Conhecida como a "Capital Brasileira da Cerveja" e palco da maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha , a cidade de Blumenau, em Santa Catarina , atrai a cada dia mais visitantes, especialmente aqueles em busca do turismo cervejeiro e os que gostam de um destino com temperaturas mais frias.
O Vale da Cerveja se tornou uma das principais atrações turísticas de toda Santa Catarina, além da Vila Germânica, que leva os visitantes à memória dos imigrantes alemães que fundaram a cidade.
Famosos também aproveitam o roteiro da bebida, que é uma paixão nacional, para conhecerem a cidade. O cantor e ex-BBB Tiago Abravanel é um deles, e já se divertiu muito na Oktoberfest em terras catarinenses.
O que fazer em Blumenau
Blumenau está intimamente ligada ao turismo cervejeiro , especialmente à Oktoberfest, que ocorre em outubro, contudo, para os viajantes que não pretendem ou não poderão visitar a cidade durante o mês, mas ainda procuram por este tipo de atividade, há outros eventos que ocorrem durante todo o ano, como o Festival Brasileiro da Cerveja e o Sommerfest.
Além das festas típicas, o município catarinense é repleto de cervejarias que servem desde bebidas mais tradicionais às especiais e artesanais, além dos irresistíveis choppes.
Com a experiência etílica, o turista não pode deixar de experimentar ainda os pratos típicos alemães que com certeza vão fazer o visitante sair de Blumenau com uns quilos a mais, mas sem nenhum arrependimento ou peso na consciência.
A culinária local é intensamente influenciada pelos gostos e sabores alemães, e é regada de eisbein (joelho de porco), hackepeter (carne crua temperada), kassler (carré de porco defumado), wurst (salsichas), e o super tradicional marreco recheado, entre outros pratos típicos.
Um dos melhores locais para encontrar os restaurantes ideais que servem as iguarias é o Parque Vila Germânica, que conta com um charme especial ao ser decorado com casinhas em estilo germânico que reproduzem vilas do interior da Alemanha.
O espaço, localizado na rua Alberto Stein, número 199, é um grande complexo de entretenimento e centro de convenções. Em seus enormes galpões ocorrem a Oktoberfest, o Festival Brasileiro da Cerveja, o Sommerfest, a Vila de Páscoa, a Magia de Natal, entre tantos outros eventos que a cidade de Blumenau recebe ao longo do ano, como feiras de negócios e shows de artistas famosos.
O mais interessante é que a Vila permanece aberta todos os dias, independentemente de estar sediando um eventos ou não, então vale a visitação para conhecer as diversas lojas especializadas em produtos inspirados na cultura alemã, restaurantes e itens para a caracterização durante a Oktoberfest - um dos pontos altos da festa.
Para quem quer conhecer melhor a história da cerveja, vale a visitação ao Museu da Cerveja, localizado na rua XV de Novembro, número 160. O espaço cultural oferece detalhes sobre a história da bebida e como ela se desenvolveu na cidade catarinense.
É possível observar alguns maquinários utilizados para a fabricação da bebida que pertenceram à extinta Cervejaria Feldmann, além de alguns dos rótulos e garrafas antigos de outras marcas. Como o museu é pequeno, vale a pena começar o passeio histórico por ele.
Partindo de lá, vale também a visitação no jardim do museu e em frente ao espaço, conhecer o Mausoléu Dr. Blumenau, local onde estão os restos mortais do fundador da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau.
Aproveitando a passagem pela Rua XV de Novembro, o local é uma das vias mais movimentadas de Blumenau e conta com diversas atrações. Recheada de comércio, a rua é conhecida por sediar o tracional desfile típico que ocorre durante a Oktoberfest.
Na via ainda é possível conhecer o edifício em estilo arquitetônico enxaimel (típico alemão) da Prefeitura de Blumenau, que expõe a Locomotiva Macuca, a primeira de Blumenau. O veículo está localizado em frente a sede da prefeitura e é um dos pontos turísticos do local.
Na rua XV de Novembro também estão localizados a Catedral São Paulo Apóstolo, com seu imponente pórtico na entrada; o Castelinho da XV, mais um edifício em estilo enxaimel, uma réplica da Prefeitura de Michelstadt, cidade na Alemanha; o Teatro Carlos Gomes; e a Fundação Cultural de Blumenau, que sedia palcos e centros culturais.
Outra grande atração que pode ser acessada pela rua é a Pomerode, conhecida como "a cidade mais alemã do Brasil".
A região encanta turistas e visitantes pela simplicidade e os cenários em estilo enxaimel.
A partir do número 818, da rua XV de novembro, o ideal é seguir a "Rota do Enxaimel", trajeto com 16 km que leva a Pomerode, que fica a cerca de 30 km de Blumenau, na região do Vale do Itajaí.
A cidade contém a maior concentração de casas do tipo arquitetônico germânico fora da Alemanha. São cerca de 70 imóveis com tijolos aparentes e enfeitados com desenhos que parecem ter saídos de um verdadeiro contos de fadas.
Voltando ao turismo cultural, outro museu que vale a visitação é o Hering, localizado em uma rua homônima, no número 1790. A antiga casa em estilo, é claro, enxaimel, representa a inauguração da fábrica da Hering no Brasil, uma das maiores produtoras da indústria têxtil do país.
A marca, que é original da cidade catarinense, preserva parte de sua história no pequeno museu, onde é possível conhecer mais sobre a família fundadora da empresa e o processo de produção da roupas.
Para quem se animar, do outro lado da rua, há um outlet da Hering com peças a preços mais baixos, além de ser possível também comprar estoque a quilo e não por peça.
Mais um museu importante da cidade de Blumenau é o da Família, que resgata as tradições familiares do século 19, e ajudam a contar a história do estado de Santa Catarina e do povo que construiu a "cidade da cerveja".
O local, localizado na Alameda Duque de Caxias, número 78, foi a antiga casa de Edith Gaertner, sobrinha neta do fundador de Blumenau. O grande acervo conta com mais de 6 mil peças doadas por famílias pioneiras que residiram no município. É uma ótima atração para quem busca fazer uma viagem pelo tempo.
Dicas importantes
Blumenau é uma cidade bastante tranquila no quesito segurança pública. A atenção deve ser maior apenas durante os grandes eventos, como a Oktoberfest, devido o munícipio receber uma quantidade grande de turistas.
Ainda sobre a Oktoberfest, se o intuito de visitar a cidade catarinense é ir ao festival, as reservas da hospedagem e passagens devem ser realizadas com o máximo de antecedência porque o período é de alta temporada. Aposte em cidades próximas para garantir um preço mais em conta.
Outro ponto de atenção é a previsão do tempo, que costuma ser inconstante. Estar sempre preparado para chuvas repentinas é o melhor que o turista de Blumenau pode fazer para garantir uma boa visita à cidade. Mais uma informação relevante é que o padrão de voltagem da cidade é de 220 volts.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.