabay
Cristo Redentor completa 90 anos em 2021

O maior ponto turístico do Brasil, o Cristo Redentor é um grande símbolo de fé, mas também atrai até mesmo aqueles que não são religiosos, devido à importância e beleza dele. A estátua, localizada no topo do morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, é uma das sete maravilhas do mundo moderno e considerado Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.

A estátua de 38 metros de altura está a mais de 700 metros acima do nível do mar foi projetada pelos engenheiros Heitor da Silva Costa e Albert Caquot, em colaboração com o escultor Paul Landowski entre os anos 1922 e 1931. A estátua foi totalmente construída na França e trazida para o Brasil, sendo inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, completando 90 anos em 2021.

Mas um monumento com essa importância não ficaria apenas no Rio de Janeiro e há diversas estátuas de Cristo espalhadas pelo mundo, algumas delas são diretamente inspiradas no Cristo Redentor. Confira oito delas aqui:

Cristo Rei, na Polônia

Foto: Reprodução/Pinterest
Cristo Rei está localizado na cidade de Swiebodzin, Polônia

O Cristo Rei está localizado na cidade de Świebodzin, começou a ser planejada em 2000 e ficou pronta 10 anos depois, em 6 de novembro de 2010. Está próxima à rodovia que une Varsóvia a Berlim, o que permite que motoristas enxerguem a estátua a vários quilômetros de distância.

O Cristo Rei foi desenhado pelo sacerdote Sylvester Zawadski e mede 33 metros de altura, simbolizando um metro para cada ano vivido por Jesus Cristo, somado ao pedestal, de 16,5 metros, esta é a maior estátua de Cristo do mundo, maior até mesmo que o próprio Cristo Redentor.

Cristo de la Concordia, na Bolívia

Foto: Reprodução/Pinterest
O Cristo de la Concordia está localizado na colina de San Pedro, na Bolívia

O Cristo de la Concordia está localizado na colina de San Pedro, na cidade de Cochabamba, a uma altura de 265 metros acima da cidade, sendo 2.840 metros acima do nível do mar. Foi construída pelos escultores e arquitetos César e Walter Terrazas Pardo, sob o gerenciamento do arquiteto Mario Moscoso Villanueva, com assistência do arquiteto Armando Orozco.

A construção foi feita em homenagem a visita do Papa João Paulo II à cidade, em 1988. A Construção foi iniciada ainda em 1987, mas ficou pronta em 20 de novembro de 1994. A estátua mede 40,44 metros de altura, somando 34,20 da estátua, mais 6,24 metros de pedestal.  

Cristo Rey, na Colômbia

Foto: Mario Carvajal/Flickr
localizado no Cerro de los Cristales, na vila de Los Andes, na Colômbia

O Cristo Rei colombiano mede “apenas” 21 metros de altura, sendo bem menor que a versão polonesa. Está localizado no Cerro de los Cristales, na vila de Los Andes, na cidade de Cáli. Foi inaugurada em 25 de outubro de 1953, em comemoração aos 50 anos do fim da Guerra dos Mil Dias.

Somado ao pedestal, de cinco metros, a estátua de 26 metros foi encomendada pelo padre jesuíta José Maria Arteaga ao artista Gerardo Navia Carvajal, no entanto, em 1950, Gerardo abandou o projeto tendo produzido apenas uma maquete. Quem finalizou a produção foi o designer Alideo Tazzioli Fontanini.

Cristo Rei, em Portugal

Foto: Márcia Aki/Flickr
Localizado em Almada, na cidade de Lisboa, o Cristo Rei de Portugal teve seu projeto aprovado em 1940.

Localizado em Almada, na cidade de Lisboa, o Cristo Rei de Portugal teve seu projeto aprovado em 1940, a ideia foi inspirada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa ao Rio de Janeiro, em 1934, apenas três anos após a inauguração do Cristo Redentor.

A estátua de 28 metros está no topo de um pedestal de 82 metros de altura, sua base foi desenhada pelo arquiteto Antônio Lino em forma de portão, já a estátua em si foi desenhada pelo escultor Francisco Franco de Sousa.

A estátua foi erguida como forma de gratidão após Portugal não ter sofrido os efeitos destrutivos da Segunda Guerra Mundial. Os quatro arcos do pedestal estão voltados nas direções da Rosa dos Ventos.

(continue a leitura logo abaixo)

Cristo Luz, no Brasil

Foto: Michael Weidemann
O Cristo Luz segura ilumina a cidade durante a noite

Localizada na cidade do Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o Cristo Luz foi inaugurado em 1997. Está a 150 metros de altura e mede 33 metros, sendo apenas cinco metros menor que a estátua do Rio de Janeiro.

Foi construída em parceria entre de iniciativa provada e órgãos públicos, o terreno foi cedido pelo proprietário.

O maior diferencial dele está em um dos braços, que segura uma enorme luminária – que dá o nome ao monumento. A luz projetada pela estátua alcança quilômetros de distancia e ilumina boa parte da cidade durante a noite.

Cristo do Sagrado Coração, no México

Foto: Divulgação
Sagrado Coração fica na cidade de El Morro, no estado de Baixa Califórnia, no México

Localizado na cidade de El Morro, no estado de Baixa Califórnia, a escultura mede 23 metros de altura e mostra o sagrado coração de Jesus. O maior diferencial desta é que, ao contrário das demais, esta é toda colorida.

Foi encomendada por Antônio Guerrero Pequeno, a cabeça, peito e braços são feitos de aço e parte inferior do corpo de fibra de vidro. Fica a poucos quilômetros da cidade de Tijuana, que recentemente foi considerada a cidade mais violenta do mundo.

Cristo dos Ozarks, nos Estados Unidos

Foto: Arkansas Democrat Gazette
O design foi diretamente inspirado no Cristo Redentor

O Cristo de Ozarks mede 20 metros de altura e está localizado no topo da Montanha Magnética, em Eureka Springs, no Arkansas. A obra foi concluída em 1966, por Gerald LK Smith.

Não há pedestal sob os pés, o objetivo do projeto era manter toda a estrutura abaixo de 21 metros de altura. Caso contrário, os regulamentos federais teriam exigido que uma luz vermelha fosse instalada no topo da cabeça de Jesus para alertar as aeronaves.

Foi uma forma de cumprir uma promessa feita durante a Grande Depressão. O design foi criado por Emmet Sullivan, sendo considerado modernista e minimalista, há um documentário sobre a estátua chamado “The Gospel of Eureka”, de 2018.

Cristo do Abismo, na Itália

Foto: Reprodução/Bored Panda
O Cristo do Abismo está no fundo do mar

Este, sem dúvida, é o mais diferente de todos. O Cristo do Abismo, ao contrário dos outros, está abaixo do nível do mar, a aproximadamente 16 metros de profundidade.

A ideia original veio de Duilio Marcante, que instalou a estátua como uma homenagem ao mergulhador Dario Gonzatti, morto em um acidente durante um mergulho em 1950. A estátua foi inaugurada em 22 de agosto de 1954, na baia de San Fruttuoso, na Ligúria.

Medindo apenas 2,50 metros de altura, foi esculpida por Guido Galletti e colocada no local pela Marinha Italiana.