O ranking anual World’s Best Cities , elaborado pela empresa de consultoria em turismo Resonance Consultancy, consagrou Londres como a melhor cidade do mundo em 2023 em uma lista com 100 cidades. São Paulo ficou em 33º lugar e o Rio de Janeiro em 54º, sendo as duas únicas cidades brasileiras na lista.
Para elaborar a pesquisa e decidir o ranking, o estudo avaliou métricas estatísticas e opiniões de visitantes sobre 24 fatores como clima, meio ambiente, diversidade populacional, programação cultural, segurança, conservação de marcos, prosperidade financeira e divulgação de atividades na web de destinos com mais de 1 milhão de habitantes. Todas as categorias analisadas afetam a qualidade de vida de moradores e turistas, segundo o ranking.
São Paulo, que estava no 44º lugar em 2021, subiu 11 posições neste ano. A capital paulista ganhou pontos por contar com grandes comunidades de imigrantes, além de se destacar na gastronomia com diferentes restaurantes e na intensa programação cultural, tanto que foi a 3ª melhor cidade do planeta na área gastronômica, ficando à frente de Londres e Nova York. Além disso, a área cultural da cidade ficou em 4ª posição.
Já o Rio de Janeiro recebeu destaque tanto pelas belezas naturais, como praias, quanto pela vida noturna, com realce para o samba. As paisagens da capital fluminense garantiram o 7º lugar global à Cidade Maravilhosa no quesito "Ao Ar Livre" e 29º em "Marcos Históricos". Já sua vida cultural ficou em 10º no mundo todo.
O ranking World’s Best Cities ainda fez uma menção honrosa à Kiev, capital da Ucrânia, pelos esforços de resistência à invasão russa, iniciada há um ano.
Confira o top 10:
- 1º Londres, Reino Unido
- 2º Paris, França
- 3º Nova York, EUA
- 4º Tóquio, Japão
- 5º Dubai, Emirados Árabes Unidos
- 6º Barcelona, Espanha
- 7º Roma, Itália
- 8º Madri, Espanha
- 9º Singapura
- 10º Amsterdã, Países Baixos
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.